O Sorriso da Hiena de Gustavo Ávila


Título: O Sorriso da Hiena
Autora: Gustavo Ávila
Editora: Galera Record / Verus
Ano: 2017 
Páginas:  266
Skoob: Adicione 


Sinopse: Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral.
Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde.



   Já afirmo a vocês que é exatamente isso que chamo de estreia porque Gustavo não só arrasou na história como também arrasou meu coração com ela! E mesmo nesse momento de resenha tenho meu sentimentos e emoções divididos sobre essa leitura.

“ O que acontece de maneira maior nada mais é do que o que acontece de maneira menor repetidas vezes. ”

   William é um psicólogo infantil respeitado, tem seu consultório e seus clientes, sua namorada, com quem mantém um relacionamento estável e saudável e bons amigos que mantém desde a faculdade de psicologia. Mas ao receber o e-mail de um estranho que se intitula David, sua vida acaba mudando, o estranho parece o conhecer bem, e lhe faz uma proposta duvidosa, ser conivente com crimes hediondos que podem enfim tirar suas teorias do papel e levar o trabalho do psicólogo a um novo nível.


“A máscara do assassino. A face que escondia a outra. Uma máscara de papel, algo frágil e tão violento”

   Eu tenho sérios problemas com esse livro, meu lado leitora de thrillers amou loucamente esse livro, mas meu lado aluna de psicologia quer questionar todas as teorias usadas na obra e é nesse dilema confuso que tento entrar num consenso sobre essa obra, mas até meu lado chato sabe que o livro nada mais é do quem uma obra maravilhosa. Gustavo Ávila pega o leitor pela curiosidade e o prende do início ao fim numa história original, realista e completamente insana sobre a moralidade humana.

   William é um personagem que amei e odiei, sua moral sendo levada ladeira a baixo pelo desejo de realizar sua pesquisa é um fato que compreendo, e mesmo apontando o dedo e dizendo que eu não faria é complicado quando não estamos no lugar do outro, quando não sabemos o peso daquilo, nada justifica certas atitudes do personagem, mas é algo a ser pensado. David, é o anti-herói perfeito pra obra, não imaginaria menos do que ele, e é louco o quanto o personagem é surpreendente, como suas atitudes são exatamente o que podemos prever e imaginar mas não é algo que queremos ver acontecer. Arthur é o detetive da sinceridade, e em algumas cenas pequenas acaba sendo o alivio da intensidade que a obra traz, e acreditem você precisa desse alivio ao ler o livro.

“- Nós somos os únicos responsáveis pelas nossas interpretações.”

   O livro tem muita questão social brasileira, toda a ambientação da obra é feita dentro da nossa realidade , incluindo as falhas que já são rotineiras pra nós. Gosto da forma como o autor trouxe um personagem com Asperger em um trabalho tão duro e de forma tão eficiente sem dar a ele um estereotipo negativo, o drama do livro é bem dosado e as reflexões e atitudes dos personagens são realistas, nada é muito fora das possibilidades ou fantasioso demais. William é um psicólogo bem equilibrado quando se trata do seu trabalho, e eu adorei como sua forma profissional foi bem escrita e bem elaborada, assim o leitor compreende mais da sua forma humana e do seu amor ao trabalho. E se ao ler você sentir amor e ódio, se sinta bem porque é exatamente isso que senti, não consegui saber se amava ou odiava todo esse enredo cruel, a leitura é uma experiência incrível.


“Eu sei que é errado. Mas eu quero ”. Não é possível colocar esse sentimento como uma necessidade. E sim como um desejo. Uma opção que você escolhe. Influenciada por fatores externos. Em que a maldade é como uma montanha moldada pelas ações do ambiente ao seu redor. “

   O Sorriso da Hiena é um livro de qualidade que deixa no leitor aquela reflexão básica de o que é ético, o que é moral? E entre esses dois questionamentos, onde está sua consciência?

Nota:








4 comentários:

  1. Olá!
    Esse livro está nas minhas metas de leitura de 2018. Adoro o gênero e fiquei muito entusiasmada com as resenhas que andei lendo a respeito dele, claro que não seria diferente em sua resenha. Muito bom saber que você gostou. Breve serei eu. rsrs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu amei o enrendo e mais entusiasmada fiquei pra ler por entrar dentro da nossa realidade fica bem mais confortável assim rs
    Quanto ao seu dilema por falar de um assunto que vc estuda e entende, Esquece! Já li livros em que o personagem são doentes e questionava sempre o tratamento devido minha profissão de enfermeira então, eu procuro deixar de lado meu lado chata pra curtir a história rsss a não ser se tiver muito fora da realidade em questão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Aaaahhhhhh! Era isso o que passava pela minha cabeça enquanto lia esse livro. Eu devo dizer que pirei geral lendo, porque pra mim o autor soube balancear bem os elementos do livro, então eu pude apreciar cada momento enquanto lia (mentira me desesperei de ansiedade e nervoso mesmo).
    *Me abraça porque você entendeu a história assim como eu >.< ♥

    ResponderExcluir
  4. Gostei da parte de o livro ser ambientado aqui e do autor já estrear lakrando e sambando na cara da sociedade, esse livro está me minha meta de leitura e espero ler logo, a capa é formidável.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária