Degenerado, por Chloé Cruchauted


    Para cada época da nossa história como seres humanos temos individualidades que são cada vez mais reais, é é justamente disso que se trata a HQ Degenerado. 


    Louise e Paul são um casal apaixonado, o cenário é a primeira guerra mundial e nosso casal é separado no momento em que Paul é obrigada a ir para guerra defender seu pais, e após passar por um trauma no ambiente de morte e desolação ele prefere se tornar um desertor procurado ao ter que perder a própria vida e alma naquele ambiente brutal. Paul só não esperava que a vida fosse tão cruel e tediosa trancado nas paredes de seu quarto e com ajuda de sua espora Louise ele começa a se vestir e comportar como uma mulher para então conseguir sair sem correr o risco de ser preso,e é nesse momento que Paul descobre uma nova forma de viver, se é que podemos dizer assim..


    Paul e Louise são inicialmente o tipico casal da época da guerra, apaixonados, jovens, mas a guerra, os traumas e a devastação tornam suas vidas difíceis, e com a desculpa inicial de somente fugir do tédio e solidão Paul se traveste e assume a sua nova identidade como Suzanne. O quadrinho apesar de contar a história do casal tem como foco principal Paul e seu processo na descoberta da vida como uma travesti que se permite as possibilidades e conhece a liberdade sexual, entretanto com essas descobertas também acompanhamos o rompimento emocional da relação de Paul com Louise, que se torna mais possessivo, abusivo, e dele com sua identidade e o ter que lidar com as duas facetas de sua individualidade. 


“Paul… você se lembra Paul? De como era bom… ser eu… tudo era mais leve… mais colorido… confesse, você até que gostava. A vida tinha um outro cheiro, outro gosto, quero dizer… não apenas o gosto do batom de cereja… você se lembra… ser objeto de desejo… e fazer filas se formarem só com o poder do olhar?” – Suzanne


    Ao meu ver, a história de Paul e Louise trilhou um caminho esperado para os ciclos que o casal vivia tanto na relação conjugal quanto individual, mas apesar de um final devastador pude sentir como a obra tem seu peso cultural e histórico e a forma que vemos isso refletido na história do casal, não somente por meio das informações escritas mas na sensibilidade do traço e na escolha das cores que compõe o quadrinho.


    Degenerado é o reflexo de uma história que se repete a anos em diversos países e que precisa ser contada para aprendermos como tratar e cuidar dos outros com empatia e não com regras de como cada um deva levar e viver sua sexualidade. 




Nome: Degenerado | Autora: Chloé Cruchaudet  | Editora: Nemo/Autêntica| Ano: 2020 | Páginas: 192  | Skoob: Adicione  | Conheça o ig do Blog! 






5 comentários:

  1. Sou apaixonada nas publicações da Nemo. E essa trama parece ser muito envolvente. É complicado ler esse tipo de história, e não se sentir tocado. Creio eu!!
    Espero ter oportunidade de conhecer melhor a trama. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Nossa, bem interessante essa HQ! Adoro livros com cenários da 2 guerra, mas esse é bem diferente. Gostei da sua indicação.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Creio que ainda não tinha visto essa HQ mas gosto de acompanhar os lançamentos da Nemo. Acredito que independente da idade as guerras têm uma grande influência em nossas vidas. Impossível seguir em frente como se nada tivesse acontecido. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Imagino que a leitura tenha sido incrível, e me lembrou muito A Garota Dinamarquesa! Não sei se já assistiu, mas é exatamente algo que ocorre mesmo nessas situações! Só que, não sei se a obra aborda dessa maneira ou não, se Paul era casado, ele deveria se separar antes de tentar abordar qualquer liberdade sexual (considerando que a parceira dele não aprovasse um relacionamento fora da esfera monogâmica). O que ocorre é tentar se prender o passado e magoar o outro.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida, achei tudo bem intrigante e interessante ao saber do que se trata a HQ Degenerado através do que apresentou aqui a respeito da trama. Acho leituras assim impactantes e levantam questionamentos interessantes por abordar assuntos relevantes no meio disso tudo também.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária