Onde a Luz Cai de Allison Pataki e Owen Pataki



Título: Onde a Luz Cai
Autor: Allison Pataki e Owen Pataki
Editora: Gutenberg
Ano: 2018
Páginas: 368
Skoob: Adicione

  Sinopse: Três anos após a queda da Bastilha, Paris fervilha com os ideais da Revolução Francesa iniciada em 1789. A Monarquia foi deposta, a aristocracia, desmantelada, e ergue-se uma nova nação do povo e para o povo. Inspirado pelo senso de dever patriótico, Jean-Luc, um advogado jovem e idealista, muda-se para a capital com o filho e a esposa, Marie. André, filho de um antigo nobre, foge de seu passado privilegiado para lutar no exército republicano francês junto do irmão. Sophie, uma bela e jovem viúva aristocrática, sobrinha de um poderoso e vingativo general, embarca em sua própria luta pela independência. Mas a promessa de esperança começa a ser ameaçada pelo medo quando a busca incessante por justiça se converte em fanatismo e gera instabilidade, transformando compatriotas em inimigos e alimentando a sede de sangue nas ruas.Na luta para impedir que o caos desfaça todo o progresso da Revolução, as vidas de Jean-Luc, André e Sophie se entrelaçam, e eles são forçados a questionar os sacrifícios feitos em nome da nova República. Com participação de figuras lendárias como Robespierre, Luís XVI e Thomas-Alexandre Dumas, Onde a luz cai é um romance admirável, que se desenrola das ruas e salas de audiências de Paris até a épica marcha de Napoleão pelas areias do Egito. Com detalhes vívidos, os Pataki capturam corações e mentes dos cidadãos da França, lutando pela verdade acima de tudo e pela crença em uma causa maior.

   A obra é um romance apaixonado desenrolado dentro de um cenário de guerra pós-Revolução Francesa, centralmente se passa em Paris mas tem outras cidades francesas. Inicia no inverno de 1792 e já começa com uma introdução pancada, adorei!

   Todo o enredo é centrado no romance improvável, desafiador e apaixonante de Sophie e André. Jean-Luc e sua esposa Marie entram como conselheiros e amigos do casal. Sophie é encantadora, linda e sofrida a bichinha. André e Jean-Luc são personagens cheio de honra e dignidade. Jean, eu adoro é um advogado idealista e empático, já a Marie é boa gente também, uma amiga fiel e maravilhosa.

   As cenas de batalha logo na primeira parte são eletrizantes, muito boas mesmo e de uma precisão incrível, as cenas de batalha em geral foi o que me animou na obra. Cenas de guerra geralmente são atrapalhadas, mas nessa obra elas são bem ritmadas. Um dos autores, o Owen Pataki tem experiência como militar então acredito que essa vivência contribuiu muito com essas cenas lindonas.

Tem traições, amor, decepção e mil tretas.

   Acho que a narrativa as vezes se perde e se repete, as motivações dos personagens, para mim as vezes não ficavam muito claras e dificultam entender certas atitudes tomadas, mas isso não impede de curtir o livro.

   Os autores são muito bons em preparar terreno para um evento importante do livro, explicam detalhadamente. Escrevem muito bem, a escolha das palavras, eu achei impecável. Os diálogos fluem lindamente também.

   Como é um livro que passa em um cenário real histórico aparecem figuras históricas como Robespierre e Luís e XVI e outro maravilhoso que não vou contar porque é uma surpresa muito agradável.

   Nessa história somos apresentados a outras faces da Revolução Francesa e como isso afetou grandemente os parisienses, fala sobre a questão da pobreza e nobreza e fala bastante sobre métodos de execução e nos faz pensar sobre a arbitrariedade da justiça.

Para amantes de história é um deleite, uma delicinha mesmo! Indico super!!!


Nota:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária