Unbelievable



   Já fazia um bom tempo que uma série não me envolvia, e preciso dizer que essa em especial me fez refletir ainda mais sobre como o sistema (seja americano ou brasileiro) se comporta diante de uma mulher que sofreu abuso sexual.

  A História se inicia com a história de Marie Adler, uma jovem que sofre abuso sexual dentro de sua casa,entrentanto a violência ocorre de modo incomum e sem pistas ou prova do fato, e ao passar pelo sistema policial Marie decidi retirar a denúncia do abuso, enquanto isso três anos a frente, duas investigadora começam a ir atrás de provas sobre um criminoso que violenta sexualmente diversas mulheres de distritos diferentes.   


   Com personagens femininas dominando durante oito episódios, acompanhamos a incessante busca das investigadoras para descobrir e parar o estuprador, e em contrapartida o das vitimas para se recuperar e voltar a ‘rotina’ após o trauma e perdas ocasionados pelo abuso.

  Mesmo se eu não soubesse, e até mesmo a série não avisasse que é baseada em fatos reais, ao acompanhar esses oito episódios seria impossível não ver ali a história de diversas mulheres que já sofreram e compartilharam a dor de tal violência. Inacreditável (tradução em português) mostra como o ‘suporte’ inicial a essas mulheres pode ser danoso se feito erroneamente, bem como a necessidade de ser sensível a vivência das mulheres violentadas.


  Ao meu ver a série tratou do assunto com bastante sensibilidade e realismo, nada na obra é romantizado e acompanhamos as diferentes formas de se lidar com esse trauma, as respostas comportamentais de defesa ao assunto e as lembranças, assim como as perdas que normalmente essas mulheres acabam tendo, como familiares, companheiras (os), trabalho, estudos entre outros.

   Unbelievable é uma série necessária pra se introduzir numa temática tão comum (infelizmente) na realidade das mulheres.






4 comentários:

  1. Oi Letícia.

    Eu não conhecia essa série e através da sua opinião, ela parece ser bem interessante e forte de apreciar. Com certeza quero conferi-la ainda mais sabendo que é baseado em fatos reais. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Me dá muita agonia ver série com este tema, não consigo assistir coisas assim.
    Até consigo ler, mas ver não rs.
    Porém ouvi falar muito bem da série!

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Assisti ao primeiro episódio e imaginar que centenas de mulheres passam por situações parecidas me entristece. Um lado positivo é que com produções como essa as mulheres estão sendo cada vez mais incentivadas a não suportarem agressões em silêncio e que a busca por justiça é um direito que ninguém deve lhes usurpar.

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Nunca ouvi falar desse seriado e fiquei bem tentada. Acho essencial falarem sobre abuso sexual num mundo onde as mulheres ainda sofrem com isso diariamente. Que bom que o assunto foi tratado com responsabilidade. Vou procurar para saber onde ver. Obrigada pela dica! :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária