#SOSELIT 11 - Metas de Leituras


   O #soselit como sempre traz temas bem rotineiros da vida de um blogueiro literário, e cá estamos hoje para falar das famosas, e por vezes temidas, Metas de Leituras. Essas expectativas que normalmente criamos no inicio do ano e tentamos incessantemente carregar até o final e por vezes resulta em frustração.

   Antes de contar e opinar sobre metas, acho necessário situar tudo dentro da minha história com o blog haha. Quando iniciei meu blog eu ia apenas lendo, sem estabelecer metas, sem me pressionar, sem cobranças em relação a isso, era um momento de expressão livre sem qualquer preocupação. Com o passar do tempo eu fui criando uma expectativa de que precisava ler mais em menos tempo pra produzir mais conteúdo, basicamente eu comecei a me pressionar, e foi aí que surgiram as Metas.

   Não acredito que as Metas sejam ruins, pelo contrário, pra uma leitora/leitor organizado elas são úteis e eficientes, a questão é que a depender de como você leva suas leituras e como constrói sua produção de conteúdo, elas acabam sendo mais uma ferramenta de pressão. Isso aconteceu muito comigo, e sempre ocorriam apenas dois lados: ou eu me frustrava ou eu simplesmente esquecia. Na época que eu apenas vivia uma rotina de cuidar do blog elas as vezes se tornavam frustração quando não cumpridas, já na minha época de estudante+blogueira e agora estudante, blogueira e estagiária elas são apenas esquecidas haha.

    Metas Literárias são famosas e temidas porque a partir delas estabelecemos diversas formas de fazer nossa rotina de leitura funcionar, e por vezes nos une aquelas pessoas que gostamos, já que estipulamos metas também junto de outras pessoas. Atualmente eu até tento ter metas de leitura bem estabelecidas e organizadas, mas minha rotina não me possibilita, então eu as modifico e simples leio quando dá e quando sinto aquela saudade das minhas obras literárias haha.







Um comentário:

  1. Uma vez perdida eu boto meta. Quase sempre falho hahaha
    Aí mudei um pouco a forma de organizar pra deixar mais solto e não ter a impressão que tô tô me obrigando a ler algo. Eu tô organizando as leituras assim: li tal país, o livro seguinte vai ser de outro país
    Pronto. Tá fluindo melhor hehehe

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária