O significado psicológico dos motivos de redenção nos contos de fadas, por Marie- Louise Von Franz

 




    Todos nós conhecemos um conto de fadas, sejam os clássicos da disney ou aos mais apaixonados contos de diversos países, mas sabe o que eles dizem sobre nós?


    Em sua obra sobre a redenção nos contos de fadas Marie Louise vai nos atualizando a partir de suas conferências, destrinchando contos antigos clássicos de diversos lugares do mundo. Trazendo em suas análises o conto romantizado e sua relação com a nossa realidade, transmitindo ao leitor a percepção de que muitos contos são situações reais que ao se assemelharem ao milagre foram idealizadas e modificadas, reduzidas e encaixadas no conto que se espalha.


    Assim como em muitas situações da vida de cada pessoa, o onírico, ou seja o mundo dos sonhos também se alinha aos contos, ou os contos se alinham aos sonhos? seja pela redenção que buscamos diante do nosso sofrimento, acreditando que se pode viver um milagre de heróis e heroínas, seja pela romantização de que nos encaixamos mesmo que minimamente no que os personagens vivem. 


    Os contos de fadas bem como quase tudo em nossa vida, se relaciona a psicologia justamente no ponto em que fala sobre nossos anseios, e em alguns casos nas nossas relações, como lidamos com nossas dores e com o outro. 





3 comentários:

  1. o que conto de fadas e psicologia tem a ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. normalmente uma relação com o social, com as regras e a moral e como isso influência em quem somos, como vemos o mundo.

      Excluir
    2. deve ser só invenção para enfiar teoria em tudo. é só conto.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária