Os Sonhos e a Morte, por Marie-Louise Von Franz

 




      A Morte, temida e assustadora, difícil de ser debatida, cheia de mistérios e emoções que a envolvem, e nada melhor que os sonhos para descrever o que cada um sente diante dela. 


     Marie Louise, psicoterapeuta analítica e pesquisadora descreve nessa obra os sonhos de seus pacientes a beira da morte e as interpretações baseadas nos arquétipos de envelhecimento e morte e da simbologia dos antigos rituais egípcios e tradições ocidentais. 


       A obra se inicia contando e informando o leitor sobre rituais e as simbologias das tradições diante da morte, as simbologias e dificuldade de lidar com a despedida da pessoa e a desvinculação com o corpo físico. Perpassando para os sonhos de pessoas em situação terminal, linkando seus sonhos aos arquétipos, sejam por meio da desvinculação do corpo físico, o lidar com o fato da morte iminente, o receio de abandonar as pessoas que ama.


     A experiência de leitura foi além do que imaginei, me fazendo como leitora e curiosa sentir a confusão do que ainda não conhecia da escrita mais teórica de Marie Louise, alguns trechos vinculados a alquimia, as histórias e escritos de Komarios. O lidar com a morte é difícil para algumas pessoas, e as interpretações dos sonhos dos pacientes terminais me fez perceber a relevância de estar atenta aos arquétipos, entender seus significados e como surgem para cada pessoa em sua individualidade, em especifico nesta obra, diante da morte. 


      Os Sonhos e a Morte é simbologia em sua mais pura essência, história e cultura, e cuidado diante da morte e de quem se permite falar dela diante dos sonhos. 



Nome: Os sonhos e a morte: Uma visão da psicologia analítica sobre os múltiplos simbolismos do estágio final da vida  | Autores: Marie-Louise Von Franz | Editora: Cultrix | Ano: 2021 | Páginas: 312  | Conheça o ig do Blog! e Compre na Amazon e ajude o Blog!



8 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, e também não faz muito o meu estilo de leitura. Mas parece ser bem interessante e que bom que te foi uma experiência positiva.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Esse é um tema bem delicado e normal que muitas pessoas não gostem de falar sobre. Justamente pelo desconhecido. Afinal, ninguém nunca "realmente" teve experiência com o outro lado para compartilhar seu real ponto de vista. Então fica tudo no imaginário. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  3. Eu já devo ter comentando que sou Comportamental, mas que adoro estudar psicanálise. Tá aí um campo que sempre é uma riqueza pra quem gosta de estudar, pesquisar e se informar.
    Essa questão do sonho é demais. Me interessei em ler essa obra! Ótima dica.

    ResponderExcluir
  4. A finitude é um tema maravilhoso ainda mais pela perspectiva da psicologia analítica junguiana. Infelizmente, na cultura ocidental a morte tem um peso, sofrimento o que gera muitos problemas emocionais

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária