Especial, por Ryan O’Connell


Nome: Especial
Autor (a): Ryan O'Connell
Editora: Galera record
Ano: 2019
Páginas: 224
Skoob: Adicione 

Sinopse: O livro que deu origem à série Special, da Netflix.
Como se os desafios de ser um jovem gay com paralisia cerebral não fossem o bastante, Ryan O’Connell viveu todos os clichês de um Millennial. Ele passou a segunda década de sua vida estagiando para divas delirantes, engolindo todos os remédios que conseguia encontrar pelo caminho e tentando achar o amor verdadeiro — coff coff — no Grindr. Mas depois de tanta tentativa e erro, Ryan pode dizer, com propriedade, que mancou elegantemente todo o caminho para a vida adulta. Especial, seu (hilário) relato autobiográfico, é uma reflexão sobre o mundo cruel que espera jovens de vinte e poucos anos superprotegidos pelos pais e uma lição de como encontrar a si mesmo em meio às disputas por likes e seguidores.



“É o que acontece quando você ainda não sabe quem é: você deixa outra pessoa decidir.”

   Ultimamente muito se tem falado sobre empatia, se colocar no lugar do outro e ser gentil, e acredito que ‘Especial’ é o tipo de leitura que de modo sutil força essa percepção no leitor.


   Ryan é um jovem millenial que sofre com as limitações causadas pela paralisia cerebral, e como se isso já não fosse o suficiente pra trazer dificuldades a sua vida, Ryan se percebe como um gay, imagina só ser homossexual, jovem, querendo viver sua liberdade sexual porém ter limitações físicas e cognitivas?


   Especial é um estilo de leitura que eu acredito ser difícil não gostar, porém é complicada de ser manter preso a ela até o final já que nosso narrador apesar de simpático e sincero e bastante ácido, tem um modo único de contar sua história, experiências e emoções. Ryan é um narrador quase solitário, ler suas histórias é um misto de risadas, reflexões e críticas, em cada página acompanhamos sua percepção do mundo, e perspectiva de como socialmente ele é visto pelos outros.


   Especial é uma obra que traz ao leitor reflexões e críticas acerca de como a solidão, a autoaceitação e autoconfiança se tornaram prisões e meta inalcançáveis de vida, e como as relações estão cada vez mais segmentadas e limitadas pela forte influência da tecnologia.






5 comentários:

  1. Olá!
    Eu sabia se tratar de um livro lgbt, porém não sabia a respeito do personagem ser deficiente. Achei muito bom, é diferente demais um livro narrado por um personagem assim e acredito que isso agrega muito na literatura e na inclusão. E pelo personagem ser "ácido" deve ser algo a melhorar para eu acabar gostando dele.

    Silviane Casemiro • Blogueiras Cansadas

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Caramba, realmente essa personagem vive uma fase bem complicada, estou a ver... Enfim, fiquei bastante curioso!

    Que bom que os varios problemas se articulam bem e a historia se torna cativante, tambem por isso.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii Paac

    Eu tenho curiosidade em conferir a adaptação, a leitura infelizmente pra mim não fluiu, acho que não estava no momento certo pra ler o livro, quem sabe um dia eu tente novamente.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Já tinha visto esse livro, mas não sabia do que se tratava. Achei a premissa bem bacana, tua resenha me deixou bem curiosa para ler a obra, que parece ser recheada de emoções. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Empatia é a palavra chave, não é mesmo?
    Ainda não consegui dar uma chance para esse livro e pretendo fazer isso em breve =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária