Reading Journal ou Caderno de Leituras, um novo começo em 2022

 


    Se você já acompanha o blog a um tempo sabe que eu faço anotações de leituras desde 2014 quando iniciei o meu primeiro blog, e como ele fazia parte do meu 'Ritual de Leitura' daquela época e foi o mesmo até o ano passado. Mas no momento em que conheci o Bullet Journal e comecei a vê-lo como uma opção para o eu organizado em nova fase, e conheci a @bujoterapia percebi que talvez o Reading Journal num formato mais pessoal seria uma experiência que eu estava disposta e querendo muito ter.




    O Bullet Journal é um método de organização pessoal, que pode servir a todos os âmbitos da sua vida e rotina, juntando coisas importantes e também pessoais, a partir desse método surgiu o Reading Jounal.  E durante o ano de 2021 fui percebendo que sentia falta de ter um contato maior com as obras que lia, ou que já li, senti a necessidade de lembrar de detalhes e emoções das leituras, não somente pra continuar compartilhando mas pra entender o momento e me perceber mais dentro das leituras que faço. 




   Tá mais pra quê isso? Pois bem, dentro do meu ''ritual atual'' de leitura eu realmente anoto percepções e escrevo nos livros, mas é algo comum aos teóricos que leio e não as leituras que faço por hobbie, que é o caso da maioria das obras que compartilho as opiniões aqui, eu queria algo em que pudesse organizar todas as leituras que faço por prazer, conteúdos literários relacionados a minha vida e percepção pessoal e também do blog, e o reading journal me possibilita isso além de me abrir um leque de espaço em branco para exercitar minha criatividade. 




       As divisões que criei no meu Reading Journal são:

Metas Literárias: Com as metas que estabeleci antes de começar o novo ano e espaço para outras que vierem.

Livros na Estante: Aqui anotei somente as obras físicas não lidas ou que desejo reler nesse ano ou nos próximos.

Livros Lidos em 2022: Em que anotarei todas as minhas leituras do ano.

Melhores do Ano: Com separação para os melhores lidos em cada mês.

30 antes dos 30: Apesar de ainda faltar alguns anos eu decidi montar logo a listra, ou no caso parte dela haha e já ir iniciando com um bom tempo de antecedência. 

Projeto Leitura Feminista: Página dedicada a organização da versão do projeto nesse ano.

Recomendações: Para anotar quando me recomendarem leituras.

Livros Pendentes: Para organizar o que preciso ler de parcerias.

Lendo Autores: Ideia que inspirada no Victor e que eu quis trazer pra mim como uma nova experiência, anotando as obras dos autores que gosto ou quero acompanhar mais.

e Por fim a Página de Janeiro, em que anotarei percepções, opiniões, sentimentos e como foi todo o processo de leitura. 




    Durante o ano continuarei compartilhando minha experiência, aqui no blog e no instagram, e comentando sobre cada divisão, alguns serão mantidas para os próximos anos, ou pelo menos esse é o objetivo, outras eu testarei como me adapto e se funciona pra mim, pois parte do processo dessa experiência é realmente testar o que gosto e como me adapto, e todo esse processo irei compartilhar com vocês.






10 comentários:

  1. Eu gamei nesse seu caderno de leitura, roubaria facilmente para mim hahahahahah

    ResponderExcluir
  2. P.s.: quero acompanhar sua experiência com ele

    ResponderExcluir
  3. Oi, Letícia! Esse ano eu também iniciei um reading journal, inspirada na minha amiga Mari, do blog Pequenos Retalhos! Estou no começo e espero não parar no meio do caminho. rsrs
    Bom saber os itens que você está usando, vão servir também para me inspirar em alguns pontos que eu estava meio perdida!
    Aliás, o seu está lindo!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que te inspirei de alguma forma <3 fico muito feliz com isso, espero também durar o ano todo fazendo kkk

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Adorei seu caderno de leitura. Além de lindo, está muito organizado. Eu queria muito registrar as minhas leituras, porque muitas vezes eu esqueço completamente a história pouco depois de ler. Mas por enquanto estou mantendo só as principais metas do ano e um registro dos livros que li por mês (só o título, sem as minhas percepções da leitura). Quem sabe ao longo do ano faço algo mais completo né? Mas vou adorar acompanhar sua experiência com seu reading journal ao longo do ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu te entendo até ano passado eu fazia listagem simples também, esse ano que resolvi mudar e ver como seria a experiencia .

      Excluir
  5. Olá!

    Que lindo seu caderno. Eu já tentei algo parecido uma vez, mas não funcionou para mim, então confio minhas experiencias aos Blog e conto com o Skoob para a organização. Amei seu post e além de uma dica muito válida é super fofinha.

    Beijos
    Leitura Terapia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária