Romantic Doctor, Teacher Kim


Título: Romantic Doctor, Teacher Kim | 낭만닥터 김사부
Gênero: Médico, Melodrama, Romance
Episódios: 20 + 1 especial
Emissora: SBS
Duração: 7 de novembro de 2016 - 16 de janeiro de 2017
Direção: Yoo In-shik
Roteiro: Kang Eun-kyung


Sinopse: Um gênio da cirurgia com um talento para o romance, e com um passado marcado, tenta ensinar a dois médicos que salvar vidas é mais importante que seguir as regras. 



      Acho que com toda a certeza do meu coração esse foi um dos melhores doramas que assisti na vida e o primeiro de dramas médicos a me conquistar por completo.

“ Não se vingue com raiva, mas sim com suas habilidades ”

   Professor Kim (Boo Yong-Joo) é um famoso cirurgião, conhecido como a ‘’Mão de Deus’’, e que agora trabalha no Hospital Doldam, um hospital de interior sem muitos equipamentos ou qualidade, mas com uma equipe que entende o que é trabalhar em conjunto e respeita cada um como igual.  Seu maior trabalho vai ser ensinar aos seus novos aprendizes que antes de tudo vem o paciente e sua saúde, e ainda lidar com questões de seu passado.


   Quando iniciei esse drama eu não imaginava que iria me apaixonar tanto por ele, na verdade eu tinha acabado de finalizar outro então acabei estranhando o funcionamento e a ordem das coisas – apesar de ter quase certeza que as locações médicas de um era a mesma do outro mais okey, relevamos né? Haha. Podemos dizer que essas semelhanças ajudam no compartilhamento de sentimentos entre dramas.


   Professor Kim foi um personagem que de início eu realmente tive meu pé atrás com ele, a ética extremista e a forma de se comportar friamente me incomodavam muito, mas com o passar da história fui compreendendo que ele agia assim porque ao ver dele era a maneira de se agir, a forma como ele aprendeu a ser mais ‘’humano’’.  Kang Dong Joo foi amor a primeira vista, eu adorei a forma que o personagem foi apresentado, creio que boa parte do meu gostar foi o fato dele ter uma personalidade forte e não deixar que usem de relações de poder para humilha-lo ou trata-lo mal, e com toda certeza foi o personagem que mais evoluiu durante toda a história. Yoon Seo Jung é a primeira representatividade feminina de poder que o dorama traz, minha primeira imagem dela não foi das melhores, mas com a evolução dela na história compreendi que a primeira impressão era justamente essa pra entendermos que a personagem não era exatamente o que parecia e que tinha muito a mostrar, e realmente ela mostrou e arrasou.


   Esse drama transita muito sobre as diferenças sociais e as relações de poder que tentam dominar a área médica, e acabam por levar os médicos a uma seleção de quem é merecedor ou não de ser atendido primeiro. Existe nesse contexto uma discriminação e segregação de pessoas, as desfavorecidas e as VIP’s todos no mesmo ambiente, o que torna essa seleção ainda mais dura de ser acompanhada já que fica claro pro telespectador quando isso ocorre, e as consequências disso são as mais duras, e refletem diretamente no que acompanhamos dos personagens. O drama também levanta questões de ética e moral, e nos faz ir acompanhando o processo dos personagens em entender o que realmente é ser um bom médico e onde fica a linha tênue entre o cuidado e o extremo das relações e do dinheiro.


   Cada personagem e cada história secundária desse dorama é bem desenvolvida, os personagens secundários não são apenas apoio dos principais, eles são importantes pra história e conquistam quem está do outro lado da tela. Isso é visível na força das personagens femininas, Seo Jung antes de estar liberta para o amor pensou em si, melhorou física e mentalmente, se tornou parte do que queria ser profissionalmente e depois focou no romance; a enfermeira Oh Myeong Shim exercia seu trabalho na máxima qualidade e paixão que tinha, cuidava dos pacientes, mas não era apagada ou submissa, tem sua força e potencial utilizados em seu limite. Le Young Jo aparece apenas no especial, mas ela faz jus a frase ‘’chegou chegando’’ e arrasa no empoderamento. As evoluções dos personagens são visíveis, como no caso de Do In Bum, que inicialmente é extremamente egoísta, mimado e grosseiro, mas ao sair da aba e do controle do pai entende que ele é mais do que uma sombra, entende e vê seu potencial.

  Romantic Doctor, Teacher Kim é um drama que dei continuidade por causa do meu crush em Kim Min Jae (o enfermeiro Park) mas cheguei ao final porque tudo nele é lindo de se acompanhar, é um tapa na cara das nossas concepções acerca do que exatamente é agir eticamente, é um ensinamento sobre de ideia de ‘’certo e errado’’, é entender que entre o bem o mal tem sempre o meio termo e isso não é ruim, é apenas ser humano.


Nota: 








2 comentários:

  1. Realmente você gostou mesmo, não conhecia e vou tentar assistir. "entender que entre o bem o mal tem sempre o meio termo e isso não é ruim, é apenas ser humano.' concordo com você.

    ResponderExcluir
  2. Olá, não conhecia a produção, fiquei confusa se é uma série ou um dorama eu nunca vi doramas então fiquei meio perdida, enfim gostei da dica, espero ter a oportunidade de ver em breve!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária