O Senhor dos Ladrões de Cornelia Funke

Título: O Senhor dos Ladrões
Autor: Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras 
Ano: 2004 
Páginas: 367 

Sinopse: Cornelia Funke pertence a uma categoria especialíssima da literatura juvenil: muito premiada, é best-seller em diversos países e amada por leitores de todas as idades. Não por acaso, vem sendo comparada à sueca Astrid Lindgren (de Píppi Meialonga) e a J. K. Rowling (de Harry Potter).
Uma das maiores forças de seus textos é a originalidade com que trata o tema da infância e da idade adulta, um dos principais eixos de O Senhor dos Ladrões, que conta a história de um grupo de crianças órfãs que mora num cinema abandonado na cidade de Veneza. Seu protetor é Scipio, o auto-intitulado Senhor dos Ladrões, um garoto que rouba casas luxuosas de Veneza para sustentar as crianças de rua. Scipio é contratado para um trabalho especial: surrupiar uma asa de madeira da casa da fotógrafa Ida Spavento. O objeto tem propriedades mágicas, e logo todos estarão envolvidos numa aventura onde crianças viram adultos e vice-versa.
O Senhor dos Ladrões teve seus direitos de publicação comprados por mais de 36 países. Depois de grande sucesso na Alemanha, onde vendeu 500 mil exemplares, e nos países de língua inglesa (mais meio milhão de exemplares vendidos), o livro também recebeu seis prêmios internacionais de literatura infantil.


   É engraçado ler uma obra da qual você assistiu à adaptação cinematográfica e amou loucamente né? Eu assisti ao filme O Senhor dos Ladrões a alguns anos atrás e desde então eu fiquei apaixonada pelo filme e pela história, e minha motivação em ler a obra de Cornelia foi justamente essa, e eu já afirmo a vocês que a obra conseguiu superar as minhas expectativas que cá entre nós eram bem altas.


    Prospero e Bo são irmãos e recentemente perderam a mãe, por não terem mais ninguém da família além da tia, decidiram fugir juntos para Veneza, local que a mãe deles sempre amou e da qual contou histórias incríveis. Em Veneza Prospero e Bo, acabam conhecendo Scipio, o famoso senhor dos ladrões e sua ‘’gangue’’ que é composta por Vespa, Riccio e Mosca, juntos eles sobrevivem com os roubos de Scipio sem precisarem da ajuda de adultos.

“ - Você sabe: eu sempre entro onde quero entrar.
Scipio, o Senhor dos Ladrões.”

   Pode ser meio sem sentido se olharmos pelo ângulo de crianças sozinhas e roubando, mas O Senhor dos Ladrões é um livro muito bom e vai além disso, o enredo é todo em volta das crianças, mas fala de forma objetiva sobre como elas conseguem lidar com assuntos de adulto de forma tão madura e diferente. Scipio é o personagem mais elaborado da história, vindo de uma família rica, é bom exemplo de que dinheiro não significa boa estrutura familiar. Prospero e Bo são dois irmãos bem diferentes, apesar da mesma base de criação, Prospero é o mais pé no chão de todo o grupo e se mostra muito ético para uma criança de 12 anos, já Bo no auge de seus 5 anos é bem mimado, teimoso mas também sonhador. Vespa a única menina do grupo, é a mais responsável, grande leitora, está sempre lendo uma história para os outros garotos ou cuidando deles de algum modo, Riccio é um personagem que muito se tem de sua presença, mas pouco é mostrado de sua história, assim como Mosca, que é apresentado somente como um garoto que fugiu de casa e ama seu barco e sua caixa de ferramentas.


     Infelizmente a história acaba não aprofundando muito em todas as crianças, exceto por Prospero, Bo e Scipio que tem suas histórias mais desenvolvidas, os outros personagens ficam meio de lado, mas o engraçado disso tudo é que isso não afeta o interesse do leitor, continuamos presos na leitura e ainda simpatizamos muito com esses personagens, talvez seja a escrita fluída de Cornelia ou até mesmo a aura mágica dessa história que se passa em Veneza. Apesar da história ser focada nas crianças, o livro também tem capítulos narrados por Victor, o investigador que ficou encarregado de encontrar e entregar Prospero e Bo para os tios. Victor é um personagem hilário, e percebemos que mais do que fazer por seu trabalho, ele ama essa função de ser disfarçar e compreende bem o fato das crianças tentarem viver sozinhas e acaba até mesmo simpatizando com elas.

“ As crianças são casulos e os adultos são borboletas. E nenhuma borboleta se lembra mais como era ser um casulo. ”

    O Senhor dos Ladrões é um livro infantil que encanta pelo enredo, pela ambientação, pela escrita e pela magia, cada página lida é um pedaço de Veneza que conhecemos e claro um pouco mais dessa história incrível que Cornelia Funke criou com maestria, e muita pesquisa que foi mostrada em cada expressão italiana que a autora fez questão de colocar na obra.

Nota:








10 comentários:

  1. Oii Paac fiquei bem interessada em ler esse livro menina, gosto de tudo que envolva fantasia e aventura, e esse livro parece ser repleto disso! Com toda certeza pretendo ler e me aventurar, além de ver que a edição está tão amável e encantadora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. OI
    Tudo bom?
    Nossa não conhecia esse livro e nem sabia que tinha adaptação, mas me parece ser uma leitura maravilhosa e como fã de fantasia com certeza irei gostar.
    Vou anotar o nome para poder ler futuramente, assim que a listinha aqui diminuir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nunca imaginei que fosse um livro infantil, estou encantada!!!
    Dica anotadíssima
    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu sempre tive curiosidade pelo filme, mas ainda não tive a oportunidade de assistir. Não sabia que ele era a adaptação de um livro, então fiquei até feliz por não ter visto o filme ainda, pois sempre prefiro fazer a leitura antes.
    Pelo que você falou, parece ser um livro delicioso de se ler, com personagens carismáticos e uma escrita bem fluida. Mesmo que alguns personagens não sejam muito aprofundados, acho que isso não tira o brilho do livro.
    Adorei sua resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Aaah que legal!
    Já tinha assistido o filme e adorado, mas não sabia da existência do livro. Na verdade nem pesquisei se ele de fato existia, na época... falta de internet, sabe.
    Antado a dica, quero muito ler!
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Nunca li nada dessa autora, mas morro de vontade! Eu não sabia que esse livro tinha filme, agora quero ler e ver! Adoro livro infantil, principalmente quando lida com assuntos de responsabilidade.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oie
    sempre adorei muito livros infantis e adorei demais a edição e capa desse, muito legal sua resenha e ótimo saber que é uma leitura tão valida, espero poder conseguir ler em breve

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia a autora e nem sabia que existia um filme, nesse meio literário, na blogsfera sempre vejo alguma novidade e isso é bom. Eu gosto muito de literatura infantil e por isso vou anotar a sua dica Paac!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre tive vontade de ler os livros da Cornélia, "Coração de tinta" está na minha lista faz tempo. Mas depois que uma amiga leu e falou que a narrativa dela é lenta e tudo o mais, eu meio que dei uma desanimada. Mas sua resenha me deixou curiosa e eu realmente fiquei com vontade de ler :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Sempre ouvi falar bem dessa autora, mas só conhecia outra trilogia dela. Adorei conhecer O Senhor dos Ladrões, que bom que o enredo te encantou.
    Beijos <3

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária