O Oráculo Oculto, por Rick Riordan



Nome: O Oráculo Oculto
Autor (a): Rick Riordan
Série:  As Provações de Apolo # 1
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 320
Skoob: Adicione

Sinopse: Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus.
O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão.
Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.



   Adoro a escrita de Rick, não atoa devorei a saga Percy Jackson inteira em poucos dias. E nessa experiência de ler sua nova saga eu não me decepcionei e encontrei toda a paixão e personagens curiosos que eu buscava ao abrir as páginas dessa obra.

   Apolo, Deus grego do Sol, foi mais um vez punido por Zeus, mas dessa vez em especial a punição não foi simples, Apolo foi expulso do Olimpio, jogado na terra, especificamente numa caçamba de lixo, e agora terá de lidar com o mundo humano de um modo que nunca poderia imaginar: sendo um garoto de 16 anos, sem poderes divinos e sem a sua tão famosa beleza e que pra completar se chama Lester Papadopoulos. E como se isso não fosse o suficiente, agora sem seus poderes e com diversos inimigos conquistados em seus mais de quatro mil anos, ele precisa se proteger e permanecer vivo, cumprir as provações que Zeus lhe conferiu, além é claro de descobrir o mistério por traz do desaparecimento de diversos semi deuses.

   Esse livro me fez rir horrores, e eu preciso muito dizer que apesar da formula já conhecida, Rick acertou em cheio em nos trazer toda uma saga pela perspectiva de um Deus sem poderes. Apolo, ou Lester como agora é intitulado, é o típico Deus que faz jus ao estereotipo que já conhecemos na saga de Percy, cheio de si e com muita autoestima, mesmo no corpo de um adolescente de 16 anos cheio de espinhas haha. Um personagem que você vive numa relação de quase amor e quase ódio, já que a sua prepotência chega a ser irritante. Meg MacCraffrey eu ainda não sei bem como definir, apesar de seu lado mais forte e decidido ainda sinto que ela não está bem consolidada na história.  Eu sempre gostei da forma como Rick desenvolve seus personagens, sejam os principais ou secundários, e como sempre ele não decepcionou, e o belo exemplo disso são os filhos de Apolo, os adolescentes Austin, kayla e Will.

“Era ridículo se apegar a uma criatura pequena e perigosa. Se bem que nós deuses, nos apegávamos a humanos, então quem era eu para julgar?”

   As aprovações de Apolo é um livro inicial engraçado, introdutório pra que o leitor conheça um pouco mais sobre o Deus Apolo e o funcionamento da dinâmica de escrita de Rick, mas também cheio de humor, piadas engraçadas e claro Leste sofrendo com seu novo corpo humano, sem poderes e desengonçado. Para os fãs de Rick, a obra é mais um prato cheio. 












8 comentários:

  1. Olá!
    Apesar de já ter visto várias indicações e sua resenha trazer pontos bem legais sobre a trama e o quanto se envolveu com a escrita do Rick, confesso que nunca tinha sentido curiosidade em conhecer essa série. Mas estou em uma fase que tenho saído direto da zona de conforto então não descarto a possibilidade de pegar pra leitura.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Oi Paac!
    Também adoro a escrita de Rick, e essa aventura me parece super empolgante com o deus Apolo, a diversidade dos sentimentos e diversas cenas engraçadas torna a leitura leve e descontraída. Parabéns pela resenha fiquei curiosa sobre o enredo e em como Apolo vai se sair para chegar as graças de Zeus de novo, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Amo a série Percy Jackson, mas depois dela nunca mais peguei nada do autor. Estou com esse livro para ler na estante, e vou fazer isso o quanto antes. Que bom saber que é uma leitura divertida, estou animada para iniciar! ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu nunca li nada do autor, pois não me interesso muito pelo universo no qual ele conta suas estórias, porém para quem gosta não tenho dúvidas de que essa série é incrível. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem? Gostei muito da resenha, ainda não conhecia o livro, acredito que iria apreciar a leitura!

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muita vontade de ler PJ e ainda não sabia sobre outra série do autor, também já quero ler. Gostei de ver suas considerações, espero poder ler em breve porque adorei a premissa.

    ResponderExcluir
  7. Oiieee

    Faz muito tempo que não leio Rick Riordan, adoro a escrita do autor, é tão leve, envolvente e a gente sempre ri e se diverte porque os diálogos e personagens possuem a dose certa de ironia e sarcasmo, acho as histórias incriveis. Esse ainda não li, mas quem sabe futuramente.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Apolo precisa de uma boa lição, a cultura apolínea em que vivemos, tem se mostrado uma merda hahahahahahaha Gostei da proposta do livro e Percy Jackson rapidinho, apesar de não achar genial, foi uma leitura que me agradou

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária