#SOSELIT: Vamos conversar sobre a Blogosfera?


   As meninas do Eu Insisto a La Oliphant e a My Dear Library criaram um projeto bem legal chamado #SOSELIT  que é a sigla para A Sociedade Secreta Literária, o intuito do projeto é espalhar pelo meio dos blogs literários um pouco de amor e também de reflexão sobre determinadas questões que ocorrem nesse meio. E nesse primeiro mês a proposta é falar sobre 6 coisas boas e ruins de ser uma blogueira literária.
   Se você acompanha o blog a algum tempo sabe que já tive dois blogs literários e um estilo diário, e eu iniciei a jornada literária a quase 5 anos então tenho o que classifico como “experiência de sobra” para falar de determinados assuntos.

  Amizades podem surgir e você nem vê.

   Pode ser meio clichê ou até surpreendente dependendo da sua experiência nesse meio, mas para mim existem formas de ser ter bons amigos nesse meio, e eu tive a sorte e o prazer de conhecer pessoas que considero incríveis e as mantenho comigo a um bom tempo, algumas consegui na cara de pau, dizendo um simples “oi“e convidando pra projetos, outras conheci simplesmente puxando papo ou comentando nos blogs. E essa é a magia da blogosfera, de forma simples você pode construir amizade duradouras. 

  Desvalorização do Trabalho do Outro.

   Infelizmente essa é uma das coisas que mais me incomoda, e mais infelizmente ainda é uma das mais rotineiras e persistentes nesse meio, os blogueiros muitas vezes não valorizam o trabalho do outro, passam por cima de tudo e todos apenas para benefício próprio, na busca de um crescimento rápido sem muito esforço ou respeito. E não falo apenas do famoso ‘’oi me segue de volta’’ falo de pessoas que não leem os posts dos outros e comentam apenas por comentar, falo daqueles que roubam, sim, roubam o conteúdo alheio e usam como se fosse algo próprio e falo das ofensas por diferenças de opinião, coisas que podem parecer pequenas mas que somadas mostram um pouco da desunião e da desvalorização dentro desse meio.

   Autores que viram amigos.

   Uma das grandes amizades que fiz nesse meio foi com uma autora, amizade essa que consegui porque ambas somos blogueiras e porque apesar das diferenças houve respeito e empatia, e depois de todo esse processo de amizade chegamos ao ponto em que estabelecemos uma parceria entre autora e blogueira e foi bem-sucedida, pelo menos é o que eu acho haha. A boa relação com autores não é somente fazer parceria para receber o livro, é tentar ter um diálogo, é respeitar a obra e o autor e também respeitar seu próprio trabalho e eu só tive essa oportunidade porque um dia eu resolvi que queria escrever sobre o que lia e levei a fundo esse desejo.


   O ambiente pode ser tóxico e a Pressão Enorme.

   Quem vê de fora pode achar que ser blogueiro é fácil, mas como a Debs falou no post dela certas parcerias podem te comer vivo, e se você deixar elas vão mesmo. E não somente elas podem te engolir na quantidade de obras pra ler e nas regras que muitas vezes são opressoras, como você pode entrar num ciclo de pressões para produzir, ler e produzir como uma máquina, coisa que blogueiro não é. E senão fosse o suficiente a pressão das parcerias você pode passar por situações bem ruins, como pessoas se desfazendo do seu trabalho, passando por cima de você pra receber determinado produto ou até mesmo difamando seu trabalho por achar que isso coloca o dela acima. 

   O Reconhecimento é muito Bom!

   Eu sei que depois do tópico acima fica meio assustador pensar e imaginar ser blogueiro, mas acredite se tem uma coisa que compensa quase tudo isso, é o reconhecimento, o reconhecimento de quem lê seu conteúdo e gosta, o reconhecimento de quem leu tal livro porque você indicou e a pessoa amou a obra, e também o próprio reconhecimento de que estamos produzindo com todo carinho e dedicação e fazendo nosso melhor.

   Não foram os 6 tópicos que o projeto pediu, mas acho que eu desabafei tudo o que achei necessário e importante falar sobre a blogosfera literária, e espero realmente que vocês tenham gostado e apesar de todos os pontos negativos eu adoro ser blogueira literária, e amo saber que conquistei muitas coisas boas nesse meio.




Esta publicação faz parte do projeto literário SoSeLit. Se você também tem muito o que falar sobre esse assunto, então é só publicar no seu blog e divulgar na tag #SOSELIT.








14 comentários:

  1. Olá!
    Gostei dessa hashtag, vou entrar nos blogs criadores para saber mais a respeito dela.
    Sou blogueira há muitos anos e, sinceramente, há bem pouco tempo comecei a divulgar meu blog, porque para mim ele era mais como um diário eletrônico (sou dessa época) então, não tenho muitas experiências como as suas para compartilhar, mas conheci uma autora por causa do blog e hoje somos amigas =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Que post maravilhoso! Que iniciativa gostosa!
    Apesar de eu fazer parte de um blog há 4 anos, eu não sabia o que era ser blogueira até o ano passado. Isso, porque achava que era só ler e postar as minhas resenhas em dias certo e acabou. Nossa, agora eu vejo como perdi dois anos maravilhosos, mas tenho tentado recuperar. O que é o ser humano se não uma grande carga de erros e aprendizados, não é? (bem, pelo menos eu gosto de me ver assim).
    Tudo o que li aí e verdade. Me identifiquei com cada partezinha, especialmente o final! Agora que eu tenho participado mais do blog, corrido mais atrás e sendo mais ativa, tenho amado ser blogueira, mesmo com vários desses pontos negativos.

    Amei o seu post! <3

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tenho três aninhos na blogosfera e fiz grandes amizades desde que criei o meu blog. Esse negócio de "estou te seguindo, me segue de volta?" é um saco e não fica só no blog, ultimamente tem acontecido bastante no INatagram também, tem gente que segue numa semana, na outra para de seguir e na seguinte segue de novo, fora os comentários de spam para chamar atenção.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh como eu já fiz parte de panelinhas sei muito bem o que é ser tóxica.
    Na blogosfera (infelizmente) tem muito disso e em qualquer nicho. Literário me preocupa um pouco, pq o objetivo é compartilhar conhecimento e atrair novos leitores, mas não é sempre assim que funciona.

    Porém preciso admitir que conhecei pessoas maravilhosas por aqui. Pessoas que sairam do PC e se tornaram presentes na minha vida. Gosto disso! E é isso que faz com que eu não desista desse universo blogueiro rs

    Beijos


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Oi Paac, uma postagem bem dentro da realidade da blogosfera. Já fiz muitos amigos neste meio, amigos inclusive que hoje fazem parte da minha vida, frequentando minha casa. Dentre estes amigos existem mesmo os autores. Em relação ao ambiente tóxico ou mesmo a pressão, não me deixo dominar por isso. faço o que gosto que é ler, e não vou deixar este prazer de lado.
    parabéns pela postagem
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Gostei da ideia do projeto e muito pertiniente o tema levantado esse mês. Relamente tenho amizades que conquistei através da Cabine, assim como tem autores que amo e quero que faça muito sucesso, pois pelo blog eu conheci o potencial deles. Por outro lado temos a desvalorização, esses comentários que nem vale a pena aprovar e claro a pressão, a cobrança... isso vira uma bola de neve que nos coloca pra baixo e desanima em relação ao nosso trabalho, eu pelo menos sou assim. Sem mencionar as polêmicas nesse meio, cada dia aparece uma nova, tento ficar de fora de tudo isso, me dedicando e concentrando no meu blog, que além de me ajudar pessoalmente me traz o dito reconhecimento de quem realmente importa.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei seu post e os pontos mencionados. Infelizmente temos de tudo um pouco nesse mundo da blogosfera. Sou grata por ter oportunidade de conhecer muitas pessoas bacanas e fazer amizades além de poder falar sobre o que tanto amo que são as minhas leituras.

    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que bacana esse projeto.
    Eu fiz grandes amigos tanto com blogueiras como com escritores, alguns até deixaram de ser apenas virtuais .
    Ser blogueiro não é fácil e muitas pessoas até discriminam. Eu comecei tarde já tinha mais de 40 e no começo enfrentei vários obstáculos e uma das coisa que me magoaram e ainda me deixa triste, são os que querem puxar seu tapete e acredite tem muitos que chegam em você com falsidade. Já pensei um montão de vez de desistir, mas não consigo esse mundo virou minha terapia, hoje faço tudo com cautela mas não me arrependo nem um pouco de ter continuado.
    Parabéns as meninas pelo projeto e parabéns pelo post! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem Paac?
    Gostei muito da sua publicação, adorei os pontos levantados por você e concordo que blogueiro não é máquina. Nesse ambiente eu de fato criei amizades, mas também inimizades, pois tem fura olhos no meio, é um ambiente que tem de tudo um pouco!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana esse post. Gostei da sua sinceridade, afinal nem tudo são flores, mas isso não significa que não seja possível se divertir muito neste meio.

    A pressão realmente é algo que às vezes me deixa angustiada, mas o fato de ter encontrado amigas que compreende essa dificuldade, acaba me ajudando a respirar fundo e entender que tudo tem seu tempo.

    Fiz poucas, mas ótimas, amizades e sou grata ao blog por ter me proporcionado isso.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu conheci um pouco desse grupo através de algumas postagens em blogs.
    Achei bem interessante os tópicos levantados e pude acompanhar você um pouquinho em ambos os blogs.
    O não reconhecimento com certeza é um grande fator para que muitos blogueiros acabem desistindo, principalmente quando há essa troca de desvalorização do trabalho uns dos outros.
    Estou nesse meio a pouco mais de 01 ano e já tive o desprazer de observar várias brigas em redes sociais que me deixaram muito entristecida.
    Mas as amizades criadas com certeza superam isso tudo!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  12. Tenho meu blog há quase uma década e, apesar de ele só ter se tornado literário há pouco mais de um ano, mesmo não tendo um nicho específico, nem sendo grande em números, minha experiência com a blogosfera tem sido maravilhosa. Fiz muitas amizades bacanas, com gente que eu jamais teria conhecido não fosse pela blogosfera. Só agora, que comecei a ter parcerias, é que percebi o quão difícil pode ser conciliar tudo em um blog de nicho e como é frustrante quando percebemos que as pessoas nem leem os posts, apenas comentam pra divulgar seus próprios blogs. Mas prosseguimos porque once a blogger always a blogger hahaha

    ;*

    ResponderExcluir
  13. Oi Paac, tudo bem?
    Adorei seu post e você verbalizou muito do que mesma sinto nesse meio.Fiquei afastada por quase dois anos devidos a problemas pessoais e estou na ativa de novo este ano. Agora com tudo nos eixos, tento retomar a rotina do blog e algo que percebi foi como a intolerância cresceu! Algumas pessoas publicam suas opiniões como se fossem verdade e aí de você se ousar discordar, está feita a encrenca. Também percebi que a hipocrisia se alastrado como praga! Exigem respeito, mas não se dão ao respeito e muito menos respeitam o outro. Enfim, é tanta coisa ruim acontecendo que as vezes dá vontade de parar, mas aí nos lembramos das amizades que fizemos, dos amigos que ajudamos e de um jeito ou de outro, seguimos em frente. Este ano não estou fazendo parcerias com nenhum autor e muito menos indo atras de parcerias com editoras, primeiro quero estabilizar meu blog e acostumar as pessoas com minha escrita, muitos autores não gostam do jeito que resenho, mas sou assim e ponto. Tenho que agradar a mim e não aos outros! Mas é isso, nem tudo são flores! Amei seu post!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie
    acho muito legal você trazer essas questões para nós que estamos inseridos na blogsfera e com certeza reconheço tudo isso que vc citou, muitas vezes temos um certo desconhecimento e quando o conhecimento acontece é sensacional. Ja fiz muitas amizades através dos blogs, através de organizações de sorteios e como um ajuda o outro

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária