O Cão que Guarda as Estrelas, por Takashi Murakami




     Happy é um pequeno cachorro encontrado por Miku, ainda criança ela leva o filhotinho para casa e pede aos pais para ficar com ele, o pai de Miku, intitulado por Happy  de ‘’papai’’ se mostra resistente mas logo aceita e se afeiçoa pelo cãozinho. No inicio a vida de Happy ia bem, mas com o passar dos anos ele percebeu as sutis mudanças, Miku adolescente que não brincava mais com ele, ‘’papai’ cada vez mais cansado e ''mamãe'' cada vez mais distante.


     A experiência de ler esse mangá foi além do que imaginei, li numa madrugada e não somente me emocionei por ser história com cachorrinho – que cá entre nós mexe muito comigo, mas principalmente pela delicadeza de Murakami em contar esse trajeto lindo e doloroso vivido por Happy e seu ‘’papai’’, abordando a lealdade de um cão e de seu dono, que age e o cuida como um companheiro de vida. 


     Apesar de triste de modo geral, pela perspectiva de Happy seu final foi feliz ao lado de quem amava, da minha perspectiva como leitora eu sinto que a leitura foi dolorosa já que fala sobre os processos da vida, incluindo a morte, e perceber a delicadeza em abordar os temas pela visão do cachorro trouxe uma doçura e lealdade que acreditamos ser inato a essa bichinho, mas nem tudo é assim tão sutil e delicado quando o autor aborda a solidão, e como isso se reflete em um descaso de um ser vivo para o outro. 


   Em contraponto aos momentos de sofrimento temos a lealdade entre o homem e seu cão companheiro, o cuidado de quem quer executar o seu trabalho da melhor forma possível, nem que isso o tire de sua zona de conforto e como toda essa história ressoa emocionante e apaixonante ao leitor - e como é difícil não deixar as lágrimas virem.


   O Cão que Guarda as Estrelas conta a trajetória de dois seres que encontraram um no outro o companheirismo e lealdade e como sua trajetória foi um ponto de ruptura em personagem e no leitor. 



Nome: O Cão Que Guarda As Estrelas | Autores: Takashi Murakami | Editora: JBC | Ano: 2014 | Páginas: 132 | Skoob: Adicione  | Conheça o ig do Blog! 





12 comentários:

  1. um mangá que emociona até o mais viciado, li no ano do lançamento por curiosidade e é um dos meus favoritos até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, que edição mais linda! Muito bom saber que a sua experiência de ler esse mangá foi além do que você imaginou! Fantásticas as ilustrações, fofo. Eu iria me emocionar com essa história também, com certeza. Esse cachorrinho, fofura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse mangá é lindo demais em tudo, e uma experiencia de leitura bem diferente.

      Excluir
  3. Eu não conhecia esse mangá (apesar que estou um tanto por fora de literatura do gênero, então não é novidade, rs). Mas me chamou atenção a história ser pelo ângulo de um cachorrinho. Assim como você, histórias assim mexem muito comigo e não teria terminado sem chorar rios de lágrimas. Essa edição é muito linda, a capa parece até um quadro, de tão fofa. Já quero.
    Bjks!
    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim o narrador ser o doguinho é algo assim que aquece o coração.

      Excluir
  4. Esse é aquele tipo de livro fofo e especial para que eu possa ter à mão depois de ler tanta coisa forte e pesada como eu gosto! Adorei a capa, e a trama. Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi, Letícia, não conheço essa editora e que fofura de livro é esse, amo essas temáticas e a capa me conquistou bastante, espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas fiquei encantada com esse edição que coisa mais linda. Histórias com cachorrinho também me emocionam, me fez lembrar de Quatro vidas de um cachorro. Os animais são leais, incrível como essa característica é retratada na história. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária