A Lista que mudou minha Vida, por Olivia Beirne


Nome: A Lista que Mudou Minha Vida | Autores: Olivia Beirne  | Editora: Faro Editorial | Ano: 2020 | Páginas: 304 | Skoob: Adicione  | Compre na Amazon e ajude o Blog! 



    Todo inicio de ano criamos metas, listas do que fazer e o que queremos mudar ou realizar naquele ano. A lista que mudou minha vida tem uma similaridade com esses desejos e listas de inicio de ano, a diferença é que Georgie tem a meta de realizar tudo até o seu aniversário.

    Georgia é uma mulher que adora ter seus momentos sozinha, jogada no sofá assistindo TV, bebendo vinho e tendo uma rotina nada agitada, principalmente não envolvendo exercícios físicos, se preocupando com dinheiro ou correndo riscos desnecessários. Mas isso tudo muda quando sua irmã mais velha Amy (que é completamente o seu oposto) descobre uma doença que a impossibilita de realizar a lista que ela criou com as aventuras que desejava, agora é Georgia que vai cumprir essa lista e sair da sua zona de conforto.

   Existem livros que durante a leitura nos trazem muitas emoções diferentes, literalmente uma montanha russa de emoções, e esse livro é um dele com certeza. Georgie (para os íntimos)  é com toda certeza uma personagem gente como a gente - eu com toda certeza me identifiquei com a personagem haha, e é tão fácil se identificar que em diversos momentos você sabe qual a sensação que ela descreve e mesmo em seus momentos pessimista e negativa você compreende a personagem e não consegue sentir raiva mas questionar quanto de Georgie tem em você. Amy por outro lado, apesar de ser a mais velha é mais animada, todo o espirito juvenil e enérgico esperado para Georgie estão em Amy, que é mais positiva, atlética e é nesse ponto que a personagem encanta, ao tentar manter esse perfil mesmo após descobrir a doença, e seus momentos de altas e baixas ao lidar com as consequências da doença são os mais emotivos da obra. Os pais de Amy e Georgia são uma graça a parte, os típicos pais americanos, com seu toque de leveza e também paternalidade que dão aquela sensação de conforto.

   Olivia Berne apostou numa obra que uniu temas bem difíceis, existem inúmeras obras com personagens doentes e as consequências disso em suas vidas, e Berne apostou em contar sobre como ficam os familiares em meio a isso, Georgie tem Amy como a pessoa mais importante de sua vida e a forma como lida com a doença dela é comovente e inspiradora, por vezes triste ao percebemos como ela se deixa levar emocionalmente por isso. 

    A Lista que mudou minha Vida é simples, emocionante e envolvente, uma leitura perfeita pro final ou inicio do ano, o tipo de obra que nos envolve numa montanha russa de emoções durante a leitura. 









7 comentários:

  1. Oi, Paac. Não tinha ouvido falar desse livro ainda. Bom saber que ele.possui esse diferencial de tantas obras que tem essa temática. De ver pela perspectiva da família de personagens acometidos com doenças....deve ser uma obra tocante e.sensivel...

    Küss Tschüss 😘

    ResponderExcluir
  2. Oioi! Esse tipo de livro envolvendo uma amizade muito forte (afinal, são irmãs,mas são melhores amigas também) em que uma das partes fica doente acabam comigo. Aposto que vou chorar lendo, socorro. Espero que não seja uma doença terminal... Vou procurar pra ver como Georgie faz para cumprir a lista. Abs!

    ResponderExcluir
  3. Oiee! Não conhecia esse livro mas achei a proposta ótima e emocionante. Adoro livros que envolvem relações familiares, amizades,superação e luta contra adversidades e doenças. Acho que trazem sempre mensagens importantes, sensíveis e reflexivas.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei mega curiosa para conhecer melhor a Georgie e a Amy e acompanhar a relação familiar ente ambas. Adorei tudo o que você apresentou aqui sobre esse livro. Porque, certamente, A Lista que mudou minha Vida é simples uma leitura que estou precisando fazer. Então, perfeito esse enredo emocionante e envolvente!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da proposta da lista e amo histórias que focam mais na amizade e/ou relações familiares! Na verdade, prefiro até do que o romance. E lutar contra essas adversidades... Eu acho que vou amar essa história!

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Já vi alguns comentários sobre o livro e acho interessante a proposta da autora. Realmente há muitos livros que abordam adolescentes doentes, planos interrompidos, mudança de vida, etc. Mas acredito que a cada leitura aprendemos algo novo, tiramos lições diferentes não é mesmo? Fiquei bem curiosa para ler. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária