Tipos de Personalidade, por Daryl Sharp


   Você se considera introvertido ou extrovertido?


   Parece uma pergunta comum e bem banal quando feita por amigos, colegas ou conhecidos, mas para a psicologia Junguiana uma pessoa introvertida ou extrovertida tem origem no modelo tipológico elaborado por Carl Jung. O Modelo tipológico e Jung é um instrumento elaborado pelo psicologo com objetivo de auxiliar no processo psíquico de seus pacientes. 


   Um sistema que não analisa personalidades, que ao contrário do que se pode pensar não foca em rotular ou colaborar com as rotulações sociais, é um instrumento de orientação psicológica que assim como qualquer outro deve ser usado com cuidado. E é justamente nesse ponto que a obra de Daryl nos apresenta o modelo, não o criticando, mas apresentando o modelo de modo breve mas deixando claro suas implicações práticas e os cuidados em sua utilização, justamente para evitar rótulos que anulem a individualidade de cada pessoa. 



   " Objetivo de uma tipologia psicológica não consiste em classificar seres humanos em categorias, seu proposito é oferecer uma psicologia critica, que faria uma investigação e uma apresentação metódica do material empírico [...]"


   Tá, mais qual o sentido de falar desse livro num blog literário? Bem, as ideias espalhadas socialmente sobre introversão e extroversão existem, quantas vezes não dissemos que somos introvertidos por estarmos ou sermos solitários, ou que somos extrovertidos por estarmos ou sermos animados e falantes. E o acesso a essa obra torna mais fácil a real compreensão e reflexão do que é Ser introvertido ou extrovertido, entre outras informações sobre o modelo tipológico de Jung. 



Nome: Tipos de personalidade: O modelo tipológico de Carl G. Jung  | Autores: Daryl Sharp | Editora: Cultrix | Ano: 2021 | Páginas: 176 | Skoob: Adicione  | Conheça o ig do Blog!

Compre na Amazon e ajude o Blog!



4 comentários:

  1. Ah, eu adorei esse post. Sou psicóloga, e tudo na área faz meus olhos brilharem... mesmo se for de uma abordagem que não sigo. É que já bate o saudosismo das horas estudadas e de bons mestres que passaram pela minha vida.
    Muito interessante você abordar esse tipo de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim, é muito bom conhecer mais obras e teorias da psicologia, eu amo, mesmo as que não concordo.

      Excluir
  2. dá pra descobrir a minha personalidade se ler ele?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária