Transferência e Contratransferência, por Murray Stein



    Algumas obras podem ser introdutórias, explicando sobre o assunto ao qual se propõe, mas existem obras como esse livro que nos fala sobre o tema partindo da premissa de um leitor informado do básico.


    Transferência e Contratransferência não é uma obra focada em falar sobre a definição dos termos, mas suas aplicações  em temas, situações e problemáticas (sonhos, distúrbios alimentares, vida sexual) que podem fazer parte da vida do analista e do analisando (paciente/psicoterapeuta). Trazendo sempre as indicações e referências necessárias, entre elas, as obras completas do criado da Psicologia Analítica, Carl Jung. 


"um verdadeiro confronto com o inconsciente exige uma atitude oposta a esta [...] é importante distinguir entre imago de uma pessoa ( a relação subjetiva com o objeto) e o objeto (pessoa) como realidade independente". 


    Transferência e Contratransferência conta com 6 artigos de autores diferentes, distintos, cada um com uma temática diferente e abordando em comum essa dinâmica importante na atuação psi, não somente pensando e abordando o paciente (analisando) mas seu terapeuta (analista), tecendo criticas não somente a um fazer por vezes receoso em relação ao autoexame, mas sua importância no processo de ''cura'' por meio da interpretação. 


"é a reação do do analista na contratransferência que constitui o fator terapêutico essencial na analise."


    Uma obra perfeita para quem quer se aprofundar  na visão analítica junguiana, sobre T/CT.




7 comentários:

  1. Você sabe que sou chegada nesses livros, infelizmente, a versão ebook ainda não está disponível no ubook, que é plataforma que estou usando para ler os livros da Pensamento e selos quando não tenho o físico.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas achei interessante a maneira como o autor aborda o tema. Ainda não li nenhum livro desse selo, mas fiquei curiosa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  3. Ah, que riqueza! Como psicóloga, o assunto me interessa, claro. Embora eu não siga essa abordagem, se tem algo que a psicanálise tem, é o poder de me fazer querer estudar e entendê-la mais um pouquinho.
    Adorei a dica. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, deve ser uma leitura esclarecedora. Pra quem curte temas ligados a psicología certamente vai gostar desse livro.
    Eu sou bem leiga, não minto. Mas tenho curiosidade no assunto..

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária