Para Amar Clarice de Emilia Amaral


Título: Para Amar Clarice
Autor: Emilia Amaral
Editora: Faro Editorial
Ano: 2017
Páginas: 157
Skoob: Adicione  

 Sinopse: A obra de Clarice Lispector é elogiada, com distinção, por muitos aspectos: a densidade na busca dos mais profundos mistérios humanos, seu incrível tom ao mesmo tempo de conversa ligeira e de refinamento metafísico, o pacto que constrói com o leitor colocando a Literatura a serviço da nossa existência. Questões amplamente encontradas em seus livros e que lhe conferem destaque dentre os autores mais importantes de nossa Literatura. Mas como observar isso? Emilia Amaral desdobra e analisa as principais marcas literárias de Clarice, mostrando, a partir de fragmentos extraídos de diversas obras, como elas estão presentes no texto, para que você, leitor, possa compreender melhor a arte de sua escrita.


“ uma escritora cujo trabalho é marcado pela introspecção [...] ’’

   Se você ainda não teve o prazer de ler algo escrito por Clarice, preciso que você leia obra e saiba um pouco mais sobre ela.

   Para Amar Clarice, escrito por Emilia Amaral é uma obra que traça de forma linear a história da aclamada e famosa autora Clarice Lispector. Dividido em 8 partes a obra conta a história dessa autora nômade que viveu em diversos lugares e sobreviveu as diversas mudanças em sua vida, e que apesar de morar anos na europa nunca deixou ou esqueceu seu lado brasileira.


“ a felicidade é clandestina, que crescer é doloroso, pois implica se exilar de si próprio, para conseguir a aceitação dos outros; que é preciso amar o que existe, e não o que amaríamos a partir de nossas limitações narcísicas; que as pessoas precisam recuperar o grito ancestral que as revitaliza e mostra do que são capazes, transgredindo moldes, padrões, num exercício obsessivo de desconstrução de tudo o que brutaliza a sensibilidade. “

   Oficialmente devo confessar que tirando a tradução de obra que ela fez, eu nunca li nada escrito por Lispector, nenhuma de suas famosas obras e fiquei muito feliz de ler esse livro e conhecer mais de sua história, ainda mais sendo escrita por uma autora graduada em letras e estudos literários, é como se eu tivesse lendo não somente a história de Clarice, mas um pedaço da história de uma mulher inspiradora e forte, que motivou outra mulher a escrever sobre ela.


   Clarice é o que atualmente chamaríamos de ícone, mas mais que isso a autora é representatividade, símbolo de uma força feminina que a mesma coloca em suas obras. Preciso deixar registro um elogio a edição da Faro que está lindíssima e me deixou apaixonada.


Nota:










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária