Escritores da Liberdade de Richard LaGravenese


Direção: Richard LaGravenese
Estrelando: Hilary Swank, Patrick Dempsey, Ricardo Molina 
Duração: 2h3min
Nota: 5/5

Sinopse: Uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerânica e o respeito ao próximo.


Escritores da Liberdade é o tipo de filme que te faz chorar nos momentos certos e acreditar que nem tudo no mundo está perdido quando apenas uma pessoa não desiste de tentar.
Comecei a assistir esse filme na globo em uma dessas madrugadas em que o sono não vem e fiquei interessada na temática mais como um ponto pro meu curso do que o filme em si e logo fui vendo que ele era mais do que um drama, era um filme motivador que mostrava a realidade de adolescentes que defendiam a si e sua raça mostrando força e poder dentro de gangues. O filme se passa em um colégio que acabou de aderir a segregação racial, onde negros, latinos,brancos e asiáticos ''podem estudar'' juntos e ter ''direitos iguais'' duas coisas que não funcionam exatamente como deveriam. A professora G como ficou carinhosamente conhecida pelos alunos encontra de começo alunos agressivos e sem o menor interesse em estudar (o que se deve em parte pelo preconceito dos educadores da instituição que duvidam da capacidade dos alunos sempre os tratando como adolescentes violentos e desinteressados em educação ).


A forma como ela confiou e se dedicou a esses jovens é inspiradora, diferente da maioria dos professores do colégio ela acreditou e incentivou esses alunos e fez tudo o possível para que se interessassem em aprender, chegou a trabalhar em dois empregos diferentes para ter a verba necessária para investir na educação deles. O mais incrível é que o filme é baseado em uma história real e imaginar que ela realmente transformou a vida de jovens, tirou eles do crime, deu a esperança de uma vida melhor e um futuro além do que podiam esperar é incrivel, esse com toda certeza é um dos melhores filmes que já assisti e recomendo muito.

Confira o trailer.

2 comentários:

  1. Ai q legal amei *-* http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2014/12/atras-do-espelho-resenha-s2.html

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária