SOSELIT #5: É ou não é Preconceito Literário?

Minha coleção de clássicos da Barnes & Noble
Créditos: DyColares


   Se você é blogueiro literário sabe que existe nesse meio umas divisões sobre o que é ou não literatura de ''qualidade'', e se você é leitor do blog e viciado em leituras nas horas vagas, é bem provável que já tenha passado por situações em que alguém ou elogiou ou mais provavelmente falou mal de algum livro que você está/estava lendo, e cá entre nós, esse tipo de situação é desnecessária..

   Não posso simplesmente afirmar que as divisões são ou não erradas, porque sinceramente isso vai de cada um, mas me pergunto o porquê ditar o que é ou não literatura de qualidade baseado apenas em gosto pessoal? Se você se sente bem lendo clássicos e consegue compreende-los de forma fácil, okey é aceitável, okey sinta orgulho de si, mas não cabe a você ditar o que o coleguinha lê.

    Pra piorar a coisa toda das classificações de literatura, ainda existem as classificações de leitores, eu sei que essa classificação existe e seria até ilusão minha achar que não, porém não acredito que ela é da forma negativa que alguns leitores, autores e blogueiros utilizam. Cada leitor evolui de acordo com a época em que está e em que lê a obra, eu posso iniciar lendo quadrinhos das Mônica, passando por Young Adults e Nem Adults mais contemporâneos e acabar lendo clássicos e obras antigas com uma linguagem mais rebuscada, acredito que isso é consequência do tipo de leitura que se faz e mais ainda do objetivo da sua leitura. Se você quer ler loucamente para mais a frente estar se sentindo capacitado e pronto pra obras mais complexas é okey, se você quer apenas ler pra se distrair e divertir sem precisar se preocupar é okey também.

    Eu sinceramente não vejo motivos pra tanto estardalhaço em relação as classificações, mas vejo na forma negativa e ofensiva em que essas classificações são usadas. Não acredito que um leitor que leia romances de época ou youngs adults seja inferior aquele que lê obras clássicas e entende as obras de Dostoiévski. Cada leitor tem suas experiências e seus objetivos, e não acho que catalogar e diminuir alguém vai te tornar mais cult ou mestre em leituras de ‘’qualidade’’.

    Não me acho inferior apenas por ler e amar a saga Harry Potter, por ter me identificado com As Vantagens de Ser Invisível, assim como não me acho superior a outros leitores por ter lido Vulgo Grace e ter compreendido as conjunturas da obra (que cá entre nós foi um momento de muita alegria, já que meu objetivo era exatamente esse). Cada leitor tem seu tempo, seus gostos e suas formas, ser iniciante, intermediário ou avançado é apenas uma forma de ver sua evolução dentro das próprias expectativas que se cria e não mais uma ferramenta de rotulação.

   A Literatura não é uma forma de segregar e excluir, na verdade deveria e é um modo de expressão de cada um, é entretenimento e meio de informação, e cada um é livre pra se apropriar da forma que mais convém, sem um juiz da razão apontando dedo. Se você discorda, okey, direito seu, mas guarde para si e seja feliz assim.






  Confira o post das meninas participantes do projeto: Eu Insisto; La Oliphant e My Dear LibraryUm metro e meio de livroLivro LabColeções Literárias ; Petalas de Liberdade e Literasutra



3 comentários:

  1. Oie Paac =)

    Eu sempre digo que gosto de ler e ponto. Porém, já vi muita gente torcendo a cara para mim no ônibus por estar lendo um livro da modinha ou pela capa visivelmente um romance.

    Tem gêneros que eu não curto e não faço "questão" de ler, mas respeito que gosta e sempre que vejo um lançamento indico para a pessoa. Eu mesma não gosto de Jane Austen, mas OK! Tem quem goste e é justamente isso que torna esse mundo literário tão maravilhoso.

    Pois ele é eclético e possibilita que todos tenham acesso a ele.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Acho que o principal é isso que você disse, independente da classificação não podemos nos julgar mais ou menos que outro leitor. Afinal as experiências são diferentes né?
    E gente nunca li As Vantagens de ser Invisivel e nem Vulgo Grace huahuahauhaua

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente. Não importa o tipo de livro que você lê, ele sempre vai te estimular a ler mais livros e uma hora a gente cansa de ler os mesmos livros e saímos da nossa zona de conforto e nos arriscamos em outras leituras. Todo leitor passa por isso.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária