Feminismo e Política: Uma Introdução



    Feminismo e Política é a oitava e última leitura do Projeto de Leitura Coletiva Feministas nesse ano de 2020, projeto feito em parceria com a Lilian do Poesia na Alma, (patrocínio da Editora Boi Tempo que cedeu também a obra Mulheres e Caça as bruxas) e que nesse mês traz essa obra que contextualiza e apresenta de forma teórica o movimento de suas bases até temáticas mais especificas, a obra perfeita para finalizar o primeiro ano do nosso projeto.


"o pensamento feminista tornou-se o que é hoje: um corpo altamente elaborado de teorias e reflexões sobre o mundo social. O desafio de compreender a reprodução das desigualdades de gênero em contextos nos quais, em larga medida, prevalecem direitos formalmente iguais levou a reflexões e propostas que deslocam os entendimentos predominantes na teoria politica.''

 

    Uma obra que fala sobre as questões politicas que fazem parte do movimento feminista, debatendo temas importantes por diferentes perspectivas e vertentes do movimento, não deixando de lado informações relevantes e contextualizadas. Dividido em 10 partes/capítulos que são escritos por autores diferentes, podemos ler e refletir sobre temas que permeiam principalmente a  vida das mulheres, seja no nosso presente, passado e com foco em melhorar tais questões para o futuro. 


    Apesar de se intitular introdutória, que faz completo sentido quando o leitor avança a cada capítulo e percebe as temáticas que serão desmembradas e refletidas nas páginas, a obra ao meu ver ainda pode ser de difícil compreensão, não por termos teóricos mas em como as informações são passadas, entretanto não é difícil entender e perceber que a complexidade do conteúdo também se deve a complexidade dos temas. Particularmente me vi presa a leitura e seu conteúdo, poucas obras as quais tive o prazer de ler traziam reflexões e críticas sobre pornografia, autonomia, opressão e aborto de modo tão individualizado. 


    Feminismo e Política: Uma Introdução é uma obra que precisa estar presente nas estantes dos leitores e leitoras, precisa fazer parte dos estudos das crianças e adolescentes, é necessário, informativo e principalmente coloca o leitor frente as informações e deixa-o livre para refletir sobre o que está lendo nessas páginas.



Nome: Feminismo e política: Uma introdução sobre as lutas, teorias e movimentos ao longo da história | Autores: Flávia Biroli & Luis Felipe Miguel  | Editora: Boitempo | Ano: 2014 | Páginas: 164 | Skoob: Adicione  | Compre na Amazon e ajude o Blog! 



     Já conhece o Projeto Leitura Feminista? É um projeto criado por mim e a Lilian Farias e que busca trazer conteúdos sobre feminismo de uma forma mais acessível e diversificada com debates e leituras para todos os gostos. Se tiver interesse em conhecer mais clique na imagem abaixo e visite também nossos posts nas redes sociais. 






6 comentários:

  1. Tive o prazer de acompanhar esse projeto de vocês ao longo do ano. Assim como esse, trouxeram várias leituras incríveis e essenciais.
    Já tinha visto esse título da boitempo e tô de olho nele já um tempinho hehee
    Espero poder ler. Tbm acho necessário ser lido por jovens.
    Tschüss 😘

    ResponderExcluir
  2. Deve ser uma leitura bem informativa e que reflete bem clara em relação a temas que impactam, mas refletem nossa realidade. Achei a proposta incrível.

    ResponderExcluir
  3. Deve ter sido um projeto muito envolvente. E tem que estar bastante engajadas para ser sucesso. Parabéns por terem conseguido desenvolvê-lo com sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Eu amei participar desse projeto e principalmente, a seleção por trazer diversas abordagens dentro do Feminismo, quer seja na Literatura ou no âmbito teórico.

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza de que esse projeto foi incrível, pois acredito que os temas abordados foram de extrema importância mesmo a leitura sendo um pouco complexa.

    ResponderExcluir
  6. Lembro de ler algo contando sobre essa oitava e última leitura do Projeto de Leitura Coletiva Feministas! Estou sempre lendo uma narrativa feminista ou com traços feministas, acho necessário levar isso para as histórias. Pois, é muito importante para a desconstrução das pessoas com educação e criação machista. Pelo que contou aqui, imagino como deve ser ótimo avançar nos capítulos e acompanhar o desenrolar as temáticas abordadas. Porque são temáticas de extrema importância! Muito bom conferir as suas considerações sobre o livro.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária