E cá estamos nós para o 2019 e a vida de blogueira literária continua...


   Todo inicio de ano eu tento minimamente fazer algum post bem legal falando sobre milhares de coisas, mas dessa vez espero não divagar demais sobre vários assuntos e esquecer meu foco, ainda mais porque já não estamos exatamente no início né? É quase final do mês e a vida já voltou a sua correria. 

   E é sobre essa correria que quero falar, a correria das parcerias, das metas, das expectativas e também das realidades que permeiam esse primeiro mês do ano. Como blogueira literária eu também estou à mercê de tudo isso e foi essa minha motivação em escrever esse post. Se você é blogueiro literário sabe que esse início de ano é quase uma prova de fogo, principalmente para manutenção, permanência e continuação dos blogs, sejam pelas parcerias que abrem – e falaremos delas, seja pelas desistências ou pelas metas. 

  Em janeiro é o mês em que muitas parcerias são renovadas, novas vagas são abertas e claramente alguns blogs ficam de fora, quantas vezes não me frustrei por não passar com as editoras que habitam meu coração, assim como já comemorei as diversas em que fui aceita, e como participante ativa dessas seleções eu sei que os sentimentos são os melhores e também piores. Até porque quem quer se rejeitado não é? É difícil lidar com a rejeição, ainda mais porque de alguma forma essas parcerias sempre significam uma espécie de valorização do que fazemos nesse espaço. Acontece que infelizmente levando em conta a situação do mercado de vendas de livros em loja físicas no ano passado não podemos exatamente esperar a quantidade de vagas que estamos acostumados de ver, eai vem a parte complicada, porque muitos serão rejeitados e devemos aprender com essa ‘’rejeição’’ e entender que não ter parcerias não tem ligação exata com a qualidade do conteúdo que produzimos. 

  Início de ano também é quase uma limpeza espiritual, pessoas se renovam se comprometem e descomprometem das coisas, e assim como novos blogs e ig surgem, alguns se despedem. Não vai ser o meu caso esse ano, não ainda, e espero que nem tão cedo haha. Adoro ver essas novas fases de renovações, dos blogueiros e dos blogs é bacana ver como cada um nessa blogosfera vai mudando e como o blog faz parte dessas pequenas metamorfoses. Cada mudança, seja pequena ou grande, acaba se tornando significativa. 

   Chegamos ao último tópico desse quase papo, que é confuso e pula rapidamente de assunto haha. As metas de um novo ano. Metas essas que como falamos no SoSelit de novembro podem ser boas ou ruins a depender de quanta expectativa colocamos em cima disso. Estabeleci pra mim que esse ano vou pegar leve, criei minhas metas de leitura dentro das possibilidades da minha rotina que bem sei vai ser corrida e assustadora como ano passado haha, e por entender bem a realidade que estarei inserida eu fui o mais sincera possível comigo e coloquei aquilo que sei que eu consigo. Meu intuito com isso é não me sentir frustrada caso não consiga, porque me conheço e sei que assim como me frustrei um pouco com os 30 lidos de 2018 em comparação aos 100 de 2017 eu também preciso colocar nessa conta o pouco tempo e meus estudos, que são minha prioridade de primeiro grau. 

  Sei que parece o ‘’conte sua história aqui ‘’ mas acreditem esse é meu modo de dizer que ta tudo bem, as frustrações em qualquer coisa vão acontecer e temos que estar preparadas pra elas porque senão vamos sempre cair e ficar lá haha. Que 2019 seja Bem-Vindo, que todos nós blogueiros literários permaneçamos firmes nele e desejo as melhores leituras possíveis nesse ano.





11 comentários:

  1. Gostei do seu relato (ou seria até um desabafo) sobre as parecerias que acontecem todo início de ano. Vc resumiu de forma exemplar toda a aflição sofrida.
    Com relação às metas, já faz uns 2 anos q estabeleço as minhas com menos expectativas, para evitar frustrações e decepções comigo mesmo.
    Tenha um Feliz 2019!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que interessante observar sobre esse ponto de vista, eu não sou blogueira literária então não fazia ideia de que janeiro é um ano importante para esse nicho. Concordo com você quando diz que é muito bom observar todas essas transformações que ocorrem nesse início de mês, eu adoroo. Sempre estou disposta a criar metas, rever hábitos e fazer aquelas limpezas de começo de ano <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  3. Que texto incrível, em 2018 não consegui me dedicar fielmente a vida de blogueira e isso me desmotivou por várias vezes de abandonar tudo e até mesmo doar o blog para alguém que desse o valor que ele sempre mereceu, esse ano vim tudo e estou bem realizada com as minhas conquistas. Que esse seja bem-vindo para nós e muito proveitoso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilhoso! É muito importante saber lidar com as frustrações, pois elas nos seguirão por toda a vida. Acho legal sermos sinceros conosco e conhecer nossos limites para não elaborar uma meta muito difícil de cumprir devido à correria do dia-a-dia.

    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  5. Muito legal teu post, concordo com teu ponto de vista. Esse ano, preferi deixar a minha meta com uma realidade mais ao meu alcance, terei que fazer TCC de uma pós graduação e não quero ficar me cobrando depois por não conseguir ler tudo. Ótimas leituras para ti. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Ano passado senti na pele como a vida pode ser corrida, tanto que só postei 15 vezes no blog. Achei tão triste! Estou me organizando para que esse ano seja diferente. Não estou investindo em parcerias porque para mim, não estou achando válido e tenho tantos livros aqui por casa que não foram lidos, então são eles minhas prioridades!


    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  7. Ah, adorei seu texto e concordo em muito com ele.
    Realmente janeiro é um mês que define muita coisa para nós blogueiras literárias. Em algumas parcerias passamos, em outras não, mas acontece e o importante é saber que quando for para ser será!
    Me dediquei bastante nesses meses pois estou de férias, e no resto do ano fica mais difícil para mim. Estou tentando ler bastante nesse período. Rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. As frustrações são necessárias! Publiquei esses dias a minha indignação com uma editora específica. Não pelas escolhas de parceiros pq acho que todos merecem uma chance e TODOS trabalham pelo melhor (exceto um que é plagiador mesmo). Mas a minha revolta foi que muitos se sentem mal com a avaliação, pq MUITAS editoras deixam claro (como a seleção do plagiador) que não avaliam nada como dizem. Exigem e ditam várias regras que não tem cabimento nesse mundo literário, onde a grande maioria é "paga" com um livro.. enfim esse papo vai longe e paro por aqui haiuhaiuhaiuhaia. Esse ano eu estou mais sossegada! Me inscrevi só nas editoras q conheço e que realmente consumo =)

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Verdade, o início do ano traz expectativas e frustrações, afinal é um novo ciclo e ficamos esperançosos, no quesito blog, para que nosso trabalho seja reconhecido. Adorei a postagem

    ResponderExcluir
  10. Olá Paac, ano passado eu também li bem menos do que no ano anterior e no começo também fiquei meio frustada mas percebi que minha rotina tinha mudado muito e que eu comecei a fazer e me dedicar a outras coisas que também tomava bastante tempo e provavelmente esse ano eu também mantenha o mesmo ritmo então estou mantendo metas mais leves =)

    ResponderExcluir
  11. A gente tem que se adaptar as rotinas de estudo e trabalho, mas tá tudo bem ler menos que no ano anterior, desde que seja algo legal pra gente. Já desencanei de bater número de lidos. Vou dançando de acordo com a música hehehe

    Sobre parcerias, eu tbm dei uma pausa. Muita coisa pra ler que já tenho e não queria acumular mais...

    Bj, Paac

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária