Noite em Claro, por Martha Medeiros


Nome:  Noite em Claro
Autor (a): Martha Medeiros
Série: Coleção 64 páginas
Editora: L&PM
Ano: 2012
Páginas: 64
Skoob: Adicione

Sinopse: Na solidão do seu apartamento, uma mulher escreve sobre a sua história numa noite de insônia. Uma história plena de relacionamentos marcados por frustrações, dor e prazer. Encorajada pelo champanhe, sem nenhuma censura, ela vai contando sua vida enquanto chove lá fora. O livro só terminará com o último pingo de chuva.
Martha Medeiros, a poeta de Cartas extraviadas, a cronista de Feliz por nada, a romancista de Divã está inteira nesta novela visceral que é um verdadeiro convite à reflexão.



   Para quem está habituado com uma escrita de personagens felizes e leves; o diferencial está justamente no oposto. Martha presenteia seus leitores com uma personagem presa a uma vida ‘medíocre’.


 ‘Noite em Claro - Na solidão do seu apartamento, uma mulher escreve sobre a sua história numa noite de insônia. Uma história plena de relacionamentos marcados por frustrações, dor e prazer. Encorajada pelo champanhe, sem nenhuma censura, ela vai contando sua vida enquanto chove lá fora. O livro só terminará com o último pingo de chuva. Martha Medeiros, a poeta de Cartas extraviadas, a cronista de Feliz por nada, a romancista de Divã está inteira nesta novela visceral que é um verdadeiro convite à reflexão.

  Numa noite de chuva, a única alternativa que essa mulher encontra para sua tristeza é ficar ‘meio’ bêbada e escrever um livro. A questão é que ela não sabe ao certo sobre o quê, tudo o que tem certeza é que enquanto a chuva não parar, ela precisa escrever.

 “Primeiro casei com um filósofo que não pode me comer, agora vivo com esse homem que me come sem que a gente converse sobre o que estamos fazendo”.

  Então começa a lembrar de fatos marcantes, como sua primeira vez e o seu ‘quase estupro’, seus dois casamentos e como fez sexo com um fã obsessivo, o Eder. As sessenta e quatro páginas vão se tornando melancólicas e mesclando entre divertido, leve e incerta.

  Ela tenta provar como sua vida pode ser interessante, apesar dos pesares e abre sua alma para que possamos saborear junto a ela, experiências que talvez nenhuma mulher sonhe, mas são as que ela tem.

 “Mulheres infelizes costumam ter uma vida interessante”.


  É na solidão da chuva que essa mulher respira, toma fôlego e continua a jornada. Melancólica, nostálgica, sarcástica e triste. Com a costumeira linguagem simples da autora, narrado em primeira pessoa, uma mulher sem nome que pode perfeitamente representar muitas outras vozes, mas com uma vida interessante para esmiuçar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária