Sombra, por Suzy Lee


Nome: Sombra
Autor (a): Suzy Lee
Editora: Cosac Naify
Ano: 2011
Páginas: 40
Skoob: Adicione 

Sinopse: Com a publicação de Sombra, selecionado para a lista dos melhores livros-ilustrados do The New York Times em 2010, a Cosac Naify completa a trilogia de livros-imagem da sul-coreana Suzy Lee. A aclamada autora, que já havia fascinado os leitores ao retratar relação de uma menina com seu reflexo em Espelho (2010) e seu primeiro contato com o mar em Onda (2008), coloca agora a personagem diante das silhuetas produzidas pela Sombra. “Desenhar” um pássaro com a mão e depois lançá-lo ao ar é o primeiro passo para que outras imagens se formem – e ganhem vida – a partir dos mais variados objetos. As sombras brincam, atravessam para a superfície iluminada e dissolvem, assim, o limite entre os dois mundos, materializado pela linha central do livro. No poema “Treze maneiras de olhar para um melro”, Wallace Stevens escreve: “A sombra do melro/ Cruzava de lá para cá./ E na sombra/ Desenhou-se/ Uma causa indecifrável”. Da mesma forma, Suzy Lee parece propor maneiras surpreendentes de olhar para melros, aspiradores de pó, botas, caixas e maçãs, através de suas sombras.




“Sombra é um elogio à potência
do discurso e do silêncio das imagens.
Poesia em luz e sombra.”
(Renato Moriconi)

   Sombra, de Suzy Lee, Companhia das Letras, é um livro infantil de ilustrações. A natureza imagética da obra é o equilíbrio entre luz e sombra como fundamental para construção da criatividade.

   A liberdade de criação entre o abstrato (sombra) e concreto (luz), faz com que a personagem crie diversas formas, entre elas, o monstro que se torna independe, ameaçador, rival e por fim, amigo, rememorando, por exemplo, a saga de O médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson. 

   O ato de criar e recriar constantes é a substância essencial para lidarmos com nossos monstros, da infância à vida adulta, e transformá-los, nos modificando e modificando o ambiente.







5 comentários:

  1. Oi Lilian, eu costumo ler livros infantis com meu filho. Este parece passar uma linda mensagem sem palavras, apenas com as ilustrações. Ótima dica.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem Lilian?

    Eu não conhecia esse livrinho da Cosac Naify, deve ser um exemplar bem caprichado. Gostei da resenha e fiquei com vontade de ler a obra de Suzy Lee, o problema é encontrar, tendo em vista o alto preço cobrado por livreiros e também o fato de estar praticamente tudo esgotado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Alguns livros infantis que eram da cosac e estão saindo pela Cia são tão maravilhosos. Eles sabem como deixar uma edição linda.

    Silviane, blog Memento Mori
    Conheça a siga Blog Memento Mori e @Blogueiras.Cansadas

    ResponderExcluir
  4. Olá

    As edições da eterna Cosac são lindas, caras e difíceis de achar haha
    Minha irmã ia amar essa edição, então vou garimpar e ver se acho em conta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que dica mais linda, fiquei com vontade de ver o livro pessoalmente, me interessei pela leitura e parece estar um primor!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária