A imaginária, por Adalgisa Nery



Livro: A Imaginária
Autor (a): Adalgisa Nery
Editora: José Olympio
Ano: 2015
Páginas: 352
Skoob: Adicione

Sinopse: Lançado originalmente em 1959, best-seller de sua época, A imaginária retorna ao catálogo da José Olympio. Autobiográfico, o livro narra a história da personagem Berenice desde a sua infância até o seu marcante casamento. Fundamental para os interessados na produção feminina na literatura brasileira, mas também importante resgate de uma das mais célebres escritoras de seu tempo.




Fui
Sombra à procura de equilíbrio
Encontro no confuso desencontro
Sem chegar à irrealidade do que sou.

(Adalgisa Nery)


   Há muitos anos, me deparei com a escrita da Adalgisa Nery, um grande nome da literatura nacional. Apesar de pouco conhecida, por alguns, a autora lançou em 1959, A imaginária, livro best-seller da época; relançado pelo Grupo Editorial Record.

   Em A Imaginária o enredo gira em torno de Berenice, que perde a mãe na infância e vai para um colégio interno. Mais tarde, porém ainda muito jovem, 15 anos, casa-se, mas a paixão e arroubos da juventude perdem espaço para o cotidiano violento de um relacionamento abusivo. 

   Ela passa a viver com a família do marido, entre eles, a sogra beata histérica. Logo o marido morre tuberculoso, mas seus problemas continuam, afinal, a sogra com atitudes mesquinhas e doentes está disposta a transformar a vida de Berenice num inferno. Ela, Berenice, foge com os filhos e resolve recomeçar sua vida, procurar um emprego

 “A minha natureza não é de mulher pessimista. Sou um ser anaglífico vivendo uma sincera fusão de duas imagens de perspectivas semelhantes. [...] Daí sentir-  -me constantemente no limbo. [...] Apesar de ter sido desde menina violentada pela vida, os meus olhos não perderam a noção do colorido e dos contornos e a minha alma não esqueceu a música e a harmonia.”

 O desenho de uma vida desestruturada é o retrato autobiográfico de Adalgisa Nery em seu casamento com o pintor Ismael Nery. “Ali tem muita coisa de minha biografia, tem muita coisa reforçada com minha imaginação”, diz Adalgisa.

  É inegável que a autora desvela ao público um enredo visceral e sensível; pinta na literatura um retrato social atemporal da mulher numa sociedade machista, isso sem perder a poeticidade para o sofrimento e a dor. Berenice ou Adalgisa podem, infelizmente, ainda representar muitas mulheres do século XXI. Para mim, esse foi uma das melhores leituras de 2015; mais que recomendado, necessário...





9 comentários:

  1. Oiii Lilian

    Eu adoro essa ambientação da década de 60, os costumes, a sociedade. Além disso, olhando o contexto do núcleo particular dos personagens, a familia onde a protagonista é inserida, seu casamento precoce, tudo isso parece super interessante, ainda mais sendo autobiográfico. Com certeza vou anotar essa dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Essa autora parece ser muito boa, eu sempre vejo comentários legais sobre ela.
    Essa tematica de literatura escrita por mulheres me encanta muito, tanto que minha dissertação do mestrado é sobre isso. Eu preciso pesquisar mais pra minha dissertação e vou incluir esse livro na listinha, adorei a dica e a resenha ficou ótima!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de conhecer a escrita dela! Eu vi essa edição e gostei da sinopse, mas até então não sabia da importância da história. Sua resenha só me deixou mais aninada <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Nunca tinha ouvido falar dessa autora, mas o livro em si é bem atual e se encaixa perfeitamente no panorama social que as mulheres brasileiras vem enfrentando com níveis altos de violência contra elas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Caramba, eu não conhecia o livro e adorei a dica, me surpreendi ao saber que é nacional. Espero ter a oportunidade de realizar a leitura em breve.

    ResponderExcluir
  6. A autora é praticamente minha parente, e eu não li nada dela ainda!!
    Mas, a sinopse deixou no ar aquele clima que cria interesse na gente.
    Vou ver se consigo mandar essa indicação para minha TBR da vida...


    Beijocas
    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, gostei de conhecer esse livro pelo seu post. Realmente, a história da personagem ainda é, infelizmente, realidade para muitas mulheres.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Não tinha ouvido falar do livro, mas pela sua resenha fiquei bem interessada, ainda mais por uma autora mulher. Gosto de literatura meio autobiográfica. Dica anotada!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Confesso que nunca tinha ouvido falar sobre o livro ou a autora, mas parece ser uma leitura muito interessante. Parece que a autora escreveu com muita sensibilidade, mas forte e que mexe com o leitor. Acredito que deve ser uma leitura realmente impactante pelos assuntos que aborda, bem como por ser uma história vivida pela autora e que pode ser a realidade de tantas outras mulheres ainda hoje.
    Adorei a resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária