Curiosidades: Tolkien

Nossas curiosidades de hoje são sobre o nosso querido gênio J. R. R. Tolkien. Tolkien viveu entre 1892 e 1973, lutou na Primeira Grande Guerra e é o autor de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e Silmarillion. Professor durante muitos anos em Oxford, algo que não faltou a Tolkien foi geniliadade. Recebeu o título de Doutor em Letras e Filosofia e em 1972 recebeu da Rainha Elizabeth II a maior honra concedida, a  de Comandante da Ordem do Império Britânico. Enfim, mediante a tantas demostrações de sua grande personalidade, ficou um pouco difícil de escolher apenas cinco curiosidades, mas devo dizer que foi uma tarefa muito prazerosa, já que para mim Tolkein é um mestre.

1 ª Curiosidade

Tolkien não nasceu na Inglaterra. Apesar de ter sido criado na Inglaterra e de sua vida ter se passado toda lá, o autor nasceu na República do Estado Livre de Orange, atual Africa do Sul. Aos três anos de idade mudou-se com a mãe, Mabel Suffild, que era inglesa apenas para uma temporada, porém com o falecimento de seu pai, Arthur Tolkien, a vida na Africa ficaria muito difícil, por isso Mabel resolveu criar os filhos na Inglaterra.

2ª Curiosidade

Tolkien foi a vida inteira católico. Sendo entregue após a morte da mãe para ser criado por um Padre. Em 1908, conheceu Edith Bratt por quem se apaixonou. Proibido de ver a moça por seu tutor, pois a mesma era protestante. Tolkien respeitou a decisão de seu segundo pai e esperou até que completasse 21 anos, para assim reatar o namoro com a moça. Na mesma noite de seu aniversário Tolkien escreve para Edith dizendo que poderiam enfim, se casar. Edith rompe o noivado em que estava e torna-se católica para casar-se com Tolkien. Juntos tiveram quatro filhos.

3ª Curiosidade

Gênio da Lingüística, Tolkien inventou a Língua dos Elfos que é utilizada em suas obras. Sendo que esta língua possui dois vertentes: o Quenya e o Sindarin, Além destas, o autor  criou um alfabeto rúnico chamado Angerthas. Sua paixão pelas línguas vinha desde de cedo, já que em criança criou uma língua própria, juntamente com as primas e mais tarde invetou uma língua baseada no espanhol, língua materna de seu tutor.

4ª Curiosidade

Inklings foi um grupo de autores formado por Tolkien e seu amigo C. S. Lewis que se reuniu entre 1930 e 1949, as terças para discutir literatura fantástica. Porém este não foi o primeiro grupo criado por Tolkien, antes participava do grupo The Coalbiters, que focava na mitologia nórdica e o Tea Club Barrowian Society, onde conheceu seu grande amigo Christopher Wiseman, que inspirou o nome de seu terceiro filho.

5ª Curiosidade

Um aluno que tarde deixou uma folha em branco em sua mesa. Sem pensar, Tolkien pegou sua pena e escreveu a frase que iniciaria a jornada de um pequeno hobbit pela Terra Média. " Num buraco no chão vivia um hobbit". Tolkien era perfeccionista, por isso a continuação de O Hobbit chegou ás mãos de sua editora somente 12 anos após o seu inicio e se tornou a sua obra mais famosa, O Senhor dos Anéis.

12 comentários:

  1. Oiii, eu achei bem interessante! Eu não sabia dessas curiiosidades, para te falar a verdade eu não sei muito sobre Tolkien, mas com esse post aprendi bastante, Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, curiosidades realmente super interessantes; eu ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor, mas tenho muita vontade de ler as obras dele. Que incrível ele ter criado uma língua e que bacana sua história de amor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi, tudo bem?
    Nunca li nenhuma obra do Tolkien, mas admiro muito seu trabalho então gostei muito de conhecer essas 5 curiosidades sobre ele!
    Muito lindo a esposa dele ter mudado até de religião pra poder casar com ele!

    Beijos ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que legal esse post! Adorei conhecer mais sobre o Tolkien, ele era realmente um gênio!
    Autor incrível, amo as obras dele!
    Não sabia da maioria das curiosidades, adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabi! Tudo bem?

    Nossa, que bacana essas curiosidades sobre o Tolkien. Não sabia quase nenhuma. Achei muito romântico a moça se converter para poder casar com ele. Tolkien realmente era brilhante! Uma alma que passou pela Terra e deixou muitas coisas boas.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriela, por eu nunca ter lido nada do Tolkien e não conhecer a sua vida, eu já não sabia nenhuma dessas curiosidades, mas vi que o homem era um gênio mesmo! Até fiquei com vontade de ler as suas obras!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi, essas curiosidades eu já conhecia. Fui muito aficionada em Tolkien já. Hoje dei uma relaxada, não sou mais muito fã de quase nada, na verdade. Rsrsrsrsrrs

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do Tolkien, na verdade nem vi o filme kkkkkk.
    Mas eu adorei o post, que top que ele lutou na primeira guerra.
    Achei top saber como surgiu o Hobbit

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada do Tolkien, na verdade nem vi o filme kkkkkk.
    Mas eu adorei o post, que top que ele lutou na primeira guerra.
    Achei top saber como surgiu o Hobbit

    ResponderExcluir
  10. Tolkien é um gênio não dá pra falar dele no passado.
    Amo as criações dele apesar de não ter lido tudo ainda.
    A curiosidade 2 é nova pra mim, curti saber dela.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. OI Gabriela!
    Acho Tolkien um gênio por ter criado uma lingua unica com duas vertentes. Isso já faz dele uma pessoa incrível. Amei a curiosidade nº 2!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  12. Não sabia dessas curiosidade e meu o segunda foi muito amor *-*
    odiariodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária