A maldição do Tigre de Collen Houck

Crédito Imagens: Borboletas na Carteira

Título: A maldição do Tigre
Autor: Collen Houck
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Páginas: 311
Skoob: Adicione
Compre na Amazon
Sinopse: Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. 

   Sabe aquele livro de capa bonita que te chama atenção e a curiosidade toma conta? “A Maldição do Tigre” é assim, mas a história vai muito além do que imaginamos lendo apenas a sinopse.
Tudo começa quando Kelsey (que ficou órfã a pouco tempo) encontra um emprego em um circo para pagar a faculdade, e lá ela tem que tratar de um solitário e lindo tigre branco que de cara já chama muita atenção. Só que este tigre, chamado Ren, foi um príncipe indiano amaldiçoado e apenas a kelsey poderá libertá-lo deste terrível destino felino. Até aí imaginamos que Kelsey será aquela mocinha chata que perdeu os pais e que por uma mera coincidência do destino foi a escolhida dentre milhões para salvar o herói conquistador. Mas não (tirando claro esses clichês que tem em quase todos os livros), a Kelsey mostra seu lado aventureiro chegando até destemido e encara o que tem que fazer e ao mesmo tempo mostra medo e insegurança ao sentir inferior. Ou seja, é aquela personagem que mostra suas fraquezas e não é idealizada como “perfeita”.

 

   Os personagens são descritos com suas personalidades detalhadamente, e como sendo narrado em primeira pessoa dá o efeito de que os estamos conhecendo junto com a narradora (Kelsey). Colleen Houck conseguiu elaborar muito bem essa parte, pois não fica aquela confusão e nem sentimos que as informações estão sendo jogadas sem motivo, dessa forma a leitura não fica chata e cansativa. Os tutores, os novos amigos do circo e a vida na América são apenas um pano de fundo para o que realmente vão fazer diferença na história. São eles: o Sr. Kadam aquela pessoa mais velha muito sábia e que cuida de todos, o Ren o mocinho apaixonado que é descrito praticamente como um ser sem defeitos e seu irmão o também amaldiçoado Kishan o rebelde e valentão. Não fica aquele tanto de personagem principal sem sentido, são bem estruturados com dramas fáceis de entender, mas colocados de forma convincente.

Tem a viagem à Índia e podemos destacar um ponto muito forte da autora, pois e nos dado alguns detalhes da cultura e não fica apenas um lugar legal que ela achou para escrever. Colleen Houck pesquisou e foi atrás de dialetos, pontos turísticos e fatos cotidianos do lugar que nos fazem querer fazer as malas e pegar o próximo voo para as terras indianas.

 

   A mitologia é abordada através de deuses, templos, armas mágicas, enigmas, profecias e seres em geral, como árvores espinhentas, macacos assassinos e monstruosidades bebedoras de sangue. Mas particularmente acho que a autora poderia ter aprofundado mais nessa parte, senti a falta de um grande clímax. Os monstros são facilmente derrotados sem delongas, sem aquele: Como vão acabar com isso? Também é relatado o lado tigre deles, a forma como são obrigados a caçar e até a briga entre os irmãos ironicamente os deixam mais humanos. A forma selvagem nos tira essa ideia de homens sem erros.

   A maldição do tigre é um livro incrível e bem feito com personagens fieis que se mostram muito além do que imaginamos ao ver apenas a capa. Vale a pena ler (e reler), porque não é apenas mais um romance é como um manual turístico e mitológico da Índia como não tinha sido visto antes.

Nota:


Crédito Imagens: Borboletas na Carteira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária