3 Motivos para Ler: O Conto da Aia

   

   O Conto da Aia, de Margaret Atwood, é um livro necessário e excepcional. Ele não está no mundo para dar lições, mas para mostrar ao mundo as lições não compreendidas. Não aprendemos nada com o Feudalismo, Nazismo, Guerras, Escravidão, Mulheres queimadas em fogueiras, Sociedade Líquida? A realidade descrita na obra é uma mistura doentia de tudo de pior que a humanidade fez e é, isso, com a falsa intenção de preservação da espécie. Uma denúncia do resultado da histeria social, alienação e fundamentalismo cristão. 

   Com os perigos reais que nos cercam travestidos de Escola sem partido; Neonazismo/extrema direita; líderes políticos que representam o fundamentalismo cristão e possuem um número expressivo e perigoso de seguidores fanáticos; intolerância religiosa; a arte sendo banida enquanto mulheres são estupradas em ônibus e os agressores ficam impunes; linchamentos; alienação midiática, etc., deixo aqui registrado três móvitos para leitura de O Conto da Aia. 


  Diálogo com a História 
   Memória também é revolução. Não devemos nem podemos esquecer a nossa história. É preciso entender, discutir, detectar e questionar os mecanismos históricos que resultaram numa sociedade fragilizada e incapaz de romper com a inércia social dos que são atingidos pelo totalitarismo. 


  A Última Premonição
   A obra deve horrorizar apenas na ficção, isso só é possível se adotarmos uma postura crítica e ética de ruptura com a alienação.


  Cultura do estupro e literatura
   Seres humanos, não acreditem numa sociedade onde o estupro é banalizado e entendido como normal, digno, desculpa de ação divina para perpetuação da espécie. 




9 comentários:

  1. oii tudo bem ?
    esse livro ta sendo comentando bastante recentemente apesar dele ter me chamado atenção não irei ler ele no momento quem sabe mais pra frente.

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Estou na metade dessa leitura e realmente a reflexão trazida é essencial e a ideia de que não aprendemos com o que já passou é horrorizante!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Nossa, tenho visto bastante comentários sobre e parece ser uma leitura extremamente interessante e diferente do que vemos sendo lançado hoje, então é algo que arriscaria sim

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Este livro está na minha lista de desejados. É sem dúvida o tipo de livro que leria sem pestanejar, adoro temas polêmicos e fortes. Me faz refletir por dias e soluçar por meses.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem Paac?

    Achei bem interessante os seus motivos para ler O Conto de Aia. Eu comprei esse livro tem quase dois meses e ainda não consegui realizar a leitura, espero fazer isso em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi
    É tanta gente falando sobre esse livro que tive que comprá-lo! To louca para começar a ler. Gostei muitos dos teus motivos, principalmente sobre mostrar a cultura de estrupo, um grande problema na nossa sociedade!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem pesado, mas bem necessário também. Acho que a capa contrasta com o conteúdo. Gostei!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. Os motivos são realmente excelentes. Já li o livro e me senti torturada durante toda a leitura, porque é difícil demais encarar tudo o que acontece, mas isso não tira o valor da obra, pelo contrário. Não tem como sair ileso.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li, mas achei bem interessante. Estou com as leituras atrasadas, na verdade, mas é sempre bom conhecer algo. Beijos e belo post!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária