Lembra Aquela Vez de Adam Silvera



Livro: Lembra aquela Vez
Autor: Adam Silvera
Editora:  Rocco Jovens Leitores
Páginas: 336 
Skoob: Adicione

Sinopse: Finalista na categoria romance juvenil do Prêmio Lambda, o mais tradicional do segmento de literatura LGBT do mundo, e celebrado por veículos como The New York Times (“lindo romance de estreia”) e Chicago Tribune (“comovente”), entre outros, Lembra aquela vez conta a história de um garoto do Bronx (re)descobrindo sua sexualidade.
Aos 16 anos, Aaron carrega no pulso uma cicatriz que registra a dor pelo suicídio do pai, mas, com o apoio da mãe e da namorada, Genevieve, está determinado a seguir em frente. Quando a garota viaja para um acampamento, porém, Aaron se aproxima de Thomas, e acaba encontrando nele mais do que um melhor amigo. Confuso, Aaron considera recorrer ao LETEO, um instituto que realiza procedimentos científicos para apagar memórias indesejáveis, na tentativa de esquecer lembranças ruins e, principalmente, quem ele é. Mas será possível encontrar a felicidade fugindo de si mesmo? Com uma narrativa pungente e sincera, Adam Silvera fala sobre bullying, homofobia, medo, incertezas, ética, amizade, amor, aceitação e a procura pela felicidade.


   Eu não sei ao certo todos os sentimentos que tive acerca dessa leitura mais eu realmente adorei a obra de um jeito que é difícil colocar em palavras já que ainda estou refletindo sobre ele.


   Aaron Soto é um adolescente que vive em uma área pobre e recentemente passou por alguns traumas, mas sua vida até vai bem, porém sua namorada Genevieve decide viajar para fazer um curso de pintura, e durante esse período Aaron acaba se tornando amigo de Thomas, um adolescente que tem medo de responsabilidade e desiste fácil das coisas que gosta. Com a amizade crescendo entre eles Aaron começa a se sentir estranho e compreende que seus sentimentos por Thomas vão além de uma amizade. Na busca de esquecer tudo isso ele decide recorrer ao Leteo, uma espécie de cirurgia para apagar memórias, porém essa não é uma decisão fácil, já que esquecer memórias ruins nem sempre traz felicidade.


   Não consigo descrever ao certo os sentimentos sobre essa leitura porque a obra teve uma reviravolta tão louca e uma linha de tempo tão confusa que eu me perdi na compreensão dos fatos, mas entendam a confusão toda é em mim não na obra, ela é bem desenvolvida e a escrita de Adam um primor a parte, mas ainda estou meio chocada com a reviravolta, que mesmo ficando obvia no meio do livro o leitor ainda se sente meio trouxa por não ter entendido antes haha. Aaron é um adolescente que na descoberta de sua sexualidade acaba sofrendo por ser gay, e esse sofrimento gera nele pensamentos e atitudes de autoextermínio e na busca por esquecer o que é, ele acaba se perdendo. Ainda não entendi minha relação com esse personagem, gosto dele e compreendo sua dor mas acho que todo o sofrimento de sua vida poderia ser resolvido de um modo menos invasivo do que o que ele escolheu. Acredito que boa parte disso se deve a forma como seu ciclo de convivência lida com ele, a relação e o medo de imposição de algo tornou os adultos ao seu redor provedores de um sofrimento ainda maior que o necessário.


   A tecnologia do esquecimento criada por Adam nesse livro é bem original, as motivações por trás dela são interessantes, o autor deixou claro porque Leteo foi criado e qual o intuito de sua criação, não foi simplesmente jogado ao leitor, houve por parte do autor um interesse e respeito aos leitores ao desenvolver e explicar o que exatamente é o Leteo. Adam criou uma metáfora sobre o peso do passado dentro dos nossos traumas, mas também como forma de nossa evolução, para mostrar um personagem que foi até as últimas consequências até compreender a responsabilidade de seus atos. E trouxe uma visão diferente sobre como a homofobia pesa dentro do contexto da vida adolescente, sem se perder na perspectiva de ‘’há uma cura’’ para a homossexualidade, na verdade a obra cria bem esse paralelo e deixa claro ao leitor que a orientação sexual está para além de um fator que pode ser modificado.


   Lembra Aquela Vez é um livro que aborda diversas temáticas que são comuns a adolescência e que não deixam de ser importantes na vida adulta, de forma filosófica e bem original, é fácil se perder nas páginas da obra e na história que pretende interligar memórias do passado e do presente e deixar o leitor refletindo horas a fio após o termino da leitura.

Nota:








7 comentários:

  1. Que love que tu colocou um coração Paac, fiquei realmente apaixonadinha e por isso já desejo essa belezinha, a obra está fascinante pela edição e por abordar lgbt, com toda certeza preciso para ontem, ainda mais depois de ler a sua empolgação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Primeiro que achei essa capa linda demais! As cores são muito bonitas.
    E sobre sua resenha, entendo sua confusão, as vezes acontece comigo e eu acabo lendo de novo o livro hahaha Ótima resenha e boa indicação!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Paac!
    Eu não conhecia o livro! Gosto dessa temática e gostei do modo que o autor usou para falar sobre escolha sexual! O que é mais interessantes nesse tipo de leitura é que aprendemos muito com ela. Adore! Dica anotada!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Sou mega curioso pra ler algo do Adam Silvera, os livros dele parecem ótimos! Nem tinha ideia de que esse livro tinha um elemento assim tão forte de ficção científica, é algo bem tenso e presente em algumas outras estórias. Adorei essa premissa, imagino que seja incrível mesmo

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Tenho visto muitas pessoas elogiando o trabalho desse autor, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma obra dele. Depois da sua resenha, já sei por onde começar haha.
    Adorei os aspectos que você abortou sobre o livro e, apesar de achar difícil entender o protagonista tomar uma decisão tão radical, acredito que seja uma leitura que vale muito a pena pelas reflexões que desperta.
    Adorei a resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oie
    ain que amor de livro, eu ainda não conhecia mas já quero depois dessa resenha. Adoro esse tipo de leitura por ter diversas temáticas e já adorei o protagonista

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tô ansiosa demais por esse livro, parece ser uma leitura muito maravilhosa! Gosto muito de ver mais livros que abordam esses assuntos chegando no mercado editorial.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária