SoSeLit #2 – Preciso mesmo Resenhar?


   Pensar nas obras que lemos e em como iremos passar nossa opinião pode ser bem mais difícil e complicado do que se imagina. O SOSELIT do mês de fevereiro (que está super atrasado e não nego kk) tem como proposta justamente debater isso, quando resenhar ou não uma obra. Então vem comigo porque o assunto é bom e todo blogueiro já sofreu ou ainda sofre com isso.

   Ao ler uma obra desejamos nos identificar e sentir aquele amor pelos personagens e pela história, mas nem sempre isso ocorre e talvez por isso seja tão difícil fazer uma resenha negativa. Por vezes, amamos os personagens, mas a história não parece combinar com eles, outras vezes, amamos a história e seu desenvolvimento, mas os personagens não são carismáticos, e dentre esses também existem aqueles momentos de não identificação com as obras. 

   Independente do que sentimos ou como sentimos, é comum não gostar de uma obra, a questão maior é, se você é blogueiro, existe uma leve pressão dos seus leitores, das editoras e por vezes de você mesmo para resenhar aquela obra, eai o que você faz?  Eu sinceramente desapeguei dessa pressão e simplesmente não resenho mais, até mesmo os bons livros (se eu não me sentir confortável em resenhar). 

   Um dos pontos e talvez boa parte do problema seja que ao criar um blog você cria com o intuito de compartilhar suas leituras, suas opiniões e sua visão daquela obra, entretanto com o decorrer do tempo, com as conquistas e as influencias desse meio, acabamos sentindo a pressão pela produção, e isso se torna uma competição psicológica, um ciclo vicioso de leituras, resenhas, mais leituras e mais resenhas. 

   No inicio do blog, eu não costumava ver pontos negativos nas leituras, então minhas resenhas eram sempre cheias de elogios, com o tempo e as leituras fui aprendendo mais sobre a construção das obras, dos ambientes, o desenvolvimento de personagens e a evolução das obras – principalmente as grandes sagas, e comecei a não gostar tanto de algumas obras e não sabia ao certo como fazer resenhas negativas. Até que um dia apenas decidi não resenhar mais, e isso incluía as obras que eu gostava, apenas deixei de lado essa pressão, e me libertei kk.







Um comentário:

  1. Olá,
    Creio que a pressão existe se você não desencanar, por exemplo sem ter medo de fazer resenha negativa ou simplesmente não querer, creio que a liberdade realmente é mais importante. Sobre passar a analisar melhor o conteúdo acho que isso vem das comparações que inegavelmente começamos a fazer quando lemos muita coisa.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária