Good Omens: Belas Maldições, por Neil Gaiman & Terry Pratchett



Nome: Good Omens: Belas Maldições
Autor (a): Neil Gaiman & Terry Pratchett
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2019
Páginas: 364
Skoob: Adicione 

Sinopse: O mundo vai acabar em um sábado. No próximo sábado, para falar a verdade. Pouco antes da hora do jantar. Não há nada que possa ser feito para frustrar o Grande Plano divino. Mas quando uma freira satanista um tanto distraída estraga um esquema de troca de bebês e o pequeno Anticristo acaba sendo entregue ao casal errado, tem início uma série de erros cômicos que podem ameaçar o próprio Armagedom.
Aziraphale é um anjo que atua na Inglaterra e dono de um sebo nas horas vagas. Crowley é um demônio e ex-serpente responsável pela mesma região. Ambos veem nessa confusão uma grande oportunidade, porque os dois, que vivem entre os humanos desde o Princípio, apegaram-se demais ao mundo para desejar a grande batalha entre o Céu e o Inferno.
Em sua jornada para evitar o Armagedom e encontrar o Anticristo, agora um menino de 11 anos vivendo tranquilamente em uma cidadezinha inglesa, eles acabarão trombando com uma jovem ocultista, dona do único livro que prevê com precisão os acontecimentos do fim do mundo, com caçadores de bruxas ainda na ativa e, quem sabe, até com os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Mas eles terão de ser rápidos. Não é só o tempo que está acabando...
Esta edição contém a tradução revisada a partir do original revisto, aprovado por Neil Gaiman e pelo Pratchett Estate, que corrige vários erros de digitação e imprecisões presentes em edições anteriores.



   “Um anjo e um demônio se unem para acabar com o apocalipse e se metem em altas confusões”. Falando assim parece chamada de um filme da sessão da tarde na Globo, porém é exatamente isso que acontece nesse livro de Neil Gaiman, onde um anjo (Aziraphale) e um demônio (Crowley) se apegam a vida humana e não desejam que o apocalipse ocorra para que eles possam viver na Terra, mas para isso precisam encontrar o anticristo que foi trocado no nascimento.

   Essa obra de humor e sarcasmo me lembra muito a escrita do Douglas Adams em seu Guia do Mochileiro das Galáxias, um humor nonsense onde é preciso prestar bastante atenção para que você possa entender e ser contagiado pela graça, por isso trata-se de um livro de nicho uma vez que é preciso gostar dessas forma de escrita para tirar bom proveito da história. Outro ponto muito relevante do texto de Neil Gaiman é as suas críticas aos dogmas da religião e seu constante maniqueísmo, uma vez que vemos o demônio se importar com alguém que não seja ele mesmo e com o anjo algumas vezes agindo contra os propósitos divinos, assim podemos identificar os personagens tanto o anjo quanto o demônio contestam suas posições nesse grande jogo de tabuleiro que é viver na Terra à espera do juízo final.

   O livro tem partes de difícil compreensão se a pessoa que estiver lendo não está muito concentrada, pois no meio de algum acontecimento o autor conta uma outra história para enriquecer mais o seu universo literário, por exemplo em uma determinada parte do livro estão discutindo sobre a possível localização do anticristo é quando o autor se dispersa contando sobre um livro que estava na estante do Aziraphale, logo se o leitor não estiver imerso na história poderá se perder e desinteressar pela história.

   Este livro é indicado para pessoas que gostem do humor inglês, que por sua vez é um estilo de humor de situação do absurdo e não um humor de piadas com gatilhos para risadas, eu recomendo o livro para pessoas que gostem dessa pegada de leitura ou que estejam afim de conhecer essa outra forma de fazer humor e críticas.  







12 comentários:

  1. Eu já havia ouvido falar sobre esse livro, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler uma resenha sobre ele, além de gostar da resenha vocês com certeza me ganharam na parte do 'humor inglês' eu sou apaixonada por esse tipo de humor e com certeza fiquei com a pulga atrás da orelha para ler esse livro, ansiosa para ler e muito feliz com essa resenha!

    Bisou Bisou , Isa Santos.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava louca para conferir tanto o livro, quanto a série que saiu na Amazon Prime. Mas ainda não fiz nem nem outro... rs Como eu curto Douglas Adams, com certeza irei gostar desse livro, já está até na lista de desejados! kkk
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Realmente, parece filme sessão da tarde, mesmo assim quero ler e gosto do humor inglês, acho sutil, na medida.Sobre essa parte que pode confundir o leitor, para mim não é problema

    ResponderExcluir
  4. Falando assim parece mesmo a chamada para um ótimo filme digno da Sessão da Tarde. Esse enredo beirando ao apocalíptico e contendo o famoso humor inglês, me deixou intrigada. Eu ainda não tive a aportunidade de conferir essa obra. Mas agora pelo que pude ler aqui, já me chamou atenção e deixou interessada. Porque gosto desse estilo de fazer humor e crítica. Acredito que seria uma leitura bem interessante. Muito obrigada pela ótima indicação!

    ResponderExcluir
  5. Quero nem comentar muito porque eu adoooooooro esse livro. O li há alguns anos, devorei a série ano passado e ganhei o exemplo físico (a msm edição que vc resenhou) no início do ano. Acho que vou aproveitar a quarentena para reler. Abreijos.

    ResponderExcluir
  6. Ahhh adorei, não sabia que tinha o livro, sempre vejo essa série no amazon Prime e estou louca para assistir, agora com certeza o livro ja vai para minha lista também! Aliás você comentou sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias e esse outro livro que também ja esta vna minha lista!

    Parabéns Pelo seu Trabalho

    Bjs Aruom Fênix

    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
  7. Oi Ramon.
    Então, infelizmente eu tentei ler esse livro antes da estreia da série. Mas, 2019 foi um ano f***** pra caramba, e eu não estava concentrada ao ponto de me dar bem com essa leitura. Deixei ela pausada, para terminar em outro momento.
    Eu sou muito fã de Gaiman, com direito a tattoo e tudo. E me sinto em dívida com essa obra.
    Provavelmente eu voltarei ao inicio da leitura, para compreender como um todo. Eu estava gostando muito até o ponto em que cheguei.
    Abraços e adorei sua sensatez e concisão com a resenha.

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Tenho alguns amigos que gostaram bastante da leitura principalmente depois da estreia da série. Já vi algumas tomadas da adaptação porém não me chamou muito atenção não é meu gênero de história favorito. Gosto mais de suspense, mistério ou séries europeias. Quanto ao livro acredito que vale a pena a leitura. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Ola, Ramon. Eu curto humor inglês, eu amo Neil Gaiman, mas essa casadinha com o Pratchett Foi infeliz (pra mim).
    Acho que meu problema é com TP porque li outro ligou dele e não curti a escrita, por demais cansativa. Mas resolvi dar uma chance pra obra pq pensei 'é com o Gaiman, vai que, né?'
    Me frustrei. Tanto que passei o livro a frente...

    Maaas ainda pretendo ver a série. Pode ser que o formato dela me agrade mais que o livro em si...

    Küss 😘

    ResponderExcluir
  10. sou louca pra ler esse livro, parece ser muito bom, mas ainda nao deu.
    eu adorei a capa e tudo ah eu tbm nao tenho problema com piadinha inglesas rsrs

    ResponderExcluir
  11. Adoro Neil Gaiman, ele é um baita autor. Jpa leu Sandman? É uma série de quadrinhos dele. Ta todo mundo falando da série que é adaptação desse livro, mas infelizmente ainda não tive tempo de conferir. A sua resenha me deixou com mais vontade, tanto de ler quanto de assistir, preciso me organizar para arranjar tempo. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi oii,
    Eu ainda não vi a série, mas entre o livro e a série acho que ficaria com a adaptação. Sério, eu amei a sua resenha e a forma que defendeu o seu ponto de vista sobre o cenário, enredo, personagens e adaptação. Nunca parei pra ler nenhuma resenha, e adorei primeiramente ler a sua. Porque fiquei encantada com tudo... deu até vontade de ler também.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária