Introdução à Psicologia Junguiana, por Calvin S. Hall e Vernon J. Nordby


 

   Carl Jung é um dos grandes nomes da psicologia, criador da abordagem Junguiana, também conhecida por Analítica, é uma figura muito conhecida por suas amizade e relação com Freud, e nessa obra temos o prazer de conhecer para além da simplicidade dessa relação, explorando um pouco mais de sua história e teorias.


   A Psicologia Analítica é uma abordagem teórica e prática desenvolvida por Carl Jung, que visa compreender a psique para além dos rótulos dos transtornos mentais. Jung explorou e conceituou o inconsciente coletivo, padrões arquetípicos, personalidade e o significado dos sonhos.


   Para quem está familiarizado com algumas informações da área da psicologia, já conhece o Psicólogo e sua abordagem, mesmo que somente seu nome, e apesar da fama e da relação com Freud, a obra sendo um livro introdutório que explica suas principais teorias de forma coesa e de fácil compreensão. Iniciando de forma simples e introduzindo ao leitor um pouco da história de Jung, vamos entendendo seu processo de conhecimento e desenvolvimento (infância, adolescência e vida adulta) até o momento em que se tornou o homem que criou as teorias que muitos profissionais hoje se identificam e utilizam. Perpassando por suas teorias  mais conhecidas e utilizadas, trazendo ao leitor a informação resumida de cada uma, como por exemplo inconsciente coletivo, significado dos sonhos, persona, anima e animus, sombra, self, progressão e regressão, entre outros.


" A psique abrange todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos, tanto os conscientes como os inconscientes. Funciona como guia que regula e adapta o individuo ao ambiente social. "


   A leitura desta obra foi uma experiência de identificação, reflexão e autoconhecimento, não somente um momento de aprender com o que estava lendo mas enxergar de modo analítico determinadas impressões e pensamentos acerca da vida e do trabalho. Um leque de possibilidades de percepções acerca da forma como entendemos a vida e nossos processos de autoconhecimento e autoreflexão, nossas conexões com o mundo, com a natureza e nossa própria história e como tudo se transforma, relaciona e mantém ligação durante os anos. 


   Introdução à Psicologia Junguiana é uma obra que introduz o leitor as teorias de um homem que pesquisou sobre a psique humana buscando respostas em si, em sua história, no meio social e na conexão com a natureza.



Nome: Introdução à Psicologia Junguiana | Autores: Calvin S. Hall e Vernon J. Nordby| Editora: Cultrix  | Ano: 2021  | Páginas: 208 | Skoob: Adicione  | Compre na Amazon e ajude o Blog! 




8 comentários:

  1. Uau. Achei incrível saber como a leitura desta obra foi uma experiência de identificação, reflexão e autoconhecimento sensacional! Nunca li algo com essa proposta, então é super novidade! Fiquei bem interessada pela questão de toda a pesquisada envolvida a respeito da psique humana feita por tal homem, buscando respostas em si, em sua história, no meio social e na conexão com a natureza. Muito bom conhecer mais sobre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma obra incrível para nosso processo de autoconhecimento.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Quem é do meio realmente já ouviu falar dele. Lembro que quando estava no colegial pensei em ser psicóloga por causa da minha professora que gostava tanto. Mas acabei optando por Ciência da Computação. Autoconhecimento é muito importante. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caramba foi uma volta e tanto ein, de psicologia pra computação. mas entendo e nada impede que possa ler um dia :3

      Excluir
  3. Mlr, sería una ótima leitura pra mim, nao que só conheço jung Peña fama hahsh más nunca me aprofundei de fato no trabalho dele. Parece ser una leitura bem rica de informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito boa, e coloca rica de informações nisso, cada página eu queria selecionar tudo.

      Excluir
  4. Eu fiz Pedagogia e hoje me arrependo por não ter feito psicologia. Era uma das matérias que mais gostava na Pedagogia. Anotando sua indicação aqui já.

    ResponderExcluir
  5. A faculdade onde estudei era totalmente freudiana. Inclusive foi a única supervisão clínica que tivemos. Gostaria de me debruçar mais sobre a psicanálise de Jung. Mesmo eu sendo behaviorista, eu acho o campo psicanalítico riquíssimo para estudo e pesquisa. Adorei sua indicação!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária