Itaewon Class


Título: Itaewon Class  | 태원 클라쓰
Gênero: Drama
Episódios: 16
Emissora: JTBC
Duração: 31 de janeiro - 21 de março de 2020
Direção: Kim Sung-yoon
Roteiro: Gwang Jin
Onde Assistir:  Kingdom Fansub | Netflix




   Existem doramas que primeiro amamos e depois problematizamos algo, e Itaewon Class é esse tipo de dorama, mas antes de tudo assista e entenda o que eu digo nesse post e depois problematize junto comigo haha.

   Park Sae-ro-yi nunca foi o melhor aluno, mas sempre tentou se manter justo aos ensinamentos do pai, entretanto ao mudar de cidade ele precisa lidar com um valentão, Jang Geun-won, que por ser de família abastada se julga no direito de machucar e agredir a quem quiser e acaba levando um soco de Sae-ro-yi que ao se recusar a pedir desculpas acaba criando inimizade entre seu pai e dono da empresa. Após anos preso e solitário, Sae-ro-yi tem sua liberdade e decide criar um bar restaurante, o que não será tão fácil com um grande empresário tentando boicota-lo.


   Muitos doramas falam sobre relações de poder, e é sempre um dos motivos que me fazem amar essas obras, mas Itaewon Class tem um 'quêzin'. Park Seo-ro-yi é o personagem principal e provavelmente o mais sofrido de todo o dorama, foi preso, perdeu o pai, passou anos amando uma pessoa que não necessariamente o valorizava e ainda por cima precisa lidar com um homem poderoso que o persegue e faz de tudo para que ele não consiga crescer com seu bar restaurante; Jo Yi-seo é uma personagem que você ama e odeia, a cada episódio você descobre uma nova faceta que ou encanta ou assusta; Jang Dae-hee um homem poderoso, rico, que acredita piamente que a influência do dinheiro dita o mundo e utiliza isso como meio para conseguir o que deseja, mesmo que seu desejo destrua vidas; Oh Soo-ah é a melhor amiga de Seo-ro-yi, decidida, determinada, é a personagem que faz escolhas difíceis, eu diria que é difícil de entende-la mas na realidade a complexidade da personagem é bem mais crível e real do que se espera.

   Eu sempre comento que nem só de principais se vive um dorama, é uma verdade que carrego ao iniciar uma nova obra, e eu disse no inicio que esse dorama é fácil de amar e nessa facilidade está justamente os personagens secundários, a começar por Ma Hyeon-yi, uma personagem transgênero, é lindo acompanhar como ela se fortalece ao estabelecer sua identidade não só de gênero mas principalmente seu espaço dentro do grupo de amigos que se cria durante o dorama e junto ao lindo desenvolvimento da Hyeon temos Kim To-ni, um guineense-coreano que é aceito como garçom no Bar e se torna parte importante do grupo, o personagem evolui, se constrói, sofre racismo e preconceito mas descobre sua identidade como um descendente de coreano e negro. Minha única perspectiva de problematização do dorama foi a romantização e idealização de que o 'amor' muda comportamentos socialmente disfuncionais, como é o caso de  Jo Yi-seo que tem o rotulo de sociopata mas acaba mudando ao se descobrir apaixonada.


   Itaewon Class é um dorama lindo, um precursor em dar espaço a personagens transgêneros, um dos poucos que não traz personagens negros de modo caricato, e apaixonante como todo bom dorama deve ser.




11 comentários:

  1. Oi,Paac, sou o desastre dos doramas, mas os poucos que assisti, gostei, me divertir, é um bom entretenimento. Eu concordo com você sobre esse ônus que dão ao amor.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que meu conhecimento em doramas é ZERO. Me sinto completamente fora da terra quando vejo algo sobre. hahaha Mas amei seu post. Amo a representatividade e também adoro quando os secundários aparecem. (Pipoca Nerd 🍿📚 Dê)

    ResponderExcluir
  3. Olá, preciso assistir um Dorama antes que o ano acabe. Só vejo resenhas positivas sobre o mesmo. Quero conhecer também rs, bjusss.

    ResponderExcluir
  4. Sabe que não sou muito ligada em doramas? Mas acho legal que esse tenha abordado temas bem atuais e tenha sido uma boa experiência para ti.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Nossa, me deu uma aula sobre doramas até eu finalmente chegar até "Itaewon Class". Adorei porque não conheço esse tipo de trabalho que tem ganhado tanto e significativo espaço! Muito boa dica!

    ResponderExcluir
  6. Acho importante ter sempre certo discernimento sobre tudo o que vamos consumir, seja livros ou doramas e afins. Porque, realmente, existe doramas que eu assisti por entretenimento e adoro, porém muita coisa se pode problematizar. Hahah. Muito interessante conferir as suas considerações a respeito. Esse, eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  7. oi Leticia, vou te contar a verdade, nao entendo nada de dorama hahahha
    Ja me falaram que sao super fáceis e legais de ler, mas nunca consigo continuar assistindo nenhum episodio hahah

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu não conhecia esse dorama, mas ele parece ser incrível! Eu adorei a premissa e esse jogo de poder pelo dinheiro é uma crítica comum acho que em todos os lugares do mundo. O ator não é o mesmo que fez da secretária Kim?

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Sempre vejo indicações de doramas mas ainda não assisti nenhum acredita? Interessante esse abordar tantos temas diferentes. Acredito que o ser humano sempre está em busca de fazer parte de algo, se encaixar, ser aceito. Na adolescência isso é ainda mais visível. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Ai, já se foi meu tempo de Dorama, eu via os japoneses. Gostava dos de comédia e drama mesmo.
    Mas esse parece ser interessante, ainda mais por trazer um personagem negro inserido de maneira tão naturalizada ao contexto.
    Tschüss 😘

    ResponderExcluir
  11. Oioi! Sempre ouvi falar muito bem de Itaewon Class por causa da representatividade, mas nunca tinha ouvido ninguém falar sobre esse aspecto da romantização que eu também julgo superproblemático. Bom que já vou avisada. A real é que IC já está na minha listinha há algum tempo, mas andei passando alguns outros na frente hauahauaha bom, vou ver se nas férias finalmente engato e vejo. Abs!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária