
Nome: Desconstruindo Una
Autor (a): Una
Editora: Nemo
Ano: 2016
Páginas: 208
Sinopse: West Yorkshire, 1977. Um assassino em série está aterrorizando o pequeno condado inglês, e a polícia encontra dificuldade em resolver o caso – mesmo tendo interrogado o assassino (sem o saber) nada menos que nove vezes. Enquanto a história se desenvolve ao seu redor, Una, então com 12 anos, vivencia uma série de atos violentos pelos quais se culpa. Por meio de um entrelace de imagem e texto, Descontruindo Una examina o significado de se crescer em meio a uma cultura na qual a violência masculina não é punida ou questionada. Com uma retrospectiva de sua vida, Una explora sua experiência e se pergunta se algo realmente mudou, desafiando a cultura que exige que as vítimas de violência paguem por ela.
Eis um quadrinho explicativo, informativo e de impacto.

Una passa por uma violência sexual, e diferentemente do esperado ela não
tem o apoio necessário e acaba a mercê de comentários ofensivos – e ouso dizer
abusivos, por parte dos moradores da pequena cidade de Yorshire, sua cidade de
infância, que ironicamente é atormentada por um assassino em série que passa
anos sem ser pego mas já tinha sido interrogado pela polícia e nunca tido como
suspeito, a partir dessa premissa Una questiona o funcionamento do julgamento
machista das vítimas de violência sexual.

Una escreveu um quadrinho diferente dos que já li, investindo em
dados sobre a violência sexual, e abrindo um debate sobre como as vitimas
dessa violência são tratadas, a autora não somente traz informação mas também
conta sua experiência como alguém que acompanhou o caso do assassino e viu e viveu durante as investigações do caso e principalmente como uma das vitimas de violência sexual, uma das vitimas que por anos se
sentiu culpada e foi julgada e apontada por todos aqueles que deveriam partir
da premissa de que como vitima ela precisava de apoio. A autora abre espaço em
seu quadrinho para que o leitor entenda um pouco do funcionamento dos casos e
como o lidar com a vítima é importante para seu processo de ‘cura’ e
readaptação a rotina de vida, e abre o debate de porquê mulheres que sofrem violência são apontadas, julgadas e hostilizadas mas os homens não passam por esse julgamento e peso quando cometem a violência.

Desconstruindo Una é um quadrinho que traz ao leitor a experiência de
saber como Una se sentiu ao ser violentada, ao não ter suporte de quem deveria
a ajudar e entender como o machismo pode destruir vidas ao não deixar as
vitimas se recuperarem da violência sofrida e não serem como pessoas em sofrimento e sim meros objetos sexuais.

Olá, tudo bem? Caramba, não conhecia esse quadrinho ainda, mas parece ser uma leitura bem pesada e importante. Adorei a resenha e dica!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
MEU DEUS QUE QUADRINHO INCRIVEL!!!!
ResponderExcluirParece ser uma história pesada e cheia de lições, principalmente quando falamos sobre violência sexual né.
Eu gosto muito das coisas que a Nemo faz, e não sabia que esse tinha no Kindle Unlimited, tô indo alugar agora mesmo! Nossa!
Adorei sua resenha!
Eu me arrependi de não ter comprado esse livro no feirão que teve na Martins Fontes. Sério! Eu comecei a folhear no dia e fiquei entre levá-lo ou deixar para depois. Que resenha incrível. Comprarei assim que possível
ResponderExcluirSai da Minha Lente
Só pela resenha já me senti bastante incomodada com o fato de isso ser real e de acontecer o tempo todo , porque infelizmente essa é uma realidade presente em todos os países. Triste demais passar por isso e ainda não ser realmente ouvida, assistida e ajudada.
ResponderExcluirÉ uma reflexão e tanto, e fiquei bastante atenta aos quadrinhos, realmente a história capta nossa atenção.
Gostaria muito de lê -lo
um beijo
www.chuvanojardim.com.br
Oi, obrigada por me apresentar a esse quadrinho, é super importante trazer esse debate sobre como são tratadas as vítimas de violência sexual, certamente lerei quando puder.
ResponderExcluirOi, tudo bem? Eu já li essa HQ há uns dois anos e achei-a simplesmente incrível e triste ao mesmo tempo. Acho ótimo denunciarmos da forma de for o machismo e as violências que nós, mulheres, sofremos. É uma leitura realmente tocante e apavorante. É difícil não se identificar.
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
Oi Letícia.
ResponderExcluirQue quadrinho tocante e ao mesmo tempo forte de apreciar. Eu não conhecia este livro, mas através da sua dica, já estou adicionando na lista de desejados. Muito obrigada pela dica é parabéns pela resenha.
Bjos
Oi Letícia,
ResponderExcluirsem dúvidas esse é um quadrinho incrível e muito necessário, é tão revoltante como a sociedade é obtusa e sempre acaba por culpabilizar a vítima de abuso deixando o abusador livro de julgamentos, é muito triste a forma como a sociedade ainda trata a mulher como um "ser" inferior isso me dói bastante, se eu tiver oportunidade lerei esse quadrinho.
Beijos!
Eita Já Li
Maravilhoso e triste essa hq. Eu lembrei da série Inacreditável, Netflix, que foca no funcionamento da investigação e em como as vítimas são tratadas. Em é revoltante como as vítimas são desacreditadas.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Nossa que assunto importante a ser debatidos. Quantas Una ainda temos hoje em dia sendo julgada e não tendo apoio quando acontece casos desses?! É triste ver que a sociedade ainda tem muito a melhorar, mas pessoas como a autora e aquelas que estão sujeitas a mudar de opinião e a debater cada vez mais cresce. Dica super anotada, pois não conhecia. E ótima resenha!
ResponderExcluirBeijos
Eu quero muito ler essa HQ, com certeza ela é importante para os dias atuais e espero poder ler em breve. Adorei ver a resenha
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirNossa parece bem pesado o tema, já tinha visto a capa porém não sabia do que se tratava.