Justin de Gauthier


Título: Justin
Autora: Gauthier
Editora: Nemo
Ano: 2018
Páginas: 104
Skoob: Adicione 


Sinopse: Quando o professor de Educação Física pede para a turma formar uma equipe de meninas e uma de meninos, Justine permanece no meio. Ela sente que não pertence ao gênero que lhe foi atribuído, mas está convencida de que todo mundo sabe disso, exceto seus pais.
Ao longo de sua vida como criança, adolescente e jovem adulta, muitas vezes maltratada e incompreendida, Justine, por fim, compromete-se a viver como quem ele sempre foi, isto é, Justin.



  Justin não é simplesmente um quadrinho, é uma experiência de vida recontada de forma resumida.


  Justine nasceu menina, mas apesar dos cromossomos que carrega em seu corpo e das pessoas ao seu redor insistindo que ela é uma menina não é isso que ela vê, Justine se sentiu presa num corpo que não condizia com a pessoa que sente ser. Como é ser um menino preso em um corpo de menina? Você sabe responder? Justine sabe...

   É irônico e diferente ler sobre a experiência de uma pessoa transgênero, senti isso ao ler a obra de Mandy Candy, é uma sensação de estar lendo o diário de uma pessoa nas partes mais intimas e subjetivas, e apesar de ser uma obra de experiências e vivências que foram de comum acordo compartilhar é complicado não se envolver e ter o mínimo de empatia.


   Eu adorei ler sobre Justine e vê-la seguindo seu processo e chegar a finalmente ser Justin, o menino/homem que sempre esteve ali habitando num corpo que não era o dele. O quadrinho é bem sutil, a história não se delonga então é um conteúdo de muitas entrelinhas, que eu acredito ter sido o intuito de Gauthier ao escrever a obra.


Nota:








3 comentários:

  1. Olá
    muito legal sua resenha, eu to louca por esse quadrinho e é a primeira resenha que leio, adorei saber mais e é um assunto que tbm me interessa demais, espero que seja uma experiência incrível

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que livro amorzinho Paac, não conhecia ele, e é tão bom ver que em quadrinhos, na literatura em si abordar um assunto assim é de suma importância, não que seja ruim, o que muitos acham, mas que mostra que tudo pode se encaixar se você conseguir achar seu lugar, ótima dica.
    http://www.kammykrysthin.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Amo quadrinhos, e mesmo não sendo uma história que eu leria, por ser algo um tanto quanto distante da minha realidade, este fator de descoberta e de querer demonstrar a todos que realmente sabe quem é, é algo intrigante e interessante de se ler.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária