A Marcha de John Lewis


Título: A Marcha
Livro 1 - John Lewis E Martin Luther King Em Uma História De Luta Pela Liberdade
Autor: John Lewis
Série: A Marcha # 1
Editora: Nemo
Ano: 2018
Páginas: 128
Skoob: Adicione 


Sinopse: O parlamentar John Lewis é um ícone nos Estados Unidos e uma das principais figuras do movimento pelos direitos civis. Seu comprometimento com a justiça e a não violência o levou de uma pequena fazenda no Alabama para os corredores do Congresso norte-americano; de uma sala de aula segregada para a Marcha em Washington; dos ataques da polícia ao recebimento da Medalha Presidencial da Liberdade pelas mãos do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.
A Marcha retrata a longa batalha de Lewis pelos direitos humanos e civis, seu encontro com Martin Luther King Jr. e a luta para dar fim às políticas de segregação no país. 




   Minhas expectativas com esse quadrinho foram enormes, e acredito que muitas pessoas ao verem esse título, esse subtítulo e os traços, também ficaria encantados e ansiosos por ler essa obra que ganhou um grande pedaço no meu coração.

 
  A Marcha conta a história de luta de John Lewis, deputado federal dos EUA e ativista dos direitos civis e devoto da filosofia da não violência. Iniciando em sua infância no interior do alabama como filho de fazendeiros e cuidador oficial das galinhas – animais pelos quais criou muito afeto e que ironicamente foram de suma importância na sua formação crítica sobre violência e afeto, até os dias de luta, narrando momentos como suas reflexões e suas ações.


   Eu tive um misto de sentimentos lendo esse quadrinho, e confesso que inicialmente eu fiquei meio receosa com a leitura principalmente pelo cunho religioso que ela acaba trazendo ao falar de famílias tipicamente americanas dos anos de 1940, mas com o decorrer da história e com a narração de vida de um Lewis mais velho e mais consciente  eu comecei a não somente me senti conquistada pela narrativa como percebi o quanto Lewis foi ativo nessa filosofia de vida desde pequeno.


   Lewis narra uma história de muita luta, sem resposta de violência com mais violência, mas ainda assim muito dura e gradual. Não é atoa que o homem é inspiração para muitos, sua forma de lutar e sua filosofia de vida não é somente uma forma de ver o mundo é também um modo de revidar sem ferir.


   A Marcha é o primeiro quadrinho sobre a história de lewis na luta pelos direitos civis e pela não segregação da população negra, e nele acompanhamos a luta de um povo e a dificuldade de se ter espaço.


Nota:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária