Título: A História do Brasil Para Quem Tem Pressa
Autor: Marcos Costa
Editora: Valentina
Ano: 2016
Páginas: 200
Sinopse: Ilustrado e didático, um livro essencial para todos que procuram um ponto de partida para se aprofundar na história do Brasil.
Diz o poeta alemão Bertold Brecht: “De nada vale partir das coisas boas de sempre, mas sim das coisas novas e ruins. ” Seguindo tais conselhos, A História do Brasil para Quem Tem Pressa faz uma digressão sobre a história do país para tentar compreender o tempo presente e responder a algumas perguntas essenciais:
• Por que, do ponto de vista político, o Brasil ainda é um país muito frágil?
• Por que a nossa imensa riqueza natural não se reverte em um estado de bem-estar social universal?
• O que estava por trás da viagem que trouxe Cabral ao Brasil?
• Por que o território foi dividido em Capitanias Hereditárias?
• Por que fomos a última nação do mundo ocidental a abolir de forma oficial o trabalho escravo?
Além de responder a essas perguntas, Marcos Costa trata também de outros temas essenciais da nossa história: os verdadeiros milagres brasileiros -- a cana-de-açúcar, o café e o ouro; a abdicação de D. Pedro I; a Guerra do Paraguai; o papel de D. Pedro II e da Princesa Isabel no cenário da futura República; a República do Café com Leite; a Inconfidência Mineira; a Revolução de 1930; o Estado Novo; a morte de Getúlio; a ascensão de JK; Jango e o golpe militar de 1964; o milagre econômico; o movimento das Diretas Já; FHC e o Plano Real; Lula e o PT no poder.
É tudo muito lindo, muito bom,
bem explicado e sem erros ortográficos, mas falta imparcialidade...
Esse livro não é exatamente um livro comum, na realidade o intuito dele
é ser o mais informativo possível, se iniciando na nossa suposta descoberta e
terminando de certa forma com uma visão crítica e objetiva de crises
importantes no Brasil, como mensalão, as corrupções sendo escancaradas, grandes
empresas ganhando e superfaturando e claro a maioria humilde sofrendo.
O livro é muito bem escrito e de forma
curta e objetiva Marcos vai nos guiando pela nossa história, a história que
ouvimos, mas normalmente pouco lembramos, bem aqueles estilos dos livros de
história do ensino médio lembram? Ele abrange nossa história desde aspectos econômicos
e políticos até os sociais. Mas se ele é bom assim, então qual o problema? O
problema é que o autor informa, mas também pode manipular, pelo simples fato de
que mesmo nas entrelinhas ele expõe sua opinião politica sobre certas situações. E dependendo de quem o lê,
essa opinião implícita pode influenciar na visão do leitor.
Marcos Costa é um historiador e professor,sua escrita é leve e instiga o leitor a continuar, e isso é positivo, já que é
sempre bom reler sobre nossa história, mas acho que pecou ao esquecer que está
apenas recontando um passado e narrando um presente e que a opinião dele pode
influenciar o pensamento alheio. Tirando isso o livro é bom pra refrescar a
memória e fazer o brasileiro reaprender de onde veio e saber guiar os passos no
caminho correto, sempre em frente.
Nota:
Gostei muito de saber que o livro tem uma escrita objetiva. Sempre aceito suas recomendações e acabo comprando os livros haha Mas desse vez vou deixar passar, pois não estou no clima de ler livros assim! Apesar que séria ótimo, pois é sempre ótimo reaprender algo.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirA proposta dele é super interessante, gosto de livros assim, e é ótimo para quem gosta de HISTÓRIA, assim como eu! Achei bem bacana mesmo, já está na minha wishlist!
Beijos,
Lu - @justificou
Já vi esse livro em diversas livrarias e promoções on-line, mas fiquei com medo de comprá-lo justamente por temer uma imparcialidade...
ResponderExcluirPorém, é bom ver livros de história objetivos com uma linguagem simples, pois muito não gostam de história por acharem-na complicada demais!
Beijos!
Oiiie Paac!
ResponderExcluirMenina, estou em ano de vestibular e assim que vi a capa me interessei. Fiquei um pouco receosa por conta da falta de imparcialidade. Mas acho que de repente vale a pena para dar uma refrescada na história do Brasil, já que faz anooos que eu não leio nada sobre.
Beijos!
Parece ser super interessante. Uma das minhas matérias preferidas é História e descobri um amor pela História do Brasil que não tinha antes.
ResponderExcluirAdorei a resenha, apesar de ter curtido muito a ideia do livro acho que não compraria pelo o que você disse sobre ele colocar muito sua opinião implícita :))
Beijo!
Sorriso Espontâneo
Hey! Eu super me interessei, eu amo história, mas eu gosto de estudar linearmente, ou seja, do passado para o futuro na ordem que fatos aconteceram, muitas vezes isso nem acontece nas escolas e por isso eu odiava história até meu terceiro ano, sabe? Eu me interessei muito pelo livro. Acho que isso de escrever imparcialmente é um grande desafio, né? Mas que deve ser tomado, afinal as pessoas devem ter sua própria capacidade de tirar conclusões sobre o que lê e conhece, adotando sua visão politica a partir do que acha mais justo. Pelo menos é minha opinião, rs. Gostei da sua resenha, ficou o máximo! Flores no Outono
ResponderExcluirOlá! Parabéns pela resenha, gostei bastante da sua opinião. Tenho curiosidade em ler esse livro, gosto bastante de História. Achei legal ser ilustrado e concordo contigo, seria melhor ter sido escrito de uma maneira mais imparcial. Beijos!
ResponderExcluirPaac, eu não li o livro e não tenho interesse, primeiro, não gosto das produções da editora Valentina, segundo, História pra sociedade líquida? História do Brasil Para Quem Tem Pressa já é um título, no mínimo, indecente, precisamos estudar história, conhecer de forma séria, não como como um enlatado de super mercado, que por sinal, faz muito mal a saúde.
ResponderExcluirOlá Paac, o livro parece ser muito interessante trazendo esse apanhado geral da historia do Brasil, uma pena que o autor tenha colocado sua opinião na narrativa, mas mesmo assim fiquei curiosa para lê-lo.
ResponderExcluirMeu Mundo, Meu Estilo
Oie,
ResponderExcluirAchei a proposta do livro muito interessante. Muitos de nós brasileiros desconhecemos ou sabemos muito pouco sobre a nossa própria história. O interessante é que o livro é bem objetivo, porém fico receosa pois você disse que falta imparcialidade e sou uma pessoa facilmente influenciável nesses assuntos. Gostaria de ler o livro para conhecer melhor a historia do Brasil e também para saber mais sobre acontecimentos atuais e compreendê-los melhor.
Beijos
Blog Relicário de Papel
Eu comecei a ler o livro e achei bem interessante a maneira da narrativa, mas senti essa mesma coisa - a falta de imparcialidade.
ResponderExcluirEu acho que infelizmente isso é muito característico dos livros de história, que parecem não ficar contentes em apresentar fatos e deixar o leitor ver por si só onde estão os problemas. E vamos combinar que tem muita coisa que é facil de ver, e muita coisa que é mais importante e que acaba se perdendo no caminho pois a visão pessoal de quem escreve acaba sempre puxando mais para um lado do que outro.
Ainda pretendo terminar de ler o livro, mas pelo visto sei que continuarei meio incomodada com o texto a medida que ele for chegando ao presente...
Beijinhos,
Lica
Oie Paac tudo bem? Eu morro de curiosidade de ler esse livro, gostei bastante dá sua resenha e acho q me convenceu, vou aproveitar que ainda está disponível e solicitar!
ResponderExcluir