Curiosidades: Agatha Christie

Considerada a Dama do Crime, Agatha Christie é a autora de mais de 80 livros, em sua grande maioria de romance policial. Casada duas vezes, enfermeira durante a Primeira Grande Guerra e considerada a romancista mais bem sucedida do mundo, Agatha não teve uma vida calma e pacífica e as curiosidades sobre ela crescem a medida que se pesquisa sobre essa incrível autora, que é capaz de transformar casos simples de assassinatos em um quebra cabeça sem igual e vive-versa. Felizmente não é preciso dar uma de Poirot para descobrir seus segredos. Difícil é escolher apenas cinco de uma vida fabulosa que daria mesmo um livro incrível.

1 ª Curiosidade

Seu primeiro livro foi escrito graças a um desafio. Sua irmã acreditava ser impossível que Agatha conseguisse escrever um livro de romance policial. Desafiada Agatha escreve O Misterioso Caso de Styles, o primeiro livro de sua carreira que conta com a presença de um de seus personagens mais marcantes, o detetive belga Hercule Poirot.

2ª Curiosidade 

Em 4 de Dezembro de 1926, um dia após o pedido de divórcio de seu marido, Agatha desaparece. Seu carro é encontrado juntamente com seus documentos a beira de um rio e a policia inicia uma busca que só terminaria onze dias depois em um hotel. Agatha havia inventado um falso nome para se hospedar e alegava esperar um filho chegar de viagem. Até hoje há especulações de todos os tipos sobre o que teria levado a autora a querer desaparecer.

3ª Curiosidade

Agatha escreveu seis livros com o pseudônimo de Mary Westmacott. Seu primeiro livro como Mary foi escrito em tempo recorde de três dias e são livros não policiais.

4ª Curiosidade

O segundo marido de Agatha que era 14 anos mais jovem que a autora se chamava Max Mallowan e apesar de ser conhecida como Mrs. Mallowan, a autora preferiu deixar seu nome artístico com o Christie do primeiro marido,pois todos no meio literário já a conheciam assim.

5ª Curiosidade

Agatha escreveu uma auto biografia, onde declarava não basear suas personagens em pessoas reais. Porém, cada personagem tinha pelo menos um traço de personalidade de pessoas que conheceu durante sua vida e em suas viagens. A própria Miss Marple, personagem muito famosa de suas obras, foi inspirada em sua avó.

As curiosidades sobre Agatha não param por aí,a autora recebeu uma Ordem do Império Britânico, teve livros publicados depois de sua morte e ainda é autora com mais livros vendidos no mundo, segundo o Guinness Book. Então, quer saber sobre essa autora incrível? Dá uma pesquisada Google e conta pra gente o que você encontrou. Só tenha cuidado para não deixar as pistas para trás, pois Tommy e Tuppence ainda estão por aí. ; )


6 comentários:

  1. Gabriela, adorei saber mais sobre a Agatha.
    Sobre esse desaparecimento depois que ela se separou eu sabia e acho muito interessante, sou louca para saber o motivo dela ter feito isso.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  2. Li apenas um livro da Agatha Christie, já minha maçe sempre foi fã de suas histórias. Adorei saber um pouquinho mais sobre essa autora!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro ver curiosidades sobre grandes autores! (rs) E a Agatha é cheia delas. Eu sabia sobre a 2ª curiosidade, que também li em um blog, mas não sabia que a autora havia se casado outra vez e mantido o sobrenome do primeiro marido. Complicado, haha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    eu aodire o seu post, não sou muito conhecedor do trabalho da Agatha (me apedrejem) mas eu adorie saber dessas curiosidades, bem bacana o post
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Sou doido para ler algo da Agatha, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade.
    Adorei saber mais sobre essa autora que conquista tanta gente.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, Gabriela!

    Agatha, mais do que uma escritora, foi um acontecimento, uma vírgula na história da literatura que praticamente reinventou todo um gênero, que inaugurou toda uma forma de se explorar e manter o suspense.

    Até mesmo os melhores escritores, os mais famosões, quando tentam navegar pelas águas que ela navegou, não conseguem ser mais do que bons imitadores.

    Preciso dizer que sou fá dessa mulher, rs?

    Roberto Camilotti: blog de literatura.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária