Luzes de emergência se acenderão automaticamente, Luisa Geisler

Título: Luzes de emergência se acenderão automaticamente
Autor: Luisa Geisler
Editora: Alfaguara
Ano: 2014
Número de Páginas:295
Skoob: Adicione

Sinopse: Luisa Geisler constrói em Luzes de emergência se acenderão automaticamente uma narrativa sutil, às vezes entremeada com um humor desconcertante, em outras com passagens cativantes. Ao compor esse mosaico, a autora desenvolve um romance surpreendente, emocional, sobre as incertezas do amadurecimento. De certa forma, um relacionamento são duas pessoas que se recusam a desistir uma da outra. Duas pessoas igualmente ferradas, claro. É o que escreve Henrique, ou Ike, em cadernos que carrega consigo para todos os lugares. São cadernos em que fala de seu dia a dia, dos amigos, e de sonhos difusos que ele guarda para o futuro. Henrique mora nos subúrbios de Porto Alegre com os pais, e é um garoto que se considera, em todos os aspectos, uma pessoa normal. Está na faculdade, trabalha num posto de gasolina em meio período, tem uma namorada. Fala pouco, é introspectivo, mas cultiva amizades sólidas. Tudo muda quando seu melhor amigo, Gabriel, bate a cabeça num acidente banal e, pouco tempo depois, é hospitalizado em coma. Após uma cirurgia de emergência, não há muito que fazer por ele, dizem os médicos. Apenas esperar. E Ike, os pais de Gabriel, o irmão mais velho e os amigos aguardam o menor sinal de melhora. É então que, perto do Natal, Ike começa a escrever. São cartas em sequência ao amigo, como uma conversa, onde relata o que se passa na ausência do amigo. Para “quando tu acordar”, diz ele. “Queria saber quando tu ia acordar, como tu tá, o que tem acontecido, se tem algo que dê pra fazer”, escreve Henrique. As cartas são entremeadas por narrativas curtas, que dão a elas uma dimensão adicional: até que ponto Ike sabe realmente o que acontece à sua volta? O que pensam os outros?

   Oi pessoal, feliz ano novo!! Que 2015 seja um ano de grandes aventuras e descobertas literárias para todos nós. E hoje antes de começar a nossa resenha queria fazer uma pergunta:qual foi o último livro que vocês leram em 2014?
   Eu acabei o ano matando a curiosidade sobre a Luisa Geisler, uma escritora gaúcha de vinte e três anos e seu segundo romance, Luzes de emergência se acenderão automaticamente. Os dois trabalhos anteriores da Luísa, Contos de Mentira ( Record,2011) e Quiçá(Record,2012)foram vencedores do prêmio SESC de literatura e finalistas do Jabuti. Por aí já dá pra ter uma ideia do talento da garota.
Agora chega de papo e vamos ao que interessa. Nas férias tem resenha? Tem sim senhor!

   Como você se sentiria se seu melhor amigo entrasse em coma depois de um acidente bizarro? Cada pessoa reage de um jeito diferente as perdas, as mudanças. A forma que Henrique, ou Ike encontrou foi escrever cartas para Gabriel, seu melhor amigo que agora mora em uma cama de hospital.
Henrique namora Manu há quase dois anos, cursa administração e trabalha em uma loja de conveniência na cidade de Canoas ( terra natal da escritora). Uma rotina normal, agora acompanhada pelos caderninhos em que ele escreve seus dias para o amigo, que não apresenta nenhum sinal de melhora. Os médicos dizem que só resta esperar e torcer para que ao acordar Gabriel não apresente nenhuma sequela.
  Luisa intercala as cartas com narrativas curtas, que nos deixam como que suspensos, imaginando como acabará o dia dos personagens que passam pelos dias de Henrique, como a menina com as cicatrizes no braço e as pizzas congeladas ou do homem que compra o presente do filho na última hora. ( quem compra o presente do filho no mesmo lugar em que podemos comer um pacote de Ruffles? Impossível não imaginar Ike perguntando isso pra gente)
   Ike não esconde seus medos, suas perguntas e a frustração por não poder contar para o amigo suas novidades: as brigas com Manu, que tenta lidar com a depressão, a bebedeira na viagem para a praia no     Carnaval ( quem nunca?) e uma atração inesperada por alguém improvável. Se com as pessoas que o cercam ele é silêncio, no papel se transforma em grito, barulho, palavrões, piadas. ( nem a fralda que Gabriel precisa usar escapa). Imaturidade e maturidade em confronto na batalha que é crescer.
Li o livro acho que em quatro dias, durante minha temporada na praia e fiquei em loop, envolvida por lembranças da minha própria vida e das vezes em que julguei algumas pessoas  por não lidarem com as tristezas da mesma maneira que eu.
 " Luzes de emergência..." é pura intensidade em forma de palavras, em uma linguagem que todos nós usamos e uma história com a qual é impossível não se identificar. E não é disso que a boa literatura é feita?
(ps: As duas outras obras da Luisa já estão no topo da minha wishlist pra esse ano!)

3 comentários:

  1. Gostei muito da resenha, Letícia! Fiquei com vontade de ler o livro! :)
    Vc perguntou qual foi o último livro que lemos em 2014, e o meu foi "Pequena abelha", vc já leu? Se te interessar, saiu a resenha hoje! http://redemunhando.wordpress.com/2015/01/05/pequena-abelha/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Em primeiro lugar, gostei muito do fato de o livro ser ambientado no Rio Grande do Sul, pois eu também sou gaúcha. Sobre a sinopse, achei super interessante e profunda. Um acidente é algo que pode acontecer com qualquer um e causa um baita impacto na vida das pessoas ao redor da vítima. Apesar disso, eu não esperava que uma história seria escrita nesse contexto meio trágico. Vou adicionar o livro no Skoob e tentar dar uma chance a ele, mais uma vez em razão do meu tremendo regionalismo! Gaúchos pra vida!!!

    Beijos
    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas! Obrigada pelos comentários. Cris, acho que você vai adorar o livro: eu que amo o Rio Grande adorei pensar nos lugares que ela descreve, na linguagem toda particular que usa. Impossível não se identificar. É uma história com humor, tragédia e crescimento. Vale a pena dar uma chance :)
    Falando em livros ótimos de autores jovens e que estão detonando por aí vocês já ouviram falar do Raphael Montes? Resenhei o seu Dias Perfeitos aqui pro blog também. é sensacional, confiram lá. E um beijão pra vocês <3

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária