O Fim do Mundo é Aqui de Amy Zhang



Título:  O Fim do Mundo é Aqui
Autor: Amy Zhang
Editora: Rocco Jovens leitores
Ano: 2018
Páginas: 272
Skoob: Adicione 

Sinopse: Janie e Micah, Micah e Janie. Desde os primeiros anos da escola. Almas gêmeas em segredo. Melhores amigos que passavam as tardes na pedreira da cidadezinha onde cresceram juntos, a mais profunda de Iowa. Até que Janie desaparece, e tudo o que Micah pensava que sabia sobre sua melhor amiga é borrado de dúvida. Até que Micah acorda no hospital, e não se lembra de nada. Mas para montar o quebra-cabeça do desaparecimento de Janie e entender seu apocalipse particular, Micah Carter precisa recuperar suas lembranças, inclusive as mais difíceis, numa jornada devastadora. Adotando uma narrativa não linear, que vai e volta entre Antes e Depois e alterna as vozes dos dois protagonistas-narradores, Amy Zhang, autora do surpreendente Quando tudo faz sentido, conta a história de uma amizade marcada por obsessões e segredos dolorosos. E, mais uma vez, entrega um romance Young Adult original, sincero, comovente e impossível de largar até a última página.



      Minha segunda experiencia com a escrita de Zhang foi intensa, curiosa e complicada, mas só consigo dizer que essa autora tem uma escrita apaixonante e cria personagens como ninguém.

     Era uma vez uma quase princesa chamada Janie Vivian, ela vivia num mundo de sonhos, adorava carregar pedras e fósforos, um dia o mundo dessa princesa desabou..., mas aparentemente ela tinha uma amiga linda chamada Piper e um lindo namorado chamado Ander.
     Era uma vez um quase príncipe chamado Micah Carter, ele morava num castelo vazio, mas por vezes tinha a companhia de seu grande amigo Dewey, mas só ele não era suficiente, principalmente depois que Micah esqueceu tudo que não deveria ter esquecido...


   Apesar de meu resumo não ser um resumo, eu prefiro que apenas isso da história seja contado, pois se nem a capa e a contracapa te contam o que esperar, porque logo eu entregaria tudo assim de início?
Janie Vivian é complicada, intensa e possessiva, sua vida é baseada em seus diários e sonhos e a única coisa que podemos esperar dela é uma visão filosófica da vida e das pessoas ao redor. Mas sua mudança ao decorrer da história e dos acontecimentos é surpreendente, de formas positivas e negativas, além de um pouco triste. Micah Carter é um personagem que do inicio ao fim eu não consegui entender exatamente o que se passava em sua cabeça, ou as motivações para tudo que ele fazia, apenas consigo dizer que ele se deixa levar pelas emoções e que ele é obsessivo. Dewey me deixou curiosa por ser um personagem tão intenso quanto sua forma de agir e falar, apesar das atitudes meio controvérsias me parece o mais sensato no meio de tanta loucura.

   É difícil falar de uma obra que para mim foi tão intensa e complexa, Amy é uma autora que traz temáticas complexas e ‘’intocáveis’’ de forma despretensiosa e bem-feita, eu adorei ler uma obra que aborda assuntos como amizades abusivas, doentias e nada saudáveis. Amy trabalha a obra de forma filosófica dentro do contexto adolescente americano, com ambientes escolares, familiares e sociais desestruturados e adoecedores, tece leves críticas, mas deixa ao leitor a chance de refletir sobre tudo que está lendo.


“Esquecer foi fácil. Lembrar é mais fácil, mas não tão apocalipticamente dolorido quanto saber que ainda tem mais por vir. “

   O Fim do mundo é aqui, é obscuro e filosoficamente doloroso. Uma leitura prazerosa, mas desconcertante, que confunde o leitor com suas enormes lacunas, mas preenche com as asas de Janie Vivian.


Nota:









6 comentários:

  1. Ahhh eu não sabia do que tratava essa história.
    Cheguei a pegar o livro na mão, mas a sua resenha foi a primeira que eu li.
    Pensei que fosse uma coisa bobinha, mas pelo que vc disse deixou claro que a leitura é intensa.. eu fiquei com vontade de ler hahahah.. <3 Adicionei nos desejados

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Já li outra obra dessa autora e vendo sua resenha dá pra perceber como ela gosta de tratar de temas bastante sérios. A primeira experiencia foi muito boa, espero repetir a dose com esse lançamento, a capa é linda demais, ela realmente ama azul ne? Hahahha

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Esse é o tipo de livro que chamou a minha atenção inicialmente pelo título, com toda certeza eu compraria ele se o encontrasse em uma livraria do shopping. Depois que terminei a sua resenha percebi como essa leitura é importante e precisa ser divulgada entre os leitores, um livro que aborda relacionamentos abusivos precisa ser falado "aos quatro ventos", eu tive uma amizade abusiva que durou anos, foi doloroso para ambas as partes terminar e até hoje sofro as consequencias.
    Obrigada pela indicação desse livro, ótima resenha!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    não conhecia esse livro e fiquei curiosa, sua resenha não entrega muito da obra o que instiga a leitura. Parece ser uma história emocionante, já anotei a dica e espero poder conferir em breve!

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paac! Eu ainda não conhecia esse livro e gostei bastante da tua resenha. Parece ser uma obra que me agradaria bastante e fiquei com vontade de ler também. Ah, achei as fotos lindas.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Esse livro parece bem impactante. Gostei do que você pôde comentar sobre ele. É complicado ter uma impressão quando temos poucas informações e sua resenha foi bem compacta, ao mesmo tempo que usou argumentos fortes para defender a história e isso atiçou a minha curiosidade a respeito do livro.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária