Ártemis: A Personificação Arquetípica do Espirito Feminino Independente, por Jean Shinoda Bolen

 



    Algumas leituras são experiências que carregamos por dias, semanas, meses e anos, algumas nos tocam de formas que não sabemos descrever, Ártemis me tocou de maneira simbólica, ao falar do arquétipo feminino que nem mesmo eu sabia que existia em mim..


    Eu queria fazer essa resenha falando especificamente da parte teórica da obra, mas escrevendo minha opinião percebi que na verdade seria ainda mais simbólico se eu fizesse contando o porquê eu amei essa leitura e porquê você leitora também iria amar.  Eu inicie a leitura pensando em um lado mais teórico, da análise junguiana (que é uma abordagem da psicologia), mas encontrei nessas páginas referências que eu não conhecia e me fizeram entender exatamente o arquétipo feminino da deusa Ártemis que existe em mim e em outras mulheres e personagens do universo feminino, em especial de nós leitores. 


    Ártemis a deusa da caça, é o arquétipo feminino das mulheres fortes, independentes, protetoras, decididas e corajosas, quando ditas somente as qualidades fica muito superficial e talvez todas se sintam incluídas e não exatamente se identifiquem, mas é justamente nisso que a obra se torna tão simbólica ao trazer como exemplos Katniss Everdeen com seu arco e flecha lutando por si e tomando lugar de perigo de sua irmã para protege-la, ou Lara Logan uma jornalista que sofreu abuso sexual enquanto fazia uma reportagem sobre a guerra no Cairo e não se calou mesmo após a violência sofrida e usou dessa situação dolorosa para que todo esse ato viesse a tona e algo fosse feito acerca disso. 




     A obra não é somente para contar sobre esse arquétipo que ainda vive na mulher e se apodera dela em algum momento, mas para que a mulher que lê essa obra possa se empoderar desse conhecimento, entenda o significado desse arquétipo e se identifique ou perceba traços disso em si, para que entenda que toda mulher em alguma fase é ou será Ártemis.


    Ártemis: A Personificação Arquetípica do Espirito Feminino Independente é mais do que apenas uma teoria simbólica, é um pedaço da história do feminino que habita em cada mulher, que reside no nosso inconsciente e mais do que nunca tem espaço para se libertar. 




Nome: Ártemis - A Personificação Arquetípica do Espírito Feminino Independente (Biblioteca Junguiana de Psicologia Feminina)  | Autores: Jean Shinoda Bolen | Editora: Cultrix | Ano: 2020 | Páginas: 272  | Skoob: Adicione  | Conheça o ig do Blog! 





10 comentários:

  1. Olá,
    Você tinha mencionado antes o livro e depois de ler a resenha parece realmente um livro interessante. Como falei estou lendo mais este gênero de livro agora então vou anotar a dica!

    ResponderExcluir
  2. Oi Leticia!

    Ai, quando eu lembro do começo dos meus estudos feministas, sempre me vem a cabeça o choque que eu levei quando me descobri atravessada por inúmeras opressões. Até hoje eu me sinto bem chocada, mas é incrivel quando a gente abre nossos olhos e começa a questionar essas situações.
    Adorei a dica de livro, já vou colocar na minha lista! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, quando nos abrimos as leituras e conhecimentos do movimento e do que podemos aprender é asustador e libertador.

      Excluir
  3. Que obra enriquecedora, estou super curiosa pela leitura, adorei o post e considerações sobre o que a proposta do livro, espero ter chance em breve de ler também!

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeita para falar desse livro, simplesmente amei, não à toa li quatro vezes, acho que deveria ser uma leitura que muita gente deveria saber.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? É sempre bom quando uma obra nos toca com emoção, e parece ser o seu caso com esse exemplar. Sempre fui muito fã de mitologia e seus desdobramentos, por isso acho que talvez eu vá gostar do livro. Gosto de livros teóricos desde que tenham outras intenções por trás, e esse parece o caso. Gostei de saber a sua opinião acerca da obra!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, essa obra teve um apelo emocional muito grande pra mim.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária