Amoras, por Emicida


Nome: Amoras
Autor (a): Emicida
Editora: Companhia das Letrinhas
Ano: 2018
Páginas: 44
Skoob: Adicione  

Sinopse:Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.
“Um livro que rega as crianças com o olhar cristalino de quem sonha plantar primaveras para colher o fruto doce da humanidade.”
Sérgio Vaz



   O livro Amoras, do cantor Emicida, com ilustrações de Aldo Fabrini, publicado recentemente pela Companhia das Letrinhas, é uma obra infantil, uma música, que trata de forma sutil e poética sobre a identidade negra. De pai para filha, o diálogo gira em torno da amora mais doce, ‘as pretinhas’, o que faz com que a criança se identifique “Papai que bom, porque eu sou pretinha também”.

   O pai não diz a criança, não determina, propõe, convida à reflexão. Ela brinca com as palavras, dança com a história e espiritualidade, trazendo referências como Obatalá – orixá que criou o mundo –, Martin Luther King, Zumbi dos Palmares, para que dessa forma a pequenina se reconheça como bela em sua cultura e raça, sinta orgulho de sua negritude.

   É um livro infantil para os pais, educadores, contadores de histórias, professores e principalmente, crianças. Todas as crianças. É dessa forma que mudamos uma sociedade, que rompemos com o racismo institucional, pela educação e amorosidade. E durante a leitura dessa dança-diálogo, rememorei as palavras de Maturana.



 “Finalmente, o amor é a fonte da socialização humana, e não o resultado dela, e qualquer coisa que destrói o amor, qualquer coisa que destrói a congruência estrutural que ele implica, destrói a socialização. A socialização é o resultado do operar no amor, e ocorre somente no domínio em que o amor ocorre.”

  Emicida não escreveu só um rap que é um livro, ele criou uma oportunidade para que crianças bailem pela leitura com todos os benefícios que isso pode oferecer. Neste caso, o pai, como figura de amor e poder na vida da criança ensina a ela valores que ficarão, ecoarão pelo resto da vida. O que o pai, mãe e responsáveis dizem para uma criança diz muito sobre que tipo de adulto ela será. "Educar para a aceitação e o respeito de si mesmo, que leva à aceitação e ao respeito do outro" (Maturana)






8 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Não sabia desse livro dele, mas achei bem interessante a proposta da obra que você apresentou. A temática também, super importante! Nossas crianças precisam aprender desde cedo a se amarem, respeitarem unas as outras independente das diferenças físicas e etc, só assim para um mundi melhor.

    Indicação anotada!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. ai esse livro tem uma representatividade linda! eu adoro o emicida e tô doida pra ler esse livro, essa identificação é maravilhosa pras crianças e fico muito feliz de saber que é um livro pra todas as idades, preciso ler pra ontem!
    Amei!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho extremamente importante o lançamento de obras que abordarem a aceitação e o orgulho da negritude. Acho que há falta desse teme (com divulgação explicita e aceitação do publico com resenhas e etc) e é bom que o Emicida tenha feito um livro para o publico infantil, que ainda está em construção e se desenvolvendo socialmente.

    Beijo, Karol Vicente!
    www.palavrasambulantes.com

    ResponderExcluir
  4. Olá

    A capa da obra é deslumbrante e fico feliz que ele investiu na Literatura porque ele tem talento para escrever qualquer coisa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Lilian, este livro é muito fofo, né! Li ele com meu filho e adoramos, as ilustrações também são muito lindas.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu tive a oportunidade de folhear esse livro e fiquei apaixonada pelas ilustrações.
    Agora quero uma edição na minha estante

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Que dica maravilhosa! Eu não conhecia esse livro e gostei demais da proposta dele, uma obra como essa voltada para o público infantil é mais que necessária nos tempos em que vivemos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Acho super bacana essa publicação, pois mostra diversidade cultura que é o Brasil, e agora temos representatividade para todos os pequenos, o que antes era muito difícil de ver. Além de mostrar, a multifaceta do Emicida, o que amei. Espero conferir esse obra ainda. Ótima postagem <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária