Uma Dobra no Tempo de Madeleine L'Engle

Créditos da Imagem: Alémde50Tons


Título: Uma Dobra No Tempo
Série: Uma Dobra No Tempo # 1
Autora: Madeleine L'Engle
Editora: HarPerCollins Brasil
Ano: 2017
Páginas: 240
Skoob: Adicione

Sinopse: Um clássico da fantasia e da ficção científica emerge!
Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar.
“Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.”
O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço.
Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados.




   As frustrações na vida de um leitor são sempre do nada, mas eu sabia que ia acontecer, infelizmente eu paguei pra ver, tive esperanças de o livro ser melhor que o filme e sinceramente, não foi.

   Meg é filha de um físico famoso que desapareceu a alguns anos durante uma das suas experiências, ninguém sabe exatamente o que houve com ele, e o governo apenas diz que ele está numa missão. Meg e sua mãe, Sra. Murry acreditam que um dia ele voltará para família. Até que esse dia aconteça, Meg continua sua rotina indo à escola, sofrendo bullying dos alunos e professores que não a compreendem, e claro, se metendo em brigas pra defender o irmão menos, Charles Wallace, a quem todos chamam de ‘’estranho’’ e ‘’lerdo’’. Mas sempre que se mete em alguma briga de duas uma, ou ela é defendida por Sandy e Dennys (gêmeos e irmãos dela) ou acaba indo pra direção.  Até que um dia Meg conhece três mulheres estranhas: Sra. Que que é, Sra. Quem e Sra. Qual, que dizem te ouvido um pedido de ajuda de ninguém menos que o pai de Meg.

   Eu iniciei a leitura desse livro logo após ter assistido o filme, e mesmo tendo achado ele melhor que sua versão cinematográfica, infelizmente a obra peca assim como filme. Meg é uma adolescente que todos taxam como complicada, e na verdade ela é apenas incompreendida, já que é sempre mais fácil culpar o adolescente do que saber o que acontece com ele. Charles Wallace, assim como sua irmã, tem fama de estranho e lerdo, e na realidade é apenas uma criança genial e seletiva, um personagem carismático e apaixonante, assim como Calvin, que nessa obra não só é bem desenvolvido como podemos conhecer um pouco mais do jeito e personalidade, meu favorito na obra, além da Sra. Murry, que infelizmente aparece pouco.

    Meg, Charles e Calvin, apesar de bem diferentes não somente nos comportamentos e personalidade acabam tendo mais comum do que se poderia esperar inicialmente, o que faz com que tenha química entre esses personagens, e nada soe tão forçado. Entretanto, a história criada por Madeleine é corrida, confusa e por vezes desorganizada, temos muitas perguntas sobre tesserato, sobre os estudos do Sr. e Sra. Murry, sobre a Meg, o Charles e o Calvin que não são respondidas. O final da obra é ainda mais complicado já que no ápice do confronto – que por si só é bem fraco, temos uma resolução jogada, todo o conflito construído em mais de cem páginas simplesmente explode e se resolve em uma página, o que é frustrante.

   Uma Dobra no Tempo é uma obra confusa, tem bons personagens e uma história com potencial, mas peca ao tentar resolver tudo com uma formula batida.

Nota:









16 comentários:

  1. Oi Paac, uma pena que um enredo tão interessante acabe se perdendo nele mesmo.
    Não li ainda, por conta de algumas resenhas que já haviam alertado sobre isso.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem??

    Cara, eu tentei ler esse livro mas ele não rolou pra mim. Eu tentei ler ele duas vezes e não deu, ai quando fui ver o filme fiquei realmente perdida porque achei o filme horrivel e super mega chato, mas é isso, acho que não era pra mim mesmo. Fico feliz que você seja da mesma opinião que eu, pelo menos não tô sozinha kkk

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu tenho esse livro e confesso que estava bem curiosa para ler, pois a premissa é bem interessante, é realmente uma pena que a obra não seja grande coisa. Adorei tua resenha sincera!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oiii Paac

    Amei esse marcador que coisa mais linda!
    Quanto ao livro, ó vou te contar uma coisa,eu só comecei a curtir a serie depois do terceiro livro. Achei o primeiro livro confuso e o segundo foi ainda mais horrível, depois do terceiro a série melhora muitoooooooo

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está na minha lista de desejos já tem um tempo, mas tem algumas coisas que me fazem não ter tanta pressa para conferir essa obra. Acho que a principal é a ideia de ser uma trama meio confusa, agora saber que ela é corrida me deixa mais desanimada. Uma pena.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Conheci o livro em uma divulgação no Clube do Livro BH, onde por sinal, também passaram o trailer do filme. Fiquei interessada, pareceu ser algo bem legal. Porém não assisti e nem comprei o livro (que é lindo, não é mesmo?).
    Após sua resenha, pretendo lê-lo com mais cuidado. Prestando bastante atenção e vou reparar se não irá me agradar tanto assim.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho todos os livros dessa série por acaba mas ainda não li justamente porque muita gente comenta sobre como a obra é confusa em muitos momentos, isso me deixa desanimada porque já é um gênero que não leio muito, e ainda ser colocado dessa forma certamente vai me desagradar, o que é uma pena. Obrigada pela sinceridade na resenha!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e fiquei apaixonada na edição, está tão linda! Mas ao ler sua resenha desanimei total, é uma pena a obra ser confusa e tentar resolver tudo com uma formula batida :/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Olá Paac.

    Recebi esse livro ano passado por conta da parceria com a editora, confesso Que tentei ler, porém tenho muita dificuldade com ficção científica, minha amiga amou a série e le todos os livros com adoração, acredita?

    Uma pena você não terter se dado bem com o livro

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Que triste saber o lado negativo desse livro que deixa de aproveitar uma premissa tão boa. Não assisti ao filme ainda mas vi as críticas negativas e fiquei triste também pois imaginava que o livro seria infinitamente melhor. Uma pena
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, como vai Paac? Sinceramente eu nunca me interessei por esse livro, desde o seu lançamento! Achei a trama muito enrolada, confusa e como você disse não desenvolve, ficando perdida no próprio enredo. Quando eu assisti o filme, fiquei incomodada com a quantidade de cores fortes, roupas extravagantes e coisas do tipo me deixando ainda mais desanimada para ler o livro.

    Beijos e Abraços Vivi
    https://resenhasdaviviane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Poxa, um pouco diferente de você, curti bastante a história. Acho que essa questão de perguntas e elementos não respondidos é uma coisa proposital, sendo mais fácil para aceitar a questão deles ficarem meio vago. Até porque se lembrarmos da época que foi lançado, é algo a se pensar. Enfim que pena que não foi como você imaginava. Mesmo assim, ótima resenha!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa, lamento por essa decepção, não sabia que o livro tinha uma adaptação, mas receio não ser o público alvo e também me sentiria frustrada como você.

    ResponderExcluir
  14. Eu estou louca para ler esse livro e não fazia ideia de que tem o filme já, eu acredito que a leitura seria boa para mim, a premissa me deixa bem curiosa. Uma pena que tenha sido uma experiência não muito agradável para você.

    ResponderExcluir
  15. Oi Paac, sua linda, tudo bem?
    Eu já li algumas resenhas negativas dessa série, por isso desanimei um pouco. Ainda não vi o filme, que pena que ele também pecou e não agradou como esperado. Eu não sei ainda se irei dar uma chance. Vou aguardar o fim da série e ver se o desfecho compensou. Gostei muito da sua resenha sincera.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  16. Esse foi um dos livros que já quis muito ler, mas com o passar do tempo perdi o interesse. Eu vi o filme e não gostei muito, o que contribuiu para deixar essa leitura para lá, por mais que o enredo tenha elementos que curto. Gostei muito da sua opinião e acho uma pena que não tenha te agrado tanto.

    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária