O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë

Créditos da Imagem: Blog Literar.com

Título: O Morro dos Ventos Uivantes 
Autor: Emily Brontë 
Ano: 2010
Páginas: 292
Editora: Abril
Skoob: Adicione
Compre na Amazon

Sinopse: Na fazenda, O Morro dos Ventos Uivantes, nasce uma paixão. Uma paixão entre um jovem cigano encontrado na rua e a menina de ouro.  Haethcliff e Catherine  enfrentam uma separação cruel e quase desumana. A vida inteira, desde a infância, lutaram para ficar juntos.   Entre um mundo de sofrimentos e dor, será que o amor de ambos sobreviverá?

 O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico. Durante muito tempo tentei entender o que levava as pessoas a gostar tanto deste livro que é praticamente sofrimento do começo ao fim. No entanto relendo uma segunda vez pude perceber o clássico que Emily criou.  
A história não é simplesmente sobre um casal que se ama, embora o tema central seja esse, trata-se principalmente de vingança, inveja e poder. Heathcliff por ter sido adotado pelo dono da fazenda quando criança é alvo de maldades, carinho e amor. Sentimentos tão contraditórios não parecem fazer sentido para a criança, mas este não se intimida. Sendo alvo do amor de Cath, a filha do dono, ele se vê em uma posição especial, ele mesmo apaixonado pela menina. Porém para Hindley, irmão mais velho da menina, a amizade não era boa coisa. Com a morte do seu protetor, o sr. Earnshaw, Heathcliff sofre ainda mais nas mãos de Hintley.  

  Com o passar dos anos fica cada vez pior a convivência com Hindley, mas a possibilidade de deixar Cath assusta Heathcliff. Quando a menina começa a se relacionar com vizinhos mais "civilizados", os Lincon, ele vê que precisa sair do Morro dos Ventos Uivantes, pois mesmo tendo sido adotado ele nunca fora tratado como um filho e sim como um empregado. 
Passa-se um tempo antes que ele retorne com o dinheiro necessário para se vingar de Hindley, Lincon, agora marido de Cath e da própria Cath, por tê-lo esquecido.
Durante toda a narrativa ficamos sem entender se Cath realmente o ama ou não. A relação vai do amor ao ódio, passando por ciúmes, vingança e desejo. E volta de ódio ao amor, sem nunca o amor ter saído de voga.  

   O Morro dos Ventos Uivantes nos conta a história de uma família em suas três gerações destruída por amor e vingança de um cigano, morador de rua e pela fúria de uma mulher apaixonada. A história traz consigo outras personagens que vão te encher de emoções boas e más, o Sr. Lockwood, o inquilino novo que investiga todo o passado do homem sombrio que Heathcliff se tornou e  Nelly, a fiel criada que conhece toda a história desde o nascimento da menina Cath até a partida do ultimo membro da família da fazenda. 

  Se você quer conhecer o poder destruidor que o amor tem e até onde pode ir a maldade humana e sua vingança leia O Morro dos Ventos Uivantes, você vai se surpreender.

Nota:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária