Livros que abandonei (e os motivos)

 



   Abandonar uma leitura é quase um ato absurdo a depender da sua relação com os livros, em 2014 quando iniciei nesse ambiente de compartilhamento de opiniões sobre leituras eu achava um absurdo, até o dia em que finalmente dei de cara com uma que eu realmente não queria me forçar a continuar lendo. Lembro dela até hoje, e na verdade ela me martela até hoje, antes de modo ruim e culposo e hoje como um primeiro passo para a liberdade do que ler ou me forçar a ler, até porque a vida é curta demais para se forçar a ler algo que não gosta. 


   Lembro que pra mim naquela época (a cerca de 7 anos atrás mais ou menos) largar/abandonar um livro era quase um pecado haha, e relembrando essas situações acabei pensando em como seria revisitar e lembrar todos os livros que abandonei, e olhando no skoob vi quatro bem específicos e que eu gostaria de falar sobre..


1. Harry Potter e a criança Amaldiçoada

   Como boa potterhead eu sempre fui apaixonada por tudo ligado a saga do bruxinho mais famoso do mundo do cinema, e quando soube do lançamento de criança amaldiçoada eu fiquei empolgada e ansiosa, mas a leitura foi frustrante, decepcionante, tudo parecia errado, louco e nada coerente com o que acompanhei e conheci da saga durante anos, não me senti envolvida ou animada com a leitura e simplesmente abandonei. Não sei se o hype na obra ou meu eu daquele momento, mas hoje não me sinto envolvida em ler mas ainda não sei se o abandonar foi realmente a melhor forma de lidar com essa leitura.



2. A garota do calendário - Abril

   Lembro que na época que comecei essa leitura eu tinha me sentido animada e envolvida com as leituras anteriores apesar de todos os absurdos que a obra traz, mas a cada livro lido as relações de poder e como tudo era desenvolvido de modo errôneo e abusivo me deixou bem decepcionada com a obra em si, e por não concordar com a forma que a história seguia e falava sobre relacionamentos eu abandonei o livro, não voltei até hoje e nem pretendo haha.



3. A Culpa é das Estrelas

   Uma opinião polêmica! Sim eu abandonei esse livro, não consegui passar nem mesmo do capitulo 3, em ironia a vida eu amo o filme, mas pessoalmente o livro não funcionou pra mim, achei tudo bem lento, enrolado, dramático num tom exagerado, talvez fosse meu momento naquela época mas sinceramente a experiência que tive não me faz nem mesmo querer tentar ler novamente


4. A menina que roubava livros

   Esse com toda certeza me gerou muitas 'broncas' e ''não acredito nisso'' pois quem sou eu pra ousar não ter gostado e abandonado o livro da vida não é mesmo? haha. Mas sim eu tentei ler a obra 3 vezes, alguns me diziam que eu nao estava pronta e por isso não funcionou, mas sinceramente eu amo o filme e acho que isso já me basta, mesmo que o livro não tenho tido seu espaço no meu coração e continue na minha estante por afeto a quem me presentou com ele haha.


    Em quase 10 anos de blog aprendi que se forçar a uma leitura que naquele momento é ruim não vai me fazer bem, nossa vida é atarefada, corrida e curta demais para se prender a leituras que não estão funcionando. Meu conselho não solicitado nesse momento é: Abandone leituras que não fluem, talvez um dia você volte ao livro, talvez não e tudo bem. 







4 comentários:

  1. Oi Letícia!!

    Eu também costumava ter essa visão de que abandronar um livro era uma coisa terrível, mas, assim como você eu me libertei, eu não cheguei a ler ou por em minha meta de leitura nenhum dos livros que você abandonou.
    Quando anunciaram esse livro do Harry eu sinceramente nem quis saber dele e tive certeza disso quando veio o bombardeio de critica negativa, não gosto da escrita e nem dos personagens de João Verde e pra finalizar eu passo bem longe de livros que se passem durante a guerra.
    Dentre os livros que desisti estão Dom Casmurro, Caminho das Sombras e O Príncipe.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia.

    Eu não sou de abandonar livros. Por mais que ele esteja ruim, eu paro a leitura, pego um livro que desejo ler e estou com grandes expectativas e depois eu retorno para aquela leitura que parei. Comigo tem dado certo, mas caso algum dia eu precisar abandonar a leitura definitivamente, eu vou abandonar. Todos os livros que você mencionou eu não li, mas quando eu ler a coleção de Harry Potter, acho que não vou ler Harry Potter e a criança Amaldiçoada porque você não é a primeira que comenta que foi decepcionante.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    A culpa é das estrelas realmente é um livro bem lento, tem que estar no momento mesmo para le-lo. Já li outro livro da autora da Garota do Calendário, e nunca mais quero ler nada dela hahaha odiei de mais.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que é super normal abandonar uma leitura que não esta dando certo por algum motivo, a vida é muito curta para isso rsrsr, também não conclui a menina que roubava livros.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária