Vamos Comprar um Poeta, por Afonso Cruz

 


    Nem todo livro poético vai ser exatamente com a forma clássica de poesia, por vezes a poesia é apenas prestar atenção as pequenas coisas ao redor. 


    Consegue se imaginar em um mundo em que tudo são números? Pois bem, é nesse mundo que mora nossa protagonista, uma garotinha que cresceu e vive numa cultura em que tudo e todos são números, não existe uma identidade definida para cada pessoa a não ser seu número, tudo em sua casa (roupas, moveis, eletrônicos e etc) é patrocinado por alguma marca e a rotina de todos é baseada na lógica da matemática e do dinheiro. Até que um dia a nossa protagonista convence seu pai a comprar um poeta, um artista, e assim a vida de todos eles sofre uma revolução.


    Parece loucura, e pode até ser em certos momentos, mas essa realidade 'distópica' criada por Afonso nos é mais real do que queremos ou percebemos, as criticas aos artistas e as formas humanas de visualização da vida sofrem criticas em nossa realidade também, até porquê quem nunca ouviu ou leu sobre a exaltação das áreas exatas não é mesmo? Mas aqui Afonso apostou no exagero, com tudo sendo calculado, mensurado e colocado em números, inclusive as formas de afeto, já se imaginou criando uma porcentagem ao quanto se sente apaixonado? E apesar do exagero, é a partir dele que vamos percebendo a sutil influência do poeta na vida calculada dessa família que aprendeu socialmente a contar as lágrimas e saliva gastas durante seus dias, inicialmente um ser diferente, de difícil compreensão e comunicação o poeta acaba encontrando em nossa protagonista um pedacinho de possibilidade, ensinando-a sobre as pequenas poesias do dia a dia. 


    Durante a leitura me vi cativada em como nossa personagem principal e de identidade numérica vai entendendo cada vez um pouco mais do poeta, de suas palavras, e principalmente de seus simbolismos, aprendendo que antes de mensurar e calcular ela pode simplesmente sentir e expressar de outras formas. Afonso em poucas páginas tece críticas importantes a forma capitalista que as sociedades tem, tornando tudo dinheiro e valorizando somente o objeto material que pode ser comprado, vendido e trocado, o que inclui o próprio ser, entretanto sua forma de fazer isso foi bem sutil, com personagens interessantes, numa ambientação familiar que o leitor pode se reconhecer apesar da estranheza inicial com a falta de nomes comuns. 


    Vamos Comprar um Poeta é um livro pequeno, de grande impacto, boas reflexões e claro muita poesia de modo não convencional.  





Nome: Vamos comprar um poeta - Coleção Gira | Autores: Afonso Cruz  | Editora: Dublinense | Ano: 2020 | Páginas: 96 | Skoob: Adicione  | Conheça o ig do Blog! 






5 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Não conhecia a obra e achei ela muito interessante e peculiar, diferente de tudo que já vi até hoje, fiquei super curiosa pela leitura, tenho tentado ler mais do gênero e essa foi uma ótima dica!

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia!!

    Eu não conhecia nem o autor e nem a obra dele, mas, a premissa dele é realmente interessante, fiquei bem curioso com o que esse livro pode oferecer como leitura, e gostei ainda mais dele ser curto, livro longos tem e dado certea preguiça!! Obrigado pela dica!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  3. Eu acho em que vivemos em um mundo em que as pessoas são números, afinal, isso é o capitalismo e acredito que esta é a grande pegada da crítica contida na obra, sem esquecer da arte, lógico, eu me apaixonei pela escrita do autor, tenho o livro físico e quero ler tudo que ele escreve.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Sou uma pessoa meio lenta para poesias, não sei se eu entenderia as referências, mas achei a proposta do livro bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Sabe aquele livro que você não sabia que precisava ler? Exatamente isso que sua resenha me mostrou. Não conhecia o livro e terminei a resenha completamente encantada com o que você descreveu. Vou ler para ontem, obrigada pela dica.

    Beijos
    Leitura terapia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária