O mundo no Black Power de Tayó, por Kiusam de Oliveira


Nome: O Mundo no Black Power de Tayó
Autor (a): Kiusam de Oliveira
Editora: Peirópolis
Ano: 2013
Páginas: 44
Skoob: Adicione 


   O Mundo no Black Power de Tayó, escrito por Kiusam de Oliveira, é a quinta leitura do #Projeto de Leitura Feminista, que nesse mês está trazendo a leitura de obras infantis, reforçando que histórias infantis são empoderadoras.

  Tayó é uma garotinha negra que tem orgulho de sua pele, sua história e mostra tudo isso ao mundo ao amar todas a raízes que carrega em seu lindo Black Power, uma marca registrada da menina que adora enfeitar seus lindos cabelos com as mais diversas formas e cores.


   Um infantil que fala sobre o racismo, que se inicia com as crianças negras sofrendo desde pequenas do racismo reproduzido por outras crianças. E aposta no empoderamento, com Tayó entendendo e repassando sua compreensão de sua história e beleza.

'' Meu cabelo é muito bom, porque é fofo, lindo e cheiroso. Vocês estão com dor de cotovelo, porque não podem carregar o mundos nos cabelos como eu posso.''

   Tayó é a representatividade da história, diversidade e cultura do povo africano, uma criança que traz em seus cabelos suas raízes e história. No momento que me vi lendo essa obra me encantei com a força de Tayó, com o colorido das ilustrações de Taisa que dão vida a um personagem tão vivida, uma obra encantadora aos olhos e cheia aos pensamentos.



Já conhece o Projeto Leitura Feminista? É um projeto criado por mim e a Lilian Farias e que busca trazer conteúdos sobre feminismo de uma forma mais acessível e diversificada com debates e leituras para todos os gostos. Se tiver interesse em conhecer mais clique na imagem abaixo e visite também nossos posts nas redes sociais. A próxima leitura do projeto foi cedida em parceria com a Editora Peirópolis, o título é: Vestido de Menina de Tatiana Filinto.











2 comentários:

  1. Pelas fotos eu amei a diagramação e pela historia ainda mais, um livro mesmo infantil mais forte. Ótima resenha e vou procurar pelo livro.
    Beijos
    Brubs
    https://quemevcbrubs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que projeto incrível, super importante a valorização e disseminação desse tipo de literatura! Não conhecia a obra, mas com certeza é uma que eu sei que posso gostar muito. Anotei a dica!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária