My ID is Gangnam Beauty


Título: My ID is Gangnam Beauty  | 내 아이디는 강남미인 | Minha Identidade É Beleza Gangnam
Gênero:  Comédia romântica; Drama
Episódios: 16
Emissora: JTBC
Duração: 27/07/2018 - 15/09/2018
Direção: Choi Sung-bum
Roteiro: Choi Soo-young

Onde Assistir: Viki | Kingdom Fansub

Sinopse: Esta é uma história de Kang Mi Rae (Im Soo Hyang), uma garota oprimida por sua aparência. Mi Rae decide que quer um novo começo e faz uma cirurgia plástica para transformar seu rosto. Quando ela se torna uma estudante universitária, ela encontra Do Kyung Suk (Cha Eun Woo) dos seus tempos de escola, que vê as pessoas pelo que elas são por dentro e não por fora; ele então acaba atraído por Kang Mi Rae. Quando Mi Rae começa a ser perseguida mais uma vez e rotulada como uma "Beleza de Gangnam" por fazer uma cirurgia plástica, Kyung Suk se torna a única pessoa que a defende. No processo, Mi Rae começa a recuperar sua confiança perdida e descobre que a verdadeira beleza não é o que está do lado de fora.




   É sempre um prazer enorme assistir doramas que de algum modo nos tocam, e assistir um dorama que abre o debate sobre o padrão de beleza ainda mais quando levamos em conta o país do qual se trata, é o tipo de obra que precisa ser vista e exaltada.

Resultado de imagem para kang mi rae my id is gangnam beauty gif

   Kang Mi Rae passou sua infância e adolescência sofrendo por sua aparência, constantemente sofrendo bullying e vivendo reclusa e com medo, perdeu um pedaço da vida se escondendo e temendo a própria aparência. Decidida a mudar isso ao ir para faculdade ela faz cirurgia plástica e muda drasticamente, e mantém para si mesma esse segredo, revelando apenas para sua mãe, Na Eun-Sim, e sua melhor amiga, Oh Hyun-Jung. Entretanto anos de trauma não mudam com uma cirurgia e Mi Rae continua se sentindo feia, e para piorar tudo, ela se torna um obstáculo para a garota mais bonita do campus, Hyun Soo-Ah, que decididamente que expor que Mi Rae não somente é uma beleza de gangnam (beleza conquistada com plásticas) como quer impedi-la de estar junto de Do Kyung-Seok, que é apaixonado por Mi Rae desde o ensino médio e agora a reencontrou na faculdade com uma aparência completamente diferente.

Imagem relacionada

   Que sou apaixonada por doramas não é nenhuma novidade, e cada dorama novo eu aprendo um pouco mais sobre essa cultura tão curiosa e diferente da nossa, mas que agrega muito ao nosso conhecimento e aceitação das diversidades. Esse dorama realmente me pegou e apertou, eu adorei conhecer a Mi Rae, conhecer sua história, entender sua luta e sofrimento por causa da aparência, e mais ainda vê como ela se desenvolveu após a cirurgia e a descoberta da beleza interna que ela já possuía antes mesmo de mudar o rosto. Kyung Seok foi meu amor e dúvida nesse dorama, sua relação conflituosa com a mãe e o pai me mostraram um personagem que até então só parecia frio mas na verdade se esconde por trás de uma armadura que o protege de sofrer ainda mais e de expor seus sentimentos e pensamentos. Os pais de Mi Rae são uns amores, engraçados e diferentes do que eu esperava num dorama haha.

Resultado de imagem para my id is gangnam beauty gif

   A história acontece em diversos cenários mas o principal é a faculdade, ali conhecemos personagens que sofrem as expectativas da vida adulta, da formação, do início de uma nova fase em suas vidas, e cada um agrega muito a história, seja por estarem lutando contra seus próprios fantasmas ou trazendo histórias secundárias com temáticas que são importantes de serem debatidas, como a obsessão, o sexismo, o adoecimento mental, as relações doentias (familiares e amorosas) e claro a busca incessante por um padrão de beleza que mais causa sofrimento do que realmente aceitação e amor próprio.


   My ID is Gangnam Beauty é um drama fofo, carismático e que abre portas para um debate importante sobre padronização de beleza e amor próprio. De modo leve e humorado, mas sem deixar de ter seu toque de drama e romance que sinceramente é o que me cativa nas novelas asiáticas.






10 comentários:

  1. Verdade, anos de trauma não mudam com uma cirurgia e foi isso que chamou minha atenção, saber como ela vai desenrolar essa experiência traumática na nova vida que planejou. Acho esses doramas bem divertidos, vi poucos, mas gostei, me diverti.

    ResponderExcluir
  2. Mlr, tem umas alunas minhas que adoram cultura coreana, acho que elas iriam amar os Doramas que tu indica por aqui. Esse deve ser bacana, achei interessante a premissa dele e os questionamentos que ele traz em seu enredo...

    Küss 😘

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa para assistir a história da Kang Mi Rae. Desde que minha irmã mais nova me apresentou ao mundo dos Doramas, eu tenho ficado surpreendida com a qualidade e visão crítica abordada e os assuntos que abrem para discussão, ainda mais sabendo do país em que se trata, e da visão que temos sobre a cultura do mesmo. Concordo que é o tipo de obra que precisa ver vista e exaltada mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Letícia. Que lindo seu post. É tão bom fazer algo que tanto te agrada, né mesmo?
    Eu nunca assisti um dorama na minha vida, e provavelmente nunca irei assistir. Sou muito problemática com toda essa carga emocional... Mas gosto muito de saber do que tem de bom acontecendo nesse segmento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não assisti a nenhum dorama, mas tenho encontrado fãs entusiastas desse gênero. Achei bem interessante os pontos tratados, acho que seria um bom começo para quem não conhece esse gênero! Interessante como mulheres, mesmo de culturas tão diferentes, ainda são oprimidas por um padrão muitas vezes inalcançável!

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca assisti nada do gênero. Não me atrai muito pra ser sincera, mas ultimamente estão tão em evidência, que está me gerando uma certa curiosidade. Além disso é sempre bom sair da zona de conforto, vai que gosto. Anotei a dica

    ResponderExcluir
  7. Interessante esse livro. Já li algumas coisas sobre a cultura coreana e como quase todo mundo lá faz cirurgias plásticas. Acredito que não estamos tão distantes dessa realidade, apesar de cirurgia plástica ser algo que o cidadão médio brasileiro não tem poder aquisitivo de adquirir, nós temos uma indústria da beleza que sempre valoriza aquilo que não é natural na maioria das pessoas.

    Como o cabelo liso, aqui no Brasil é muito comum e popular alisamentos com química sendo que a maior parte da população não tem o cabelo liso natural. É como se o natural não pudesse ser bonito, né?

    Bem legal a dica do livro e deve ser bem interessante para analisar a visão de beleza em uma cultura bem diferente da nossa, mas também estabelecer paralelos, o que desperta algumas reflexões sobre essa indústria da estética.

    ResponderExcluir
  8. Olha, sua Barda, cada vez que você fala de uma série Coreana eu fico eufórica pra poder assistir ela. E que delícia essa resenha. Não sei se tenho emocional, mas sei que vou ver.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Também gosto muito de produções que tenham algo a mais. Que nos faz refletir, pensar em nossas ações, e de alguma forma nos tornar pessoas melhores. Não conhecia sua indicação mas achei a ideia central pertinente e fiquei curiosa em assistir. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Fiquei super curiosa com esse dorama. Nao sou muito de assistir pra evitar um novo vicio, mas amei esse romance com uma pitada de drama.

    Vou assistir e te conto o que achei

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária