Luís Antônio – Gabriela, por Nelson Baskerville


Livro: Luís Antônio-Gabriela
Autor (a): Nelson Baskerville
Editora: nVersos
Ano: 2012
Páginas: 244
Skoob: Adicione

Sinopse: Baseado na peça de mesmo nome. Após uma infância turbulenta sob as mãos de um pai severo, Luís Antônio deixa sua família e vai morar na Espanha à procura da liberdade para ser quem realmente é: Gabriela. Anos se passam sem que Gabriela dê qualquer sinal de vida, até que a notícia de sua morte chega ao Brasil.
Um relato de vida pujante, uma dor que deseja a superação, um pedido de perdão e um acerto de contas entre dois irmãos, Nelson e Luís Antônio – tudo contagia a alma em Luís Antônio Gabriela. 





“As famílias são a nossa origem e, para muitos de nós, o destino. Nascemos em família, estamos encerrados na família, somos nutridos e apreciados pela família. Ao mesmo tempo, somos negligenciados pela família, traídos pela família, e testemunhamos a violência dentro da família. No final, morremos cercados pela família.” (Trecho do livro O Jogo das sombras).

   A forma mais convincente que encontrei para sintetizar Luís Antônio – Gabriela, de Nelson Baskerville, foi com a sombra. 

   Nelson Baskerville é diretor, ator, autor e artista plástico. E, em janeiro de 2010, ele reuniu a companhia de teatro para decidir o próximo projeto. Isso, após quase dois anos com o premiado espetáculo “Por que a criança cozinha na polenta?”. Não seria fácil repetir o sucesso. Mas não é de sucesso que esta história trata.

   Numa tarde de domingo, no Rio de Janeiro, Nelson dá os primeiros passos rumo à sombra, quando conta para dois amigos cineastas a história de Luís Antônio, mas, na verdade, Gabriela. A partir desse dia, ele monta o novo espetáculo Luís Antônio – Gabriela, que ganhou o prêmio de melhor direção. O espetáculo virou livro...

   No livro, o autor nos convida a um mergulho no arquétipo sombra, a tudo aquilo que por anos foi rejeitado e negado. Ele traz à luz a vida de Gabriela, seu irmão mais velho. Nelson narra a história por sua perspectiva e lembranças, ele não romanceia, relatava como enxergou os fatos, causando dor, sofrimento e, em alguns momentos, risos. 

   Luís Antônio sempre incomodou a família, a princípio, por dormir de bruços, isso porque o menino apresentava jeitos ‘afeminados’ e ‘afeminados não podiam dormir de bunda para cima’. Com o tempo, as surras e humilhações só aumentavam, pois Luís não correspondia as expectativas sociais para o comportamento de um ‘homem’. Até que Luís sai de casa e todos sentem alívio, afinal, o problema já não habitava entre eles...


   Nas ruas e em época de Ditadura Militar, Luís torna-se Gabriela, mas sua vida não é fácil, ela começa a fazer programas para sobreviver e apanha muito... anos depois, Gabriela vai para Espanha e morre.

   Um fato entre Nelson e Luís marca, ainda na infância, para sempre suas trajetórias. Nelson ao saber que Gabriela havia morrido, deixou na sombra todas as lembranças que a transgressão, coragem e ousadia dela, Gabriela, causaram. Somente junto os retalhos das lembranças, percebe-se que Gabriela nunca morreu, que Gabriela eram todos, que Gabriela somos todos.
Nasce Gabriela!

   Luís Antônio – Gabriela é um livro com vida própria, capaz de em questões de segundos causar rebuliços de sentimentos adormecidos. É uma leitura inquietante, intensa, verdadeira, sem camuflagem ou romantismo. Não é um livro simplesmente para adultos, mas para leitores maduros, sensíveis e dispostos a adentrar numa montanha russa de sentimentos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária