Nove Desconhecidos, por Liane Moriarty


Livro: Noves Desconhecidos
Autor (a): Liane Moriarty 
Editora: Intrinseca 
Ano: 2019
Páginas: 464
Skoob: Adicione

Sinopse: Nove pessoas se reúnem em um spa bem distante da cidade. A quilômetros da civilização, sem carro nem celulares, elas não têm qualquer contato com o mundo exterior. Apenas tempo para pensarem em si mesmas e se conhecerem melhor. Algumas estão lá para perder peso, algumas para tentar recomeçar a vida, outras por razões inconfessáveis até para elas mesmas. No meio de tanto luxo e mimo, sucos e meditação, todos sabem que vão precisar se esforçar nos próximos dez dias. Mas ninguém é capaz de imaginar o tamanho do desafio.
Frances Welty, escritora de romances best-sellers, chega à Tranquillum House com um problema nas costas, um coração partido e um corte no dedo extremamente dolorido. Ela logo fica intrigada com os colegas de retiro — a maioria não parece precisar de fato de um spa. Mas quem mais a deixa curiosa é a diretora. Será que ela tem as respostas que Frances nem sabia que estava procurando? Será que Frances deve colocar suas dúvidas de lado e mergulhar em tudo que o spa tem a oferecer? Ou é melhor fugir enquanto é tempo?
Não demora muito para que todos os hóspedes estejam se fazendo esta pergunta.




   Essa foi a primeira leitura do projeto #CuboMágicoBlogs, e também meu primeiro contato com a escrita de Moriarty.   

- Lembre-se da citação de Rumi, Yao. Para além da ideia de bem feito e malfeito há um campo. Encontro vocês lá. Não é lindo?

   Nove Desconhecidos, por motivos pessoais, resolvem testar e passar 10 dias na Tranquillum House, um spa controlado por Marsha que promete bem-estar, emagrecimento entre outros benefícios, o que os convidados não sabiam era que a Tranquillum House não oferece somente benefícios aceitáveis e histórias sob sua construção, mas também um desafio mais difícil e complicado do que meditação e sucos.


   Minha relação com essa obra é bem mais complicada do que imaginei que seria, a obra conta com mais de 400 páginas que poderiam ser rápidas se seu objetivo fosse de mais ação, entretanto, nessa obra em questão Liane se foca nos personagens e não em acontecimentos cheios de ação. Aqui conhecemos Frances, uma escritora de romances que está num período difícil, tentando se encontrar em sua profissão e principalmente lidando com um trauma amoroso; A família  Marconi, composta por Napoleon (pai), Heather (mãe) e Zoe (filha) que não combinam exatamente com o perfil de pessoas que buscam o spa, porém necessitam de um momento em família para lidar com um trauma; O casal Ben e Jessica, que tem problemas conjugais; Carmel, mãe de quatro filhas e com sérias questões de autoimagem; Tony um ex jogador alto e parrudo o suficiente pra Frances o julgar incessantemente como um possível assassino e Lars, um advogado de família que ama spas e precisa se ‘’reencontrar’’ para resolver questões emocionais. Masha é uma intriga a parte, não somente por sua relação estranha com Yao (assistente de Masha e paramédico do Spa), bem como sua visão de mundo e claro sua história de vida, que sinceramente foi um dos pontos que me manteve lendo a obra, conhecer e saber mais sobre Masha.

Mulheres e seus corpos! A relação mais abusiva e tóxica de todas.

   Apesar de cada um dos personagens ‘’principais’’ ter seu momento durante a narrativa, nossa narradora mais frequente é Frances, que não somente tem uma visão meio a meio, quando não é duramente romântica, é duramente crítica principalmente com os outros personagens e não necessariamente de um jeito negativo. Infelizmente minha relação com a obra não foi exatamente o que imaginei, criei expectativas de uma obra que me deixaria sedenta, empolgada mas infelizmente tirando alguns personagens como a família Marconi e Carmel que de alguma forma me identifiquei e senti empatia com suas histórias, eu não consegui me sentir envolvida com a obra como almejei ao iniciar, bem como não gostei do final que ao meu ver foi mais aberto do que normalmente estou acostumada, mesmo compreendendo que o intuito era ser mais realista e tendo uma resposta bombástica sobre a história de um dos personagens mais icônicos e intrigantes da obra.


   Nove Desconhecidos é uma obra interessante, Liane sabe como focar e desenvolver seus personagens, sabe como fazer o leitor se sentir lendo uma ficção que beira a realidade. É uma obra para quem sente o prazer em ler algo mais lento, quase intimista, mas sem deixar de ter aquele saborzinho da descoberta, que no caso é o desvendar da história desses personagens tão comuns, porém intrigantes.




  Essa resenha faz parte do projeto #CuboMágicoBlogs que é um grupo de Leitura Coletiva e Bate-Papo sobre literatura, cujo objetivo é incentivar a leitura e compartilhar opinião. Visite os blogs participantes: Eu Insisto, Pétalas de Liberdade, Uma Dose de Cactos, e Tudo que Motiva, conheça as opiniões e compartilhe conosco! Acompanhe as obras resenhadas pelo #CuboMágicoBlogs nas redes sociais 😊










3 comentários:

  1. ai a sinopse desse livro é muito curiosa, desde que eu descobri esse livro eu fiquei morrendo de vontade de ler. Mas também vi umas pessoas que falam bem mal da escritora e ai eu fico nessa coisa "vai não vai" sabe?! hahahahahaha
    eu adoro uma leitura mais intimista, uma coisa mais lenta, pra saborear mesmo cada página. ai eu amei sua resenha, me deu ainda mais vontade de ler! <3

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu tenho uma amiga que é super fã da Liane e ela fica muito no meu pé para ler. Adorei sua resenha, fez com que eu conhecesse ainda mais um pouquinho da obra, que eu não li.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  3. Oiii tudo bem ?
    Achei a trama bem interessante confesso que fiquei com vontade de ler mais acho q esse não é o momento quem sabe na próxima.obrigado pela dica


    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária